Eu não sei quem eu sou.

Feita por >Maria Valentina · 4 ago 2020 Coaching

Eu não sei quem eu sou, nunca soube,sempre agi como os outros queriam, sendo uma menina boa, educada e delicada, por conta disso todos ao meu redor me tratam como se eu fosse uma bonequinha de porcelana que pode quebrar a qualquer momento.
Eu me sinto como se eu usasse uma mascara a vida toda, fingindo ser o que eu não sou, só que essa mascara tá caindo e eu não sei o que tem atrás dela e isso me causa um pânico muito grande.

A melhor resposta 5 AGO 2020

Olá Maria Valentina.
Grata por sua pergunta.
Para saber quem você é precisa ir em busca de si mesma. Trazer à consciência os seus sentimentos mais profundos. As tristezas, mágoas, frustrações, e só depois, à luz dessa sua verdade, ficar com o que deve ficar e deixar ir o que precisa ir. Acredite que por trás das máscaras todos somos perfeitos em essência. O profissional da psicologia poderá acolher esses sentimentos e ajudá-la a ressignificar essas vivências do passado.
Fico á disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

5 AGO 2020

Olá Maria Valentina! Grato por participar. Que momento promissor você está vivendo! De certa forma, "eu não acontece; sou um "nós". A individualidade precisa conviver com os acordos e costumes culturais. Todos nós teremos essa pergunta, com resposta incompleta, por toda a vida, mesmo que vivamos mais de cem anos.
Procure conversar sobre isso, ouvir e acolher relato de pessoa próximas, sobre o que elas pensam de você, o que elas pensam delas mesmas, o que pensam das outras pessoas. Ser educado e delicado pode ser bom, mas não pode desfigurar a originalidade. Parece que você precisa colocar para fora a luta por respirar por si mesma; precisa de espaço para colocar para fora, desabafar. Isso indica a importância de você contar com um psicólogo para dar vazão a essa energia. Cuidado: a maioria das pessoas não apresentam sensibilidade e tolerância para as nossas necessidade de extravasar.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.