Estou errada? Me sinto muito mal

Feita por >Lívia · 16 jan 2023 Abordagem psicológica

Eu tive uma conversa sobre sexo com um homem que nao é meu marido, essa pessoa é meu cunhado, meu marido ja teve ciumes 1x mas passou. E meu marido soube que ficamos horas conversando sozinhos (porem eu disse que foi so de fofoca etc) mas nao sabe o assunto sexo, meu marido reclamou do tempo que ficamos sozinhos conversando. So que conversamos coisas muito intimas que so falo com meu marido e agora eu estou me sentindo super mal pela conversa. Eu não tenho amizades masculinas. Sou casada a 5 anos e meu casamento vai bem meu marido e eu estamos juntos desde a adolescência somos o unico parceiro sexual do outro não temos experiência com outras pessoas. Alguem pode dizer se eu to errada? Eu acho que eu to porque se fosse o contrario eu ficaria com ciumes também e isso porque ele nem sabe sobre o assunto. To com medo do meu marido descobrir eu nao vou contar .. mas se ele souber eu vo me sentir pior e isso pode ate abalar nosso casamento.. parece que eu o trai porque eu nao escondo nada dele.

A melhor resposta 17 JAN 2023

Oi Lívia,
Voces dois estão vivendo numa bolha; tanto voce como seu marido pensam a mesma coisa e a vida não é isso.
Quem é voce? A vida te deu a liberdade e o livre arbitrio para voce mesma fazer as suas escolhas e decisões.
Mas voce vive de acordo como o sistema ensinou: limitada, proibida de fazer, de expressar teus sentimentos, de ousar ser o que voce quer, vive com medo, angustiada, sempre pisando em ovos...
Esta situação não vai se sustentar... a bolha vai estourar...
Não, voce não está errada por ter falado com outro homem sobre intimidades... por algum motivo não desenvolveu esta diálogo com ele! Por que não? Qual o impedimento? Isto voce precisa resolver, sanear, curar! Teu emocional não está permitindo...
Precisa rever sua dependência, suas carências... resolver e curar.
Precisa sim iniciar dialogar com seu marido, expressar sentimentos, serem verdadeiros um com o outro e não fingidos... voces escondem coisas um para o outro... não conversam sobre sentimentos, medos, raivas, angustias que naturalmente surgem com um casal. Podem sim propor Terapia de casal, ou individual!

Abraços

5826 respostas

17 JAN 2023

Olá Lívia! Tudo bem?
Com certeza, é preciso saber mais profundamente o que foi conversado e o que é sentido tanto por você quanto pelo seu cunhado.
Mas, a princípio falar sobre intimidades e sexo com uma pessoa que você considera um amigo, uma pessoa confiável e que você se sente a vontade para isso, não há nada de errado. O assunto sexo, infelizmente, ainda é um tabu muito grande na nossa sociedade, e ainda existe a crença de que não é legal falar sobre isso com outras pessoas (principalmente do sexo oposto) a não ser as pessoas com quem você se relaciona afetiva/sexualmente. Mas se a conversa aconteceu envolvendo respeito, tanto da sua parte quanto da parte do seu cunhado, não teria nenhum problema.
Mas é claro que tem vários pontos a serem analisados com mais cuidado. Como por exemplo, se em algum momento você sentiu que se expôs mais do que queria, ou se sentiu que houve algum envolvimento para além de uma troca de idéias com o seu cunhado, até mesmo entender como é o seu relacionamento com seu marido e como vocês se enxergam um na vida do outro.
Enfim, é preciso saber do contexto mais detalhadamente para que você consiga se sentir a vontade para conversar com pessoas sobre o que você quiser, sem se sentir exposta ou culpada ou atrapalhar o seu relacionamento.
Se quiser conversar um pouco mais sobre isso e outras questões da sua vida, ficarei muito feliz em te atender.
Fique bem!

Daniela Pupo Carneiro Melges Psicólogo em São Paulo

2 respostas

17 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 JAN 2023

Olá Lívia! Obrigado por escrever. Certamente poderemos pensar sobre adequação ou inadequação se soubermos as especificidades dos conteúdos conversados. Também será importante entendermos como é a personalidade do teu cunhado e a qualidade do vínculo entre vocês.
A princípio, não é usual uma mulher conversar sobre questões sexuais com cunhado. Será preciso ver com maior profundidade.
Considerando que você vivenciou desde a adolescência com seu marido e sentiu necessidade de conversar, refletir sobre o tema, sugiro que - dado o tema, sexualidade, procure por um de nós psicólogos, para que possa contar com assessoria técnico-científica, com a garantia do sigilo, da ética, do respeito.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.