É normal não gostar de receber atenção positiva?

Feita por >Joja Cola · 21 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Esses dias uma amiga trouxe um presente pra mim que ela sabe que eu gosto mas fiquei super desconfortável. Lembrei de outras situações em que alguém era atencioso ou gentil e em todas elas tenho esse mesmo sentimento de desconforto. Minha amiga é muito querida, então não é por desconfiança. Também foi algo super normal, ela só lembrou que eu gostava daquilo e trouxe pra mim.
Não sei se é pq eu acho que não mereço ou só questão de gosto mesmo, mas me sinto mal de verdade por vários dias até esquecer

A melhor resposta 22 JUN 2022

Olá Joja Cola! Pergunta oportuna. Obrigado por perguntar. Normal não é, mas é comum e frequente. Isso se dá por uma conjugação de fatores que a tua história vai organizando, com sentidos de inadequações. Dentre eles:
- Eu não me valorizo
- logo me darem algo positivo é falso;
- envolve interesses não adequados da parte da outra pessoa.
Você precisa melhorar a autoestima e construir mecanismos pessoas para lidar de forma adequada com cada contexto de gestos atenciosos vindos dos outros. Há contextos e contextos.
Precisaremos te ajudar a ver as riquezas únicas, reais e potenciais que poderão se manifestar em você, através de você, por você, para você.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão reais; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos", querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

8604 respostas

24 JUN 2022

Olá Joja Coca.
O que te leva a pensar que não merece ganhar um presente de alguém que tem carinho por você?
Como se sentiria ao dar um presente?
Por que o desconforto ao ganhar um presente? Como você acredita que sua amiga receberia um presente seu?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 JUN 2022

Tudo isso é por não conhecer a si mesma... não sabe quem é, não sabe como a sua mente funciona, não sabe quais recursos desenvolveu para enfrentar as problemáticas da vida, pode estar funcionando, se relacionando e amando dentro do padrão do sofrimento e deixando de usar os recursos que tem e nem sabe.
Faça Psicoterapia, para descobrir teus talentos e conhecer as características que fazem parte da tua personalidade.
O desconhecimento disso vai te colocar cada vez pior diante das pessoas, das oportunidades que aparecem na vida e por não se conhecer, perde a oportunidade de crescimento, de se relacionar para usufruir da vida.
Abraços

5817 respostas

22 JUN 2022

Olá
Essa situação pode ser um recorte bem simbólico de tua vida nesse momento. Como é receber afeto dos outros? Você sente que "não merece" esse afeto? Fico curiosa para saber os meandros dessa questão e entender de que maneira você faz contato com as pessoas do teu convívio.
Caso você perceba que isso é observável em outros espaços de sua vida, recomendo que considere um processo de terapia para que juntas possamos compreender o que se passa nesse contato com o outro.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição :)

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha