Como posso falar para o meu colega de trabalho do seu mal cheiro?

Feita por >rosimeri · 31 out 2013 Habilidades sociais

Gostaria de dizer a ele que ele fede muito, mas é delicada a situação. Todos reclamam do seu mau cheiro. Não sabemos, mas imaginamos que é por falta de lavar suas roupas, usa a mesma a semana toda e é fumante para ajudar.

A melhor resposta 4 NOV 2013

Esse é realmente um assunto delicado, não tendo intenção de magoar, mas sim de ajudar uma pessoa.
Acredito que se você iniciar falando do fumo, pode chegar ao desconforto do cheiro do cigarro impregnando as roupas. E como você faz quando sua roupa fica impregnada com o cheiro do fumo quando permanece em ambiente de fumantes e pode perguntar se ele percebe que as roupas ficam mal cheirosas.
Esse acredito ser o caminho para o papo, tudo vai depender também da receptividade dele e você vai poder medir se pode ir mais fundo no assunto.
Espero ter ajudado, boa sorte.

Márcia Martins Lacerda Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

8 AGO 2015

Ola Rosimeri
O dialogo é a melhor opção. Busque chama-lo em um local reservado, não o expondo a constrangimentos, seja assertiva, cuidado no tom de voz. Afinal de contas vários são os fatores que podem estar agravando esta situação: por exemplo: o tipo de tecido da roupa, a saúde do colega, a alimentação ingerida, o ambiente em geral e claro o fator higiênico pessoal. Com uma fala adequada, com certeza ele reflitirá sobre a questão. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

12 FEV 2014

Rosimeri,
seria interessante inicialmente você pensar na forma que você gostaria de ser abordada. Iniciar pela questão do fumo também é uma boa saída, falando sobre a saúde, por exemplo, que está sendo prejudicada, por consequência o cheiro de cigarro iria desaparecer.

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

29 NOV 2013

Rosimeri,
Fale. É melhor do que falar pelas costas e não saber como a informação que você quer passar chegará. Ou peça ao RH da empresa para trabalhar o tela higiene e saúde. Pode ser um caminho.

Juliana Galhardi Martins - CRP: 06/76.313

Juliana Galhardi Martins Psicólogo em Ribeirão Preto

18 respostas

5 NOV 2013

Olá, Rosimeri.
Sobre o que indaga, uma maneira é imaginar como você gostaria que te abordassem para falar sobre uma situação dessa e como você reagiria. Resguardas as diferenças de personalidade de uma pessoa para outra, costumamos reagir de maneira igual e isso pode ajudar a tomar decisões. No mais, mantenha-se consciente de qual é a real intenção de interpelar o colega e coloque sinceridade nas suas ações. Assim, mesmo que você não seja bem interpretada, ainda assim se sentirá tranquila com sua sincera atitude de uma ação correta.

Anônimo-157241 Psicólogo em Juiz de Fora

11 respostas

4 NOV 2013

Olá Rosimeri,
essa é uma situação um tanto delicada, pois pelo visto seu colega de trabalho não percebe o incomodo que causa em decorrência de seu mal cheiro, mais nesse caso seria certo todos se reunirem com ele e o comunicarem, pois é um ambiente de trabalho e isto está com certeza causando grandes inconvenientes. Procure conversar com ele de forma clara, sincera com delicadeza para não causar maiores constrangimentos ok?

4 NOV 2013

Olá Rosimeri.

Acreditamos que saber falar não apenas do odor como de qualquer tema ligado a saúde e a higiene no local de trabalho precisa ser feito com a total cuidado para não criar atritos e sinergias negativas desnecessárias no ambiente de trabalho.
Eu recomendaria que a empresa ou setor fizesse uma palestra sobre higiene e saúde laboral e assim não causaria constrangimentos e má interpretação.
Juliana Galhardi Martins
CRP: 06/76.313
https://br.mundopsicologos.com/consultorios/juliana-galhardi-martins

Juliana Galhardi Martins Psicólogo em Ribeirão Preto

18 respostas

4 NOV 2013

Olá Rosimeiri!

Acredito que a melhor solução é falar mesmo, uma vez que ele está incomodando várias pessoas, porém a forma de abordar o assunto é que deve ser cuidadosa. Se vocês conseguirem demonstrar que estão preocupados com o bem-estar físico dele isso pode ser um ponto bastante favorável. Procure falar em particular, ele e somente mais uma única pessoa. Talvez uma pessoa de um nível hierárquico mais elevado seja também uma boa solução.

Boa sorte!

Att.: Rosanna

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos