Estou dividido entre duas pessoas e não consigo me decidir.

Feita por >Lucas Brington · 18 jun 2024 Abordagem psicológica

Bom, vou começar me apresentando, meu nome é Lucas e estou solteiro há aproximadamente 6 meses. Um mês e meio atrás conheci duas pessoas em circunstâncias parecidas (ambos em banheiros públicos), tenho 29 anos, sou professor e levo uma rotina bem atribulada, ainda assim tenho uma vida sexual muito ativa e em decorrência disso que conheci-os, primeiro o Carlos e depois o Fábio. Carlos tem a minha idade, trabalha como motorista de uma usina e, por isso, roda turno, nos falamos todos os dias, mas nos vemos poucos, praticamente uma vez por semana na folga dele, e ainda assim é bem corrido. Ele demonstra gostar muito de mim e até dá a entender que quer um relacionamento sério, porém por ser evangélico e ter uma família conservadora, são motivos que o levam a ter uma dúvida maior em relação a isso. O Fábio trabalha como gerente de uma carvoaria, tem 39 anos, e já é mais bem resolvido enquanto os sentimentos em relação a mim e sua própria sexualidade. Possui horários mais flexíveis o que nos levou a estreitar nosso contato (nos vemos cerca de 3 vezes por semana), já me apresentou a família e praticamente me pediu em namoro, declarando que já me ama e me quer pra vida dele. Os dois moram em cidades vizinhas da minha e o sexo também é incrível em ambos os casos. Tenho encontrar pontos em comum para colocar na balança prós e contras, porém fica tudo muito páreo. Tenho um sentimento grande pelo Fábio e também pelo Carlos, intrinsecamente sei que o Fábio teria tudo para agregar mais ainda assim, tenho desejos pelo Carlos. As coisas tão ficando complicadas e já não sei quanto tempo mais conseguirei administrar os dois, receio ter que fazer uma escolha precipitada e perder um ou outro. Afinal, é possível estar apaixonado por duas pessoas? Terei realmente que escolher alguém? Como proceder?

A melhor resposta 26 JUN 2024

Olá, Lucas, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Respondendo sua indagação ao final de seu relato, Lucas: sim, é possível estar apaixonado por duas pessoas; dessa constatação abre-se uma sucessão de questões: você é uma pessoa monogâmica? A paixão pode ser a porta de entrada, porém um saudável relacionamento se dá por respeito mutuo, companheirismo, empatia, honestidade,... ou seja, paixão em um consecutivo momento de convivência acaba sendo uma de uma complexa relação de atitudes — vocês está apaixonado tanto por Fábio quanto por Carlos, contudo com ambos terá uma sólida relação de parceria?

Lucas, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

290 respostas

19 JUN 2024

Olá Lucas, espero que esteja bem!
Sim, é possível estar apaixonado por duas pessoas, no entanto me parece que nesse momento é necessário que você tome uma decisão frente a essas duas relações para que você possa se aprofundar na escolhida.
Toda escolha envolve uma consequência, e no mesmo passo que se opta por algo se abre mão de outro.
Para que você saiba escolher uma pessoa para compartilhar a vida é necessário que antes você saiba o que gostaria para sua vida sem estar sob influencia de outra relação. O que você gostaria pra sua vida? Se você conseguir responder a essa pergunta de forma minuciosa conseguirá perceber que tipo de pessoa poderá fazer parte dos seus dias...
Ex: Se você é uma pessoa que gosta de encontrar mais vezes na semana talvez Fábio se encaixe mais na maneira como você é feliz em uma relação.
Você já parou pra pensar se gostaria de ter filhos? Afinal, se você não quiser e acabar optando por alguém que queira muito, em algum momento isso pode se tornar um impasse na relação. Esse questionamento pode ser usado de diversas formas para que você chegue na sua resposta.
Atenciosamente Ananogueirapsi.

Ana Cláudia Silva Nogueira Psicólogo em Varginha

3 respostas

19 JUN 2024

Boa tarde, Lucas! Grato por se colocar. Teu texto já direciona a resposta. Certamente que o envolvimento, para ser inteiro, precisa implicar envolvimento adequado desde o início. Como será caso você saiba que há um deles decidindo entre você e outra pessoa que você ainda não conhece?
Certamente que relacionamento envolve aprofundamento e reciprocidade. Aos vinte e nove anos de idade, espera-se a pessoa já tenha resolvido a questão de que toda escolha envolve a renúncia a alguma coisa.
Terás realmente que escolher alguém. Esse alguém que primeiro você precisa escolher, é a si mesmo. Oferecer a eles a postura que você espera que te ofereçam. Você está sendo coerente?
Parece que há muitas coisas a amadurecer.
Talvez precisa dar um passo para trás e repensar, sem nenhum dos dois, o que pretende para suas vinculações futuras.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.