Eu não sei receber carinho dos meus pais, é normal?

Feita por >Dominique · 20 fev 2022 Terapia familiar

bom eu sempre fui oprimida por eles e nunca pude dar minha opinião, por tanto o carinho deles nao era presente na minha infância, e sempre fui descartada de tudo, fora as humilhações repentinas o tempo todo, hoje eu não sei identificar minha personalidade, é estranho, e não consigo receber carinho de ninguém, e eu nunca tenho coragem de dar minha opinião, eles falam e jogam na minha cara e apenas aceito mesmo estando certa, eu não consigo me defender.

A melhor resposta 21 FEV 2022

Oi Dominique! Grato por escrever. Não trocar afetos físicos com pais, passada a infância, acontece com grande frequência. Não receber carinho de ninguém, não dar opiniões de forma espontânea e confortável, já envolve outras necessidades.
Será precisa que nós psicólogos, possamos te ajudar a consolidar autoconfiança, trocas harmônicas. Conte conosco.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8671 respostas

22 FEV 2022

Dominique vc não aprendeu a lidar com as emoções. Sofreu humilhações. Sua história de vida pode ter sido difícil. Mas vc pode melhorar. Faça terapia,
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

21 FEV 2022

Ola Dominique,
Voce está fazendo o que aprendeu, lidar com uma situação que te causa dor e voce fica na dor. Foi um modo que a sua mente criou para existir, para subsistir diante do que encontrou no caminho da tua existência. Voce não se lembra porque foi do zero dias da tua existência, no útero da sua mãe e foi até teus 4 anos, mais ou menos.
Porém voce desenvolveu também teus recursos; agora precisa sair da dor e usar os recursos; a vida não quer isso, a vida quer que voce se realize e seja feliz. Mesmo porque voce veio através da mãe e do pai mas não é deles; não sei que idade voce tem, mas precisa ser a cada dia mais, mãe de ti mesma e pai de ti mesma, construir a tua realidade e não se submeter viver o que e como os outros querem. Essa não é a tua vida. Precisa descobrir quem voce é, qual a tua verdadeira identidade e porque está passando por tudo isso. Nada é por acaso. O objetivo é aprender e as coisas se repetem até aprender.
Depois de conscientizada e aprendido, as coisas começam a mudar.
Hoje está com os pais, mas se não aprender as coisas se repetem na sua vida, no seu casamento ou na profissão.
O que voce escolhe? A Psicoterapia seria o melhor investimento para ti mesma.
Abraços

5840 respostas

21 FEV 2022

Olá Dominique, pelo seu relato teus pais não possibilitaram que tu desenvolvesse uma auto estima saudável, e isso gera muitas consequências na nossa vida como falta de auto confiança, segurança e dificuldade em reconhecer e expressar os sentimentos.Te aconselho buscar uma terapia para te descobrir como um ser humano forte, inteiro e cheio de possibilidades, abraço, Luciana Berton

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

21 FEV 2022

Ola Dominique!!
Você precisa que eles saibam como se sente.
Sua autoestima e amor próprio estão muito abalados.
A terapia pode te ajudar nisso
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

21 FEV 2022

Olá
Bom, me pergunto como posso facilmente receber carinho de alguém que, segundo você, te oprime. Me parece meio confuso. De fato não vai ser algo muito confortável.
Recomendo que considere buscar um processo de terapia para que você consiga explorar melhor esse não conhecimento sobre si mesma, assim podemos enfrentar o mundo com maior coragem.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha