Decisão entre duas pessoas

Feita por >Totalmente Confusa e Anônima · 15 jun 2020 Terapia de casal

Eu estou em um relacionamento a 11 meses, porém ainda somos muito novos e não somos muito próximos.Eu gosto muito dele, mas antes de começarmos a nos relacionar, tive um envolvimento com um primo meu e infelizmente acabou acontecendo um sentimento ali.
Porém por causa do meu medo da nossa família, eu e ele não quisemos iniciar algo com compromisso, apesar que vontade não faltou.
Comecei um relacionamento, dps de 6 meses ele começou a me trocar por coisas bobas e eu comecei a me sentir um pouco deixada de lado.Voltei a conversar com esse meu primo e acabou que rolou um beijo entre nós.Eu deixei isso de lado e comecei uma amizade com esse meu primo e começamos a nos aproximar e acabou que trai meu namorado.Eu gosto do meu namorado mas infelizmente estou sentindo algo por esse meu primo.Estou precisando decidir entre os dois e eu realmente não faço ideia de quem devo escolher. Eu realmente sinto algo com esse meu primo que nunca senti com o meu namorado e ele me trata muito bem, como eu queria ser tratada num relacionamento.Meu namorado me trata bem, mas não exatamente como ele me trata.Porém eu tenho medo absurdo de terminar meu relacionamento e começar um relacionamento com meu primo, por questões de ele ser um primo de 1ºgrau e acabar tendo que enfrentar minha família.Espero que me ajudem e por favor, não me julguem, pois eu já estou mal demais com tudo isso, pois ao mesmo tempo que penso que poderia ser feliz com meu namorado, quero muito tentar com meu primo, porque o que eu nunca senti na vida eu sinto com ele.Me ajudem por favor

A melhor resposta 17 JUN 2020

Não tem porque te julgar! Não temos nada a julgar. Gosta e tem atração pelo primo, faça experiência com o teu primo.
Não pense nas famílias, não tem o compromisso que dê certo. Se deu certo, deu! Se não deu, parta para outra.
Não estás aqui para satisfazer os outros, mas para ser feliz.
A vida quer apenas que sejas feliz e tudo podes fazer, com as devidas responsabilidades, pois tudo é consequência do que escolhemos e decidimos.
O sofrimento vem por deixar a outra pessoa, ter que decidir entre um e outro, porém deves ter esta liberdade de escolher e experimentar. Se não experimenta, não podes escolher.

5817 respostas

16 JUN 2020

Olá Confusa e Anônima! Pelo seu relato, fica claro que você o que sente pelo seu namorado e pelo seu primo, sabe o que espera e deseja de um relacionamento. Talvez o que esteja pegando seja o medo de enfrentar a família de vocês, que eventualmente acontecerá caso vocês escolham ficar juntos.
Antes de tomar qualquer decisão, é muito importante conversar com esse seu primo, saber se ele sente algo parecido com você, se ele gostaria de viver um relacionamento com você durante um tempo ou se é só um envolvimento mais casual, é importante ter essa clareza porque de uma forma ou outra a família ficará sabendo e você não precisa passar por julgamentos desnecessários.
Caso você decida ficar com este seu atual namorado, é importante vocês terem um diálogo enquanto casal, é importante que vocês possam conversar sobre o relacionamento, dizer o que cada um gosta, espera, no caso você poderia dizer a ele que gostaria de outras formas de atenção, carinho etc. O diálogo é fundamental em qualquer relacionamento que você tenha. As pessoas nos tratam conforme elas aprenderam e acreditam ser a forma mais adequada para lidar conosco, às vezes nós precisamos sinalizar que mudanças são necessárias.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

16 JUN 2020

Bom dia confusa,
Bem, ao ler sua pergunta fica muito claro pra mim que você conhece seus sentimentos e para onde ele está verdadeiramente inclinado. O que precisa de fato é você se perguntar se vale a pena "de verdade" lutar por esse sentimento. Mas, essa luta não pode ser somente sua, um relacionamento é iniciado e prosseguido por duas pessoas, juntas.
Não é justo com você e com qualquer outra pessoa você se manter em um relacionamento onde você não está entregue totalmente a ele.
Penso que você e seu primo deveriam conversar abertamente sobre a situação e se querem juntos enfrentar as dificuldades que pode se abater sobre o relacionamento de vocês. E, se decidirem enfrenta-los, vá a luta e brigue por aquilo que deseja. Mas, só faça isso se estiverem verdadeiramente certos disso!

Espero que consiga resolver suas questões, mas, se precisar de ajuda, me coloco a disposição.

Um grande e sincero abraço

Sandro Nogueira

Sandro Nogueira Psicólogo Psicólogo em Bocaiúva

8 respostas

16 JUN 2020

Olá "totalmente confusa e anônima!" Grato por participar. Sem querer você utilizou um pseudônimo adequado. Pessoa anônima é difícil localizar a identidade; pessoa confusa significa que a pessoas vive diversas referências. Em tese você tem, parcialmente, três referências: seu primo, seu namorado e você. Acontece que, para ter outra pessoa, precisa ter a própria referência. O envolvimento com o primo de primeiro grau, indica que você não tem a referência dele, assim como não tem a sua. Em outras palavras: tantos homens no mundo e você se envolver justamente com seu primo. É hora de você se conter, amadurecer, recuperar a inteireza de tua identidade, namorar a si mesma. Calma! Você terá muito tempo para namorar outra pessoa. Antes disso, precisa aprender a namorar a si mesma. Os argumentos apresentados, podem parecer estranhos, distantes, mas permita-se ponderar. Será importante você passar processo técnico científico com um psicólogo, para que possa aprimorar e dirigir o ato de dimensionar trocas amorosas, mantendo a predominância da identidade pessoal. O centro da tua referência precisa se organizar em você mesma. Estou à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de próximo!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.