Ele fica bravo quando falo mal da ex

Feita por >Josiane da Rosa Levai · 25 nov 2021 Ciúmes

Eu casei ha 3 anos, mas antes ele tinha a ex que me falou que amava muito ela e que so separou por conta dos filhos dela nao aceitar, mas de 1 ano pra ca ela vai no baile onde vamos e ela faliu para um amigo meu qie ama ele ainda, e sei qie vai para nos provocar, e eu falo mal dela digo que é feia qoe o corpo e ridícula e sempre com a mesma roupa, e eke fica furioso e ate briga comigo, o que vc acha ,ele sente algo será ja qie ele falou qie amava ela com 15 anis e reencontrou ela antes de mim so qie is filhos nao deixaram eles ficarem juntos ,hoje diz me amar muito , mas sou muito desconfiada

A melhor resposta 26 NOV 2021

Ei!
Um relacionamento é construído a base de respeito, se o relacionamento de vocês terminasse hoje e ele começasse a namorar outra pessoa, você gostaria que ele apoiasse alguém falando mal de ti?
Mesmo quando terminamos um relacionamento, é bonito quando as duas partes ainda se respeitam. Mas se isso da abertura a inseguranças nossas, precisamos cuidar de nós mesmos sem que isso machuque outras pessoas.
Sugiro que, em primeiro momento, você exponha, com calma e tranquilidade, a sua insegurança ao seu parceiro. Assim abrimos espaço para que as partes se resolvam sem mal entendidos.
Num segundo momento, sugiro que busque um processo terapêutico para trabalhar as inseguranças que podem tanto nos machucar e machucar os outros.
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

26 NOV 2021

Olá Josiane! Grato por escrever. Será recomendável que possamos ter acesso a mais informações para que possamos construir uma resposta mais abrangente. Pelo título podemos, no entanto ponderar que toda ex faz parte da história de cada pessoa. Sendo assim, falar mal da ex é falar mal da própria história. O fato de duas pessoas se separarem não pode e não deve implicar na conclusão de que uma pessoa que era boa no passado, que foi transformada, somente por terminar, em pessoa má.
Seu texto indica que você está sem autoconfiança. Se você fala que ela é feia, que tem corpo ridículo, que usa a mesma roupa, além de dizer que, no passado, ele não não teve bom gosto para escolher, também pode assegurar que você é muito mais interessante. Ocorre que quando julgamos as pessoas pela aparência, corpo e roupa, estamos em momento e instabilidade interna, a ponto de não observar outros aspectos que são mais importantes.
Recomendo que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada de amadurecimento, desenvolvimento de autoconfiança e visão mais abrangente sobre a identidade das pessoas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacinemo-nos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.