Eu falei mal da minha prima.

Feita por >Rita · 1 mai 2024 Terapia familiar

Eu falei mal da minha prima porque no dia do meu aniversário ela veio me acordar pra resolver algo com ela em uma cidade vizinha, resolvi uma prestação de conta do serviço que ela prestava, fiz o papel de advogado e consegui que ela recebesse o que era seu por direito, chegou final do dia e ela me agradeceu com um post na internet e final do dia pensei… “caramba nem um bombom eu ganhei, nada que me fizesse me sentir especial e querida” ok.. isso ficou em mim e acabei comentando com algumas pessoas o quanto me chateou. Chegou o aniversário do meu afilhado e como todo ano, ela veio me pedir ajuda financeira pra fazer a festa de aniversário, falei que não tinha como porque tinha outras coisas pra resolver e não dava, ela insistiu e disse que era só pra comprar bombons xilitos e outras coisas que colocamos na sacolinha de aniversário, ok comprei, só que disse a irmã dela que parecia uma ‘obrigação’ e não gostava de me sentir obrigada e contei toda a situação do meu aniversário.. o aniversário da criança passou e contaram a ela que veio com várias mensagem do tipo “não esperava isso de você” “a prima que sempre me ajudou em tudo” enfim ficou chateada, eu até entendo sabe. Mas eu também fiquei chateada durante tempos por descaso do meu aniversário. Eai? Não nos falamos mais depois disso.

A melhor resposta 2 MAI 2024

Bom dia, Rita! Obrigado por escrever. Há muitas lacunas em seu texto, a entender. O conteúdo apresentado, no entanto, reflete significativa imaturidade das duas partes. Ajudar ou não é algo que o ajudador não é obrigado; o reconhecimento e a retorno não combinam com doação espontânea. Parar de se falar por causa disso, agrava ainda mais a imaturidade, pois vocês se afastam por pequenas e pontuais questões, como se invalidassem a proximidade histórica e parental.
Tanto você quanto ela, precisam rever e organizar o conceito da essência humana e não da expectativa de reconhecimento. O conhecimento é difícil, imagine o reconhecimento. Por isso não pode ser esperado. Da mesma forma conhecer a própria natureza humana é uma caminhada longo, então, avaliar e concluir a natureza e fundamentos das ações dos outros, exige muito cuidado, sensatez e sabedoria.
Estou a disposição para te ajudar a amadurecer entendimento da vida e da natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

2 MAI 2024

Oi! Tudo bem?
Achei bacana que você conseguiu validar os sentimentos da sua prima, mas saiba que os seus também são válidos. Como em qualquer relacionamento, a comunicação é fundamental e acredito que seria proveitoso se conseguissem ter uma conversa aberta e respeitosa sobre como ambas se sentiram.
As vezes, por gostar muito das pessoas, acabamos não sendo tão claros quanto a sentimentos "negativos" e vai virando uma bola de neve interna.
Claro, não podemos prever ou controlar como o outro vai pensar, sentir ou agir, mas podemos fazer a nossa parte de tentar o diálogo.
Caso ela não estejam dispostas a isso, é preciso avaliar o que é importante para vocês, quais os valores de vocês.
Nem tudo cabe a você resolver sozinha. E está tudo bem, faça o seu e é o suficiente.

Desejo que dê tudo certo!

Lara Peyroton Leal Psicólogo em Petrópolis

6 respostas

2 MAI 2024

Temos que exercitar o ato de perdoar. Ambos precisam perdoar. Mas para isso é necessário falar de seus sentimentos, o que está angustiando. O diálogo é importante. Vocês precisam conversar.

Edson Cordeiro Psicólogo em Florianópolis