Estou presa em uma nostalgia do passado que talvez nunca existiu

Feita por >Mel · 24 jan 2021 Dependência emocional

Tenho medo de está presa as lembranças de um relacionamento "passado" q talvez nunca foram do jeito q eu imaginava. Hoje sofro pela esperança de um dia ele voltar comigo.
Tenho uma necessidade muito grande de voltar a ter um relacionamento com ele. Mas eu não sei se ele ainda gosta de mim, mas a certeza q eu tenho é que ele ALIMENTA meus sentimentos mas diz q não me quer.
Eu tenho 19 Anos e ele 29 e tenho medo de ter sido vítima de um Psicopata do Amor... já tentei fugir dele muitas vezes mas eu sempre volto atrás dele. E Quando eu tenho a certeza de q ele não serve pra mim, Eu eu simplesmente esqueço de tudo e volto a estaca zero.
Meus pais não sabem oque fazerem comigo, pq me veem chorando pelos cantos sem ânimo nenhum. Minha vontade é de ir embora dessa cidade pra não se cruzar, e talvez me libertar.

A melhor resposta 26 JAN 2021

Mel, essa dependência emocional tem te causando grandes prejuízos. Vc precisa aprender a se libertar. Saber viver por vc mesma. Sem precisar de ninguém.
Se precisar de ajuda profissional sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 JAN 2021

Olá Mel tudo bem?
O que me parece é que existe grande sofrimento da sua parte em relação a esse relacionamento passado que se "presentifica." É bastante comum criarmos uma relação idealizada em nossa mente a partir do outro que está conosco, o que acabamos por conviver com esse outro idealizado, não com o outro real. Daí quando passamos a perceber que o outro ideal não existe na realidade, começamos a nos frustrar com aquele real que se apresenta diante de nós. Só que para você, o problema fica agravado porque de alguma maneira, ainda se alimenta a idealização passada com novos atributos que te possibilitam sonhar de novo com a relação ideal. No entanto, estes atributos não se mantém fazendo você voltar de novo para a frustração de não tê-lo como gostaria.
Interessante que você escreve "tenho uma necessidade muito grande de voltar a ter um relacionamento com ele"...percebe o que se tem nessa frase? Uma necessidade! Quando falamos em amar, falamos mais próximo do desejo do que da necessidade. Necessidade temos de coisas essenciais como comida, sono, água, dinheiro....percebe que aquilo que é necessário não dá para ficar sem?
A pergunta que fica é: o que te faz colocar seu ex num lugar de necessidade? Ir embora da sua cidade não vai adiantar se ele não ir embora de você.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo/Psicanalista Túlio Bueno R. Martins

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo