Estou sendo imaturo ou racional?

Feita por >O ganso · 14 nov 2022 Abordagem psicológica

Tenho 18 anos, Homem, eu e minha mãe somos unha e carne, mas tem vezes que me sinto controlado ou sufocado, qualquer decisão que eu tome, da mais simples que seja, ela diz como eu deveria agir até me convencer a fazer o mesmo. Recentemente teve uma festa de halloween e emprestei uma caveira de cerâmica que uso de decoração no meu quarto (já tenho a uns 2 anos ou mais) e a minha amiga pediu p dps da festa deixar na casa dela que ela queria que a namorada visse para ter a opnião da mesma se comprava uma também. Eu não vi problema, mas minha mãe achou um absurdo e até brigou comigo, e hoje essa minha amiga perguntou se eu não queria vender a caveira para ela (eu tinha falado que estava com pouco dinheiro para os presentes de natal), só juntei as peças e aceitei, afinal, tinham esqueletos completos decorativos de porcelana lindas na internet que eram tipo 1/3 do preço caveira da que eu vendi. Minha mãe ficou gritando e falando que não devia ter feito isso que não era o certo, que sou influenciável, que a caveira era linda que n devia ter vendido, que fui trouxa. Fui mesmo um idiota ou minha mãe que exagerou? realmente não sei

A melhor resposta 22 NOV 2022

Olá! Somos espelhos dos nossos pais. E comportamentos controladores , como o da sua mãe, refletem no fundo, uma pessoa com muito medo no seu íntimo. Ela quer estar no controle de tudo por medo daquilo que a põe como vulnerável na vida, e assim, passou isso pra você, pois foi passado assim pra ela. Agindo assim, ela se põe numa posição de detentora do saber e você completamente dependente dela, ela te vê como criança ainda, alimentou isso em você e você repete as posturas. Na terapia, te ensino a vencer teus bloqueios, a assumir posturas mais maduras, a saber dizer não. É preciso que você corte esse cordão, enquanto você ficar sempre agradando ela e deixando ela te controlar , ela nunca vai te ver como homem que você está se tornando. Tudo isso reflete nas tuas decisões quanto a emprego mais pra frente, relacionamentos em geral. Ela vai sempre estar nessa posição de que sabe mais e você um eterno dependente e infantil pra ela.
Te aguardo para transformarmos isso tudo!

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 NOV 2022

Idiota ou não, imaturo ou racional... o fato é que precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe, se quiser ser autônomo, dono da sua própria vida. Não vai ser ela que vai facilitar isso para voce... terá que ser uma conquista sua...
Aos poucos, voce consegue, mas precisa dar-se conta.
Precisa focar na resolução da sua dependência, tanto afetiva quanto financeira; resolver tuas carências, dar sentido à tua vida, a tua profissão.
Abraços

5939 respostas

15 NOV 2022

Olá.
As mães sempre querem o melhor para os filhos, porém não percebem quando estão interferindo negativamente.
Você relatou que sempre a escuta e cede aos questionamentos dela, ao mesmo tempo ela te chama de influenciado.
Entendo que você só deve ceder a ela, por ser sua mãe, é inevitável que isso também aconteça com outras pessoas.
Sugiro que reflita sobre seus objetivos de vida, o que realmente quer, é possível que em alguns momentos seja muito difícil.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

15 NOV 2022

Olá Ganso! Desculpe-me, a responsa foi envidada incompleta. Vou completar aqui:
...Você foi imaturo e irracional, como acontece comumente com pessoas de dezoito anos, sua mãe falou coisas que falaria mesmo. Isso precisa acontecer para que as pessoas amadureçam. Caveira é possível comprar outra, é possível viver sem. Se fosse AIDS, se fosse gravidez, a questão seria mais complicada.
Amadurecer é preciso. Não há mães perfeitas, não há filhos perfeitos. Essas situações são esperadas, normais e acontecem de tempos em tempos na vida de todas as pessoas. Aprendemos a negociar negociando. Um bom negócio para um, pode não ser bom negócio para outro. Mães gostam de seus filhos, querem o bem dos mesmos. Como são humanas, algumas vezes, erram. Mães vivem seu tempo, filhos, precisam gradativamente ir construindo sua autonomia. Essa passagem da dependência para a autonomia, precisa que aconteçam situações como essa. Mesmo assim alguns erros acontecerão. Maturidade e racionalidade, nunca adquirem pureza e perfeição, mas na tua idade, a mãe ajuda muito, antes de negócios como esse.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8769 respostas

15 NOV 2022

Olá O ganso! Obrigado por escrever. Pessoas de dezoito anos, nos tempos atuais estão altamente imaturas em nossa sociedade complexa. De outro lado, as pessoas somente amadurecem com a relação entre os pensamentos, ponderações e as ações. É normal e esperado que no processo de amadurecimento as pessoas cometam alguns erros. É preciso cuidar para antever as implicações dos erros. Há erros que são graves, que as consequências custam muito caro, algumas vezes, sem volta.
No caso específico da história que você contou, você foi imaturo, irracional como deveria ser mesmo, sua mãe falou

8769 respostas

15 NOV 2022

Olá, boa noite!
Obrigada por escrever...
Você é um jovem de 18 anos, está em processo de desenvolvimento, amadurecimento, de reconhecer o que é seu desejo, e o que é desejo da sua mãe, é normal ter dúvidas, mas é importante começar a separar, pois quanto mais independência quiser, precisará saber separar os seus desejos dos desejos da mãe. Porém, é uma construção que você vai fazendo, colocando seus pensamentos, conhecendo e escolhendo seus valores, seus amigos, sua profissão, seus pares amorosos, e com as escolhas vem as consequências, cada um passa pelo seu processo, o filho de amadurecimento e a mãe de descontrole, desapego, porém é importante muito diálogo, talvez terapia para que essa separação da relação mãe/filho não reverberar pela vida toda.
É importante seu questionamento para que você comece a separar e entender o que você quer, o que você gosta, se faz bem pra você ou não.
Certo e errado, depende muito do ponto de vista de quem está olhando.
Caso precise de ajuda psicológica, me coloco a disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba