Devo ficar triste ou brava com meu namorado?

Feita por >258 · 3 abr 2023 Abordagem psicológica

acordamos e fui dar um beijo de bom dia, ele me empurrou pois não queria, detalhe, ele acorda sempre estressado e ja sei disso mas mesmo assim tentei novamente dar um beijo de bom dia, brincando. Fiquei chateada depois disso, e ele mesmo veio me pedir pra tomar uma atitude quanto a isso, disse "amor, me perdoa, e por favor quando isso acontecer, você tem que fazer alguma coisa, não pode deixar eu agir com você desse jeito". Me questionei pois ele tem razão, preciso tomar uma atitude, mas não sei como.
Tudo eu fico triste, e não "brava" para demonstrar que isso me fez mal, o que fazer?

A melhor resposta 5 ABR 2023

Olá 258! Obrigaodo por ponderar alternativas. Namoro é experiência para se conhecer melhor, amadurecer. Essa situação é uma ilustração disso. Essa fala dele de que você é responsável por para fazer algo e não deixar ele agir desse jeito, é inadequada. Ele precisa ser responsável pelas ações dele. De outro lado, uma parte das pessoas, acorda, de certa forma, sem acordar direito. Uma parte das pessoas que não acorda direito, "quase" acorda com humor ruim. Outros fatores que precisam ser postos nessa conta são: há que horas aconteceu esse acordar; como foi a noite de sono (talvez diferente das usuais); quanto tempo de namoro vocês tem; idade de vocês.
Vocês estão se conhecendo. A maior parte das pessoas namoram com quatro namorados ou mais, obviamente, em tempos diferentes, para amadurecer e integrar isso com turma de colegas e conhecidos, com grupo de teatro, estudos, serviços, esportes coletivos de contato, trabalho e/ou preparação séria para o trabalho. O pior erro é se iludir que namoro é para sempre. Depois do namoro surgem uma série de desdobramentos envolvendo sociedade, filhos, bens materiais, vinculação entre duas famílias, possíveis adoecimentos, envelhecimento. É preciso colocar os pés no chão da realidade.
Antes dos vinte e cinco anos, em sociedade complexa como a nossa, não é possível definir com maturidade, companhia para após namoro.
Abraços!

8651 respostas

11 ABR 2023

Olá! Sei o quanto essa sensação é desagradável e dói.. porém, dependendo do que o outro faça conosco temos todo direito de nos sentirmos tristes ou chateados e não existe nada de errado com isso.
Agora realmente existem pessoas que ao acordar precisam de um tempinho a sós e tudo bem também!
Agora, te empurrar não é legal.. A forma correta era ele te falar: "amor, me deixa quietinho, eu não gosto de muito contato quando acordo" e daí você respeitar, entende? Agora te empurrar pelo simples fato de beija-lo é algo que você precisa rever porque essa atitude não é normal. Você pediu perdão por algo que ele fez com você e ainda validou um comportamento negativo que ele teve com você. "Ou seja: quando você age assim, você está dizendo pra ele que tudo bem se ele te empurrar e repetir esse comportamento."
Algo que me deixou preocupada também é o fato de você achar que esse comportamento é certo.. Agressão por menor que seja é um sinal de alerta de que algo nesse relacionamento não é bom.
Que tal você conversar com ele e dizer tudo o que te incomoda? E prestar atenção em como ele vai reagir a isso.. se reagir te culpando, te diminuindo, é um sinal de alerta que não pode ser ignorado.

Estou a disposição para atendê-la!

Priscila Salgado Gomes Psicólogo em Niterói

7 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 ABR 2023

Olá 258, tudo bem? Acredito que a questão não seja ficar triste ou brava mas sim falar quando algo não agradou você, e para isso, não necessariamente você precisa demostrar braveza, basta comunicar ao seu namorado que não gostou da atitude dele e assim vocês devem conversam sobre maneiras para resolver isso. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

5 ABR 2023

A atitude correta que voce precisa tomar e mandar ele à Psicoterapia.
Ele não está bem e precisa descobrir quanto antes melhor!
E devolver a agressão, caso ele fizer novamente até que se convença que precisa buscar solução.