Estou na faculdade porém me sinto sem ânimo para estudar

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 23 mai 2020 Motivação

Estou na faculdade porém me sinto sem ânimo para estudar, sem foco, sem objetivo o que eu poderia fazer para ter mais foco? E além do mais ela é muito conteúdista.

A melhor resposta 25 MAI 2020

Olá Luana
O momento atual, exige um esforço maior para os estudos e para o trabalho, pois muitos estão tendo aulas virtuais, o que nos tira do contexto esperado, e se sua escolha não foi bem pensada, pode te desanimar.
Além disso, para se cursar uma faculdade, é sempre importante saber exatamente o que se pretende com aquele curso, a qual você escolheu cursar. Nem todas as pessoas tem clareza sobre o que tem vontade ou vocação em uma carreira. Saber exatamente o que quer e onde quer chegar é o que mais pode te motivar e ter foco. Se você acha que escolheu o curso errado, pense na possibilidade de mudar o caminho que começou, a própria faculdade pode te ajudar a mudar esta opção, se este for o seu caso.
Fazer uma orientação profissional (vocacional), para alguns pode parecer perda de tempo, mas se você pensar em estar 20 ou 30 anos em uma profissão que não é bem o que queria, alguns meses de orientação é de grande ajuda.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 MAI 2020

Olá Luana! Grato por participar. Você citou, em uma linha e meia, dados que não contextualizam sua desmotivação. O envolvimento com as coisas é que faz as coisas ficarem motivadoras. O fato de você dizer que a faculdade é muito conteudista, sugere que você acha que as pessoas que pensaram, após terem estudado, pensaram errado. Você entende, considerando esse raciocínio, que você tem mais elementos para analisar a quantidade e qualidade dos conteúdos, do que dos professores e o MEC. Você passou por trabalho de orientação ocupacional com psicólogo? Você sabe que a imensa maioria das pessoas que terão diploma universitário, não trabalharão na área? Isso não quer dizer que, para aquelas que de fato aprenderem, o conhecimento, não será útil e aplicada em outras conquistas e realizações de trabalho. Por exemplo, os trabalhadores do banco do Brasil, da receita federal, geralmente passam no concurso, utilizando conhecimentos que adquiriram ao cursar faculdades de Matemática, Língua Portuguesa, Direito, Administração, dentre outras. Outro dado: a maior parte das faculdades privadas, experimentam enorme dificuldade para propiciar aos estudantes, direcionamentos para que aprendem de verdade. Ter autonomia de estudos e consolidação de saberes, acontece para uma pequena minoria, na configuração que as faculdades particulares estão conseguindo ofertar na cultura brasileira. O ânimo envolve disciplina, envolve preparação sólida e profunda para a vida. Há nessa questão uma reflexão que se aplica para a quase totalidade das caminhadas profissionais: "é preciso aprender a gostar do que é necessário fazer". Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.