Estou muito triste

Feita por >Rô · 28 mai 2020 Terapia de casal

Meu nome é Rosana, tenho 47 anos. Sou casada há 19 anos e peguei umas conversas do meu marido com uma mulher, confrontei ele é "joguei" que queria me separar e a resposta dele foi que tanto faz. Entrei em contato com um advogado para faźer a separação e ele aceitou e disse que assina o divórcio sem problemas. Eu não esperava essa reação, afinal ele me fala quase todos os dias que me ama, que jamais deixaria a mim e nossa filha, então foi um susto, seguido de muita raiva. Agora bateu uma tristeza e uma mágoa imensa, quase não consigo respirar. Passei os últimos 20 anos acreditando em uma mentira, dediquei todos esses anos a ele é minha filha. Sempre vivemos no limite financeiro, abri mão de cursos, depois fiquei em casa cuidando da nossa filha... hoje, não trabalho, não tenho renda, com uma filha em casa para cuidar e nesse dias em que vivemos, onde não tenho nem como sair de casa, me sinto arrasada, não consigo nem comer. Estou tão triste que chego a sinto e dores no peito. Me ajudem, por favor.

A melhor resposta 30 MAI 2020

Boa noite Rosana, posso ajudá-la da seguinte maneira, no momento atual de pandemia que restringe o acesso ao consultório presencialmente, consulta psicoterapêutica online é uma possibilidade se for do seu interesse o site oferece.

Rosana, sugiro que pense e reflita, pois no calor da raiva quando você descobriu as mensagens e pediu divorcio foi um momento, mas agora que a decisão de separar é realidade está arrasada, triste, você ainda ama seu marido? Está disposta a perdoa-ló? Se está arrependida por que não desiste do divorcio? Tem vergonha de falar? Responda essas perguntas para você mesma e observe as resposta isso vai te ajudar a entender o que sente.

Você está arrasada, mas Rosana fale abertamente para ele tudo o que sente, a raiva por ser enganada, a magoa, a tristeza, o sofrimento em que está vivendo, e se você quer ele de volta fale com ele, diga seus sentimentos sem medo, mas se a sua opção é seguir com o divorcio tem que se preparar para as mudanças na sua vida e da sua filha.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

7 JUL 2022

Olá Rosana.
Não se sinta mal pelo que viveu, naquele momento você foi feliz, o momento atual mudou, mas não deve perder o que foi importante anteriormente. Quanto ao futuro, sempre se arruma forças para sobreviver, a menos que esteja muito doente, e se acreditar, mesmo que esteja impossibilitada de trabalhar, sempre tem uma mão amiga para te ajudar. Esperança é que move a vida. Neste momento triste tudo parece desabar, mas passa, sempre passa, e você sairá mais fortalecida.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2020

Rosana,
Como voce mesmo disse: ... acreditando numa mentira.
A verdade sempre vence, mais cedo ou mais tarde.
Esqueceu do principal: voce mesma!
Saiba tirar vantagem agora, não saia da tua casa, ele que saia.
Passados os primeiros dias, é hora de recomeçar, agora com plena consciência de ti.
Uma nova vida vai começar, não pense no ontem. Pense no presente, não deixe o passado ocupar teu cérebro.

5912 respostas

29 MAI 2020

Olá! Obrigado por participar. Algumas vezes as pessoas falam em fazer algo que, no fundo não querem. Você não acreditava que seu marido aceitaria isso de maneira tão fácil, logo queria outro desdobramento. Será que há alguma solidez e possibilidade para lidar com outro desdobramento. Será interessante ponderar. Não temos mais detalhes da história da convivência de vocês. De outro lado, cabe lembrar que, em certa medida, para estar inteira com o outro, você precisa estar inteira consigo mesma. Então o outro, por mais próximo que seja, representa uma pequena parte em sua inteireza. Há muito mais símbolo do que fato. Olhando por outros aspectos, pode ser incômodo, acostumar-se com nova rotina, com outra forma de configuração familiar, mas as pessoas acabam por se adaptar. Lembre-se, em situações difíceis, diante de necessidades, as pessoas acabam por descobrir, desenvolver habilidades que não imaginavam ter ou serem capazes de realizar. Será enriquecedor você contar com o apoio técnico científico de um psicólogo. Há muitas questões a compreender e aprofundar. Não se esqueça da pandemia: (saia de casa, somente, para o que necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Atenciosamente: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

28 MAI 2020

Olá Rosana!
Sinto muito que esteja passando por tudo isso. É muito triste quando sentimos que alguém traiu nossas memórias e nossa convicção de estar em um relacionamento estável.
É indicado que busque o acompanhamento de um psicólogo para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional possa elaborar tudo que ocorreu e se fortalecer diante da possibilidade do divórcio.
É possível resgatar a autoestima e perspectiva de futuro!
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo