Estou em um trabalho que me faz muito mal porém nao posso sair

Feita por >Katy · 31 jan 2023 Orientação profissional

Boa tarde!
A questão que está me afligindo é o seguinte: trabalho em uma biblioteca escolar vai fazer um ano. Sou concursada e fui chamada pra esse concurso em março, porém fiz a prova em 2015, ou seja já tem muito tempo, e na época não tive a maturidade de pensar e refletir se era isso mesmo que eu queria. Uma pessoa me induziu fazer pra esse cargo eu fui lá e fiz, só queria era entrar.
Também sou formada em psicologia, formei em 2019 e de lá pra cá ainda não trabalhei na área. Agora tive vontade de começar na psicologia para sair desse emprego, mas as coisas não estão fluindo. Estou tentando divulgar meu trabalho para atender online porém não estou conseguindo captar pacientes . Não tenho condições de atender presencial por enquanto porque tenho que conciliar esse emprego com os cuidados com minha filha, também não tenho dinheiro pra investir.
Acontece que esse emprego tá me causando uma ansiedade enorme. Não gosto de trabalhar com crianças , não tenho habilidade e estou sendo cobrada de fazer coisas tipo projetos que eu não levo o mínimo jeito. Me sinto perseguido lá porque sinto que não estou atingindo as expectativas da diretoria porque eu não consigo entregar um trabalho melhor.
Não posso sair porque embora o salário não seja muito está ajudando bastante nas minhas despesas. Porém saio todo dia de casa com uma angústia como se cada dia a mais lá fosse um fardo.
Não estou sabendo como lidar com isso, nem como fazer dar certo na psicologia. Acho que sou uma pessoa muito ruim de relacionamentos networking , não tenho quase nada de amigos isso atrapalha demais as coisas. Gostria de ouvir dicas de vocês de como lidar com isso

A melhor resposta 2 FEV 2023

Katy
Precisa fazer Psicoterapia, está confusa em várias coisas; não está percebendo oportunidades; não gosta de crianças e quer fazer terapia... não se encontrou, não sabe quem voce é...
Voce não é psicóloga... apenas fez o curso de psicologia; apenas fazer o curso não habilita ninguém;
Se abandonar esta função e iniciar a carreira de psicóloga, vai ser um fracasso... precisa se habilitar, além do curso...
Abraços e bem vida a este desafio...
Antes de cuidar dos outros, precisa cuidar de voce mesma!

5817 respostas

1 FEV 2023

Olá Katy! Obrigado por escrever. Pelo relatado, sua identidade ocupacional ainda não está consolidado, está frágil. Muitas vezes, somos levados, com a maturação, a aprender a gostar do que é necessário fazer. Construimos a nossa identidade ocupacional. O trabalho com Psicologia em clínica privada, envolve custos substanciais, persistência e aprofundamento de longo prazo. Creio que o ideal para você, será passar por um orientação ocupacional consiste, em estratégia clínica, com um de nós, psicólogos especializados.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8609 respostas

1 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 FEV 2023

Olá Katy! Compreendo sua angústia, imagino quanto deve ser difícil para você fazer uma atividade diária que não gosta. Como é um concurso, você só pode ser exonerada por motivos maiores. Então tente ver as possibilidade de mudança de setor, buscar quem possa lhe ajudar nessa mudança dentro da empresa. Fale de suas condições psicológicas no momento que está passando e tem gerado sofrimento psíquico. Caso não seja atendido uma possibilidade de mudança, tente uma avaliação psicológica ou psiquiátrica sobre adoecimento na função atual, como forma de mudança no ambiente de trabalho por questões clínicas.
Quanto a sua nova formação em psicologia, realmente pode ser difícil o início na clínica, mas como você relatou estar nessa condição de trabalho, isso possa estar atrapalhando sua perspectiva dentro da psicologia. Então é melhor tentar resolver por etapas, já que você precisa desse emprego para se manter, buscar uma melhora nesse ambiente de trabalho. E quem sabe quando isso começar acontecer, você comece a buscar se envolver com algumas áreas da psicologia. Busque ajuda psicológica para tentar fortalecer suas fragilidades no momento.

Marcos Araújo Psicólogo em Recife

8 respostas

1 FEV 2023

Olá!!!
O inicio na carreira de psicologia clínica pode não ser fácil, às vezes leva um tempo para captar pacientes (alguns mais, outros menos). Cada pessoa começa do jeito que é possível dentro da sua realidade, como por exemplo: atender por plataformas de atendimento on-line (onde eles fazem a captação de pacientes), atendimentos por convênios, sublocação de sala em clínicas (onde você paga apenas se usar), entre outras opções. Talvez algumas dessas se encaixe dentro da sua realidade e você consiga iniciar sua atuação na psicologia. O importante é começar e no caminho ajustar as coisas.
Outra coisa para se pensar é se a psicologia clínica é a sua única opção dentro da psicologia, já que tem outras áreas. Caso você tenha interesse em outras áreas também, pensar e pesquisar como seria para iniciar sua atuação nessa área. Seria fazer um curso, processo seletivo, etc.?
A sua atual situação no trabalho não significa que será sempre assim.
Se puder, também inicie um processo terapêutico para te ajudar nesse momento.
Desejo boa sorte na sua vida profissional!

Daniele Resende Psicólogo em Juazeiro