Eu não sei se amo minha filha.

Feita por >GL · 9 mai 2024 Abordagem psicológica

Tive uma gravidez indesejada, durante a gestação ocorreu muitas situações estressantes e tive várias crises de ansiedade e pânico, cheguei a quase perder a nenê. Durante o parto quase morri duas vezes e minha filha ficou internada por nascer com um tumor no coração. No começo eu sentia muito amor por ela, mas depois de um tempo pra cá, sinto como se fosse algo falso. Não sinto que amo de verdade e sinto uma raiva quando fico com ela.

A melhor resposta 10 MAI 2024

GL
Este caso é complicado e profundo...
Tudo o que uma mãe sente e vive durante a gestação, o filho percebe e a mente dele cria defesas para sobreviver, mas depois, manifesta problemas, conflitos que deverão ser solucionados.
Você precisa fazer Psicoterapia para ontem, para resolver estes problemas seus.
Vão ser determinantes para a vida de sua filha!

6349 respostas

10 MAI 2024

Primeiramente, sinta-se acolhida! Imagino que não esteja sendo fácil para você poder relatar sobre seus sentimentos perante à maternidade que muitas vezes é romantizada.
O acompanhamento psicológico é o ideal para compreender o que está se passando. Um Psicólogo Perinatal, que é especialista nas questões da saúde mental materna, compreendendo todo o processo gravídico-puerperal, é o mais indicado para a situação.
Não deixe de procurar ajuda profissional, pois fará bem para você, para a bebê e toda família, pois a rede de apoio se faz fundamental para o suporte emocional.

Amanda Freitas Psicólogo em Jataí

2 respostas

10 MAI 2024

Bom dia, GL! Obrigado por escrever. É possível que você esteja confundindo, de forma sofrida, a história tua com a história de tua filha. Você escreveu aqui porque quer ajuda, está incomodada com essa sensação. Será importante que você reflita a questão com assessoria científica, delicadeza, empatia e respeito de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

10 MAI 2024

Olá, boa noite!
Essas questões precisam ser tratadas em terapia pois aparenta ser sintomas de depressão pós parto. Não podemos te diagnosticar e nem te ajudar tanto se não soubermos um pouco mais da sua vida. Procure ajuda, estarei aqui se precisar de mim!

Nivea Francisca da Rocha Psicólogo em Miracema

7 respostas

10 MAI 2024

Lidar com uma gravidez indesejada, complicações durante a gestação, um parto traumático e a saúde delicada do seu bebê podem causar uma montanha-russa de emoções, incluindo sentimentos confusos em relação ao seu bebê. É importante reconhecer que esses sentimentos são válidos e que você não está sozinha. Procurar apoio da família e terapia pode ser fundamental para entender e lidar com esses sentimentos, ajudando-a a encontrar maneiras saudáveis de se relacionar com seu filho e cuidar de si mesma.

Laise Alves Moura Psicólogo em Salvador

4 respostas

10 MAI 2024

Durante a gestação e no pós parto o corpo passa por muitas modificações queninclui alterações hormonais que pode afetar diretamente no humor e bem estar psicológico, entre outros.
Sendo muito comum algumas mães desenvolverem depressão pós parto. Nesse quadro a mãe muitas vezes não conseguem construir laços afetivos com o bebê.
Sugiro nesse momento que você busque uma rede de apoio que possoa te auxiliar no cuidado do bebê e acompanhamento psicológico .

Iniciar o processo terapêutico é de fundamental importância, a partir da terapia voce terá uma compreensão mais profunda dos seus sentimentos e assim elaborar com ajuda profissional .

Gleidiane Sena Santos Psicólogo em Salvador

3 respostas

10 MAI 2024

Por se tratar de uma gravidez indesejada, houve uma rejeição a esta criança desde o inicio, depois ao verificar a vulnerabilidade pelo problema de saúde tratou como uma responsabilidade e agora na convivência está tendo que lidar com uma criança real com todas as dificuldades. Todo filho precisa ser adotado, mesmo os que foram desejados, pois o real é diferente do imaginado, e quando é uma filho não planejado e você escolhe acolher, precisar iniciar um processo de aceitação, e aprender a ver um individuo que tem seus sangue porém te dará trabalho e privará de várias experiências.
Iniciar um processo terapeutico te ajudaria a reelaborar, a lidar com a sua realidade e construir afinidade e apreço por sua filha, mas entenda que a maternidade é idealizada e até mesmo sua experiencia como filha pode influenciar sua capacidade de oferecer afeto a sua filha.

Thais Silva Lopes Psicólogo em Belo Horizonte