Estou passando por algo complicado e muito difícil

Feita por >Gabi · 6 fev 2023 Ciúmes

É certo eu deixar o meu marido passar um tempo todos os dias na casa da ex pra ver os filhos. Eu sei que as crianças precisam da presença do pai. Mas vejo que ele ajuda muito ela e tudo bem, porém não é fácil. Ela é alguém que já me fez muito mal. Porém ambas de nos estamos com bb pequeno. Então ele fica numa loucura, fica lá e cá toda hora, isso porque moramos todos perto um do outro. Só que ele tem mais filhos com ela, e aí fica fazendo coisas por ela pra ajudar e pelos filhos também, mas sabe incomoda, já conversamos, ele sempre me dar certeza das coisas, mas me sinto insegura, porque eles fazem mais o papel de família. E me sinto mal com isso. Porque vejo mais empenho dele por eles e não aqui comigo. As vezes penso em deixar ele, para que ele fique lá. Os filhos dele não gostam de mim por conta da mãe que usou eles contra mim. Então eles não vem na minha casa, por isso ele vai na deles. Não me sinto bem com tudo isso, me sinto rejeitada e da minha parte tenho ciúmes e não tô sabendo lidar com isso. Não me sinto bem de ele sair com ela e os filhos.

A melhor resposta 9 FEV 2023

Olá Gabi, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas de nossas inseguranças dizem respeito às nossas próprias fragilidades, e a maneira como nós lidamos com ela, e damos margem para elas influenciarem mais ou menos as nossas vidas. Se formos a fundo em nossas inseguranças, muitas vezes elas não encontram respaldo na realidade, e podemos dizer que elas passam a ser frutos de nós mesmos, de nossas vulnerabilidades. Não há nada de errado em você se sentir um pouco incomodada com determinada situação, tudo bem, isso realmente pode acontecer. No entanto, é importante refletir sobre isso, e tentar descobrir o que de fato está surgindo a partir de nossas inseguranças, que acaba prejudicando a qualidade do momento que estamos vivendo, e a qualidade de nossas relações afetivas. Depois dessa reflexão, que pode ser melhor aproveitada junto a um profissional de Psicologia, você pode conversar com seu marido, buscando um maior entendimento sobre a situação. Você está correta em em falar que os filhos dele precisam da presença do pai, assim como o seu também precisa, e ele tenta dar o melhor dele, em ambos os casos. É preciso pontuar isso. Lembre-se que a criação de seu filho não vai se resumir a esse momento, mas vai se estender durante toda a vida, e muitos cenários vão surgir ainda. Aos poucos as situações tendem a mudar. Não deixe que sua insegurança atrapalhe o lindo momento que está vivendo agora, busque força dentro de você mesma. Um profissional de Psicologia pode te ajudar com essa questão, e se houver a possibilidade é indicado você buscar um de sua escolha par ate auxiliar neste momento. Acredito que, no fundo, você e seu marido estão tentando dar o melhor na criação das crianças, e isso é importante, e muito bom para todos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

7 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 FEV 2023

Gabi,
Seu bebe foi o ultimo a vir ao mundo, certo? Sua relação com ele, veio depois da relação dele com ela ter acabado?
As crianças não irem a sua casa, faz com eles possam de alguma forma controlar o pai e a relação; parte da sua dor, provavelmente seja por isso, se sente perdendo o controle da situação.
Realmente, assunto bem delicado, que necessita de uma maior atenção. Aconselho você buscar aqui, um Psicólogo que atue na linha Sistêmica (talvez com Constelação Familiar), será muito importante para todos vocês.
Se não encontrar alguém com essa abordagem, fico à disposição para ajudá-la.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

7 FEV 2023

Olá Gabi! Que bom que você escreveu. Será importante você poder falar, se situar de forma mais profunda. Seu relato, embora aponte ciúmes e rejeição, também aponta um marido que cuida com responsabilidade dos filhos. É preciso cuidado para ser justa, para adquirir certeza da essência de si mesma, da essência do seu marido, para que possa se posicionar de forma amadurecida, justa e sensata.
A melhor maneira para situar a questão, envolverá a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, antidemocrático, bárbaro, se faz um deles.