Estou me sentindo mal

Feita por >Juju · 17 jun 2023 Abordagem psicológica

Tenho 18 anos, estou me sentindo mal, não tenho vontade pra fazer nada, até faço porém sem vontade, perdi a vontade até de tomar banho, me arrumar, de sair de casa, tento estudar mas não me concentro, sou super ansiosa, meu sono está até bem, e minha alimentação também... O que acham?

A melhor resposta 20 JUN 2023

Olá Juju, o seu quadro precisa de avaliação. Você descreveu o sintoma de anedonia, que é a falta de vontade e energia para realizar as tarefas do cotidiano. Além disso você citou a falta de autocuidado e a dificuldade em se concentrar nos estudos e citou também a ansiedade. O mais indicado é buscar um psicólogo para avaliar o que está acontecendo. Infelizmente muitas pessoas vão ignorando os sintomas que tendem no geral a ir aumentando. Quando tratamos algo cedo, fica mais fácil de cuidar e lidar do que quando deixamos o tempo passar. Espero que você consiga. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUL 2023

Vamos agendar pra entender o motivo aí dessa falta de sonho e ambição? Talvez esteja na dor dos teus traços e existe algo aí de dependência emocional para averiguar mais a fundo e destravar você pra vida. Entre em contato comigo!
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

28 JUN 2023

Olá Juju, diante dos sintomas apresentados melhor procurar um clínico, descartando qualquer doença fisiológica, vamos ao psicólogo. Seu quadro exige cuidados, ou seja, uma boa avaliação. Ansiedade é sintoma e o que tem por detrás só avaliando, sem achismos, ok. Procure ajuda já!!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

26 JUN 2023

Olá Juju!
Você se parou para pensar o por que está se sentindo tão mal? O que de estar se maltratando tanto? A vida é cheia de sltas s baixos e às vezes não queremos fazer nada e tudo bem! O que não podemos é nos deixar levar somente pela tristeza. Olhe para dentro de você e veja o quanto de coisas positivas você têm e pode compartilhar com os outros....

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

22 JUN 2023

Olá, Ju!
Entendo que você esteja passando por um momento difícil, com uma falta de motivação e apatia em relação às atividades diárias. Esses sentimentos podem ser indicativos de um estado de ânimo deprimido, ansiedade ou até mesmo um desequilíbrio emocional, necessita de uma avaliação adequada.
Também seria interessante ver as suas vitaminas, através de um exame de sangue.
É importante buscar apoio e orientação profissional para te ajudar a lidar com esse desafio. Um psicólogo ou psicanalista pode auxiliar na compreensão dos sentimentos subjacentes, identificar padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para melhorar seu bem-estar emocional.
Além disso, cuidar do seu sono e alimentação é um aspecto positivo, mas é fundamental abordar também a falta de vontade e a dificuldade de concentração. Explorar as possíveis causas desses sintomas poderá te ajudar a desenvolver um plano de tratamento adequado.
Lembre-se de que você não está sozinha, buscar ajuda profissional é um passo importante para recuperar seu bem-estar emocional. Não espere e não deixe para depois.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

20 JUN 2023

Olá Juju, que bom que você escreveu para esse canal! Parece essa situação te incomoda.
Eu gostaria de poder te escutar mais. Você consegue avaliar quando esses sintomas começaram? Você perdeu a vontade, o que me leva a pensar que antes você tinha vontade?
O que será que aconteceu?
Antes de poder te dizer algo, gostaria de te ouvir melhor, a respeito do que te faz sentir mal.
Acho importante olhar paa o que está fazendo mal, com a ajuda de um profissional.
Boa sorte.

Thais Lira França Adorno Psicólogo em Curitiba

1 resposta

20 JUN 2023

Olá. Me parece que vc está passando por uma crise de término da adolescência e início da vida adulta.
Os sentimentos transitam entre tristeza, dúvidas, medos , e precisamos a partir de uma Entrevista em Psicanálise fazermos uma melhor compreensão da sua situação.
Pois cada pessoa e única e portanto as vivências são individuais.
Estamos aqui caso.queira agendar uma Entrevista pois trabalho no modo online também.
Obrigada.
Fabiana Cruz Destro.
Psicoterapeuta Psicanalista

Fabiana Cruz Destro Psicólogo em Araraquara

4 respostas

20 JUN 2023

Oi Juju
Voce está sem objetivos, voce não se conhece, voce está frustrada com as orientações que recebeu, tanto dos teus familiares, escola, sociedade...
Tudo voce sente como vazio, angústia e sem graça...
Tudo porque se construiu em base no que os outros te ensinaram... caminho errado!
Precisa resgatar a tua inteligência de vida... e que ótimo que está se dando conta agora, voce tem apenas 18 anos... de agora em dainte, voce pode se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões.
Hora de iniciar ser pai e mãe de si mesma, hora de iniciar sanear, resolver tuas carências, tua dependência e ser dona de si mesma.
Faça Psicoterapia, é o melhor investimento que voce pode fazer.
Abraços

5817 respostas

19 JUN 2023

Olá Juju, apesar de parecer atividades mais superficiais, essa falta de interesse nas atividades surge em algum motivo mais profundo, por isso seria importante de fato que nesse momento você passe por uma sessão de psicoterapia que pudesse compartilhar mais dos seus sentimentos e entendermos alguns pontos como: você se sente ansiosa em quais momentos e em relação ao que? as atividades da sua rotina realmente são atividades que você desejaria fazer, ou que apenas necessita?
São diversos pontos que podem levar a essa apatia, caso não consiga passar por consultar particular, te oriento a buscar a equipe médica em UBS! Espero que fique bem ;)

Jhayne Rosa Psicólogo em Maringá

9 respostas

19 JUN 2023

Olá, boa tarde!
Primeiro precisamos saber a quanto tempo você está se sentindo dessa forma?
Voccê está passando por algum problema em específico que está mechendo com o teu emocional? Todos esses sintomas estão relacionados a um possível quadro depressivo. Gostaria de marcar uma consulta? Fico à disposição. Abraços!!!

Regina Célia Psicólogo em Recife

7 respostas

19 JUN 2023

Olá Juju,
O que você traduz como se sentir mal associado a um quadro de apatia muito forte (perda de vontade de fazer algo, perda de vontade de tomar banho, entre outros) evidencia sintomas de quadro depressivo. Porém, somente com a avaliação clínica de um(a) terapeuta, é que pode se diagnosticar com maior precisão. Sugiro que você busque o mais breve possível seu atendimento psicoterapêutico. A Psicologia tem recursos para identificar com maior precisão o que você apresenta. Você é jovem e tem a seu favor o desejo de melhorar, haja visto que você própria conta de maneira resumida os seus desconfortos e pergunta "O que acham?'
Estou inteira a seu dispor pra iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

19 JUN 2023

Olá, me chamo Luan
Sou psicólogo e psicanalista.
Olha, geralmente a perda de interesse no fundo é pela vida.
Talvez, você precise trabalhar questões suas inconscientes para entender o que te dá prazer na vida... Você disse que dorme até bem, mas, você tá dormindo muito?
Você não acha que está com depressão?
Poderíamos conversar melhor na sessão online

Cicero Luan Psicólogo em Juazeiro do Norte

1 resposta

19 JUN 2023

Olá Juju, espero que esteja tudo bem com você!

É preciso de mais detalhes para pudermos dar uma orientação mais precisa sobre seu caso. É indicado buscar compreender e investigar as origens desse sentimentos que relata, e como é possível traçar estratégias para ultrapassá-los, em busca de um restabelecimento de seu equilíbrio. Muitos são os fatores que podem estar causando isso, e apontar algum neste momento não seria adequado, pois ainda não temos as informações necessárias para isso. De qualquer maneira, é muito importante que esse sentimentos não perdurem em sua vida, ou seja, quanto antes você puder olhar para eles e buscar superá-los, melhor será para seu desenvolvimento. Para isso, o profissional de Psicologia é o mais indicado, e você deve buscar esse profissional para te ajudar agora. Dentro de um processo de psicoterapia é possível investigar com mais detalhes esses sentimentos, e te proporcionar mais autoconhecimento. Com isso é possível deixar de lado esses estados disfuncionais, para criar comportamentos mais positivo, que realmente te ajudem a crescer e a atingir seus objetivos pessoais e sonhos. Por isso, se houver possibilidade, inicie um processo de Psicoterapia com um profissional de Psicologia. Acredito que isso será de grande ajudar para você, e com certeza vai te auxiliar a superar tudo que está sentindo agora.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 JUN 2023

Olá Juju! Obrigado por escrever. Para acharmos com fundamentos precisaremos de coletar mais informações sobre você. Não permaneça assim, sem dar os próximos passos de comunicação com pessoas de tua confiança, que sejam amadurecidas, sensatas e éticas. Também será muito importante você ver nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos, e vir para uma avaliação cientificamente estruturada, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Esses comportamentos e sensações de falta de vontade, que você relatou, certamente contam com um desencadeador. Precisaremos conhecê-lo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.