Estou com problema de esquecer as coisas rápido, o que faço?

Feita por >fernanda oliveira rocha · 5 out 2017 Psicologia clínica

A melhor resposta 6 OUT 2017

Olá Fernanda.
Sugiro que você descarte alguma causa fisiológica para esta sua situação de esquecimento em primeiro lugar. Depois disso busque um profissional psicólogo, pois geralmente tem bastante a ver com o fato de você estar sobrecarregando seu cérebro de informações (sejam atividades do dia a dia ou problemas sem solução adequada, que só ficam ruminando na mente). Isso faz com que você não esteja centrada no presente, no que você realiza durante o dia, então com frequencia esquece do que fez, do que falou, do que se comprometeu a fazer, etc.
Espero ter ajudado! Um abraço.

Gisela Fontoura Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

9 respostas

25 OUT 2017

Fernanda, de principio é interessante buscar um médico para entender melhor o que está acontecendo. Abraço

Magali Crema Pioner Psicólogo em Caxias do Sul

15 respostas

16 OUT 2017

Fernanda seria interessante você se atentar se isso está se agravando agora. Pois de fato isso pode ser uma consequência de stress, ansiedade, acumulo de tarefas ou de outro disparador. Se esse for o caso te aconselho a procurar um psicólogo pois isso pode ser apenas um sintoma de algo que vai além. Mas caso o esquecimento seja muito frequente em sua vida, desde muito tempo seria ideal começar a fazer alguns exercício que irão estimular sua memória de modo geral.

Abraço

Christian Soares Psicólogo em Aracruz

3 respostas

10 OUT 2017

Olá Fernanda! Várias questões podem interferir na memoria e no armazenamento de informações. Podemos avaliar melhor pessoalmente para identificar o que está ocorrendo com você. Daiane Mello

10 OUT 2017

Nossa rotina diária nos impõe muito estresse, mesmo quem não trabalhe fora a própria rotina do dia a dia pode ser estressante. Procure se alimentar saudavelmente, fazer atividade física e aprender coisas novas. O cérebro precisa de exercícios constantes, de desafios. Para sanar dúvidas, procure um neurologista para avaliar melhor seu caso. A partir daí , caso precise, comece um tratamento.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

6 OUT 2017

Olá Fernanda
O esquecimento pode ter várias causa. Seria bom.procurar um medico.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

6 OUT 2017

Olá

Podemos pensar em vários fatores
A condição psicológica influi nas capacidades cognitivas , principalmente memória e atenção. Algum momento de ansiedade pode fazer com que haja flutuação na atenção prejudicando a memória. Porém, possa ser manifestação de alguma patologia. Existe avaliação neuropsicológica , realizada por especialistas e em neuropsicologia ,que mapeia as suas funções cognitivas e auxilia no diagnóstico para algumas patologias que se manifestam com um.declinio cognitivo. Possa ser importante procurar um.neurologista para que possa avaliar seu quadro clínico.
Abraço Lilian Vido

Lilian Vido Psicólogo em São Paulo

5 respostas

6 OUT 2017

Bom dia!!!
Conforme os colegas já falaram, muitas vezes esta perda de memória pode ser causada por stress ou outras situações neurológicas e/ou emocionais.
Importante procurar um profissional para ter o diagnóstico correto.
A partir dele conseguirá resolver este sintoma.
Independente do diagnóstico, sempre é bom levar a vida mais leve, fazer atividade física, passear, ter momentos de lazer.
Leitura ajuda com a memória, fazer palavras cruzadas.
Enfim, espero ter ajudado com sua dúvida.
Sucesso!!!

Até

Anelise Mira

Consultório de Psicologia Anelise Mira Psicólogo em Curitiba

31 respostas

6 OUT 2017

Olá, Fernanda,
A falta de memória pode ser gerada por questões psicológicas, como a depressão, ou por questões neurológicas. Aconselho a fazer uma consulta com um neurologista. Caso nenhum problema neurológico seja detectado, seria interessante fazer uma avaliação psicológica também.

Cecilia A. Sakai Psicólogo em Campinas

12 respostas

6 OUT 2017

Amiga, a perda de memoria é preocupante, você precisa fazer uma avaliação psicológica, ai sim terá um diagnostico correto para o trabalho. Se você pode trabalhar com jogos como domino, montagem de quebra cabeça e escrever o que vai fazer durante dia e colocar na porta da geladeira para não esquecer. E a noite antes de deitar procura relaxar e tenta lembrar o que você fez durante o dia. Assim você estará ajudando a sua memoria. Fernanda amiga não esqueça de procurar um profissional psicologa. Boa sorte Abraço Psicologa Maria josé P Silotti

Psicologia Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

30 respostas

6 OUT 2017

Faça uma avaliação médica. Pode ser neurológico, por estresse, emocional, etc... . Somente através de exame pode-se diagnosticar e tomar providencias para solução. Boa sorte!

Nelson Sacramento Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

6 OUT 2017

Oi, Fernanda..Obrigada por entrares em contacto. As causas do esquecimento são várias, como: stress, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, depressão, delírios, problemas emocionais, abuso de álcool, abuso de drogas etc. por isso seria interessante marcares uma consulta com um profissional da saúde para fazer uma avaliação correta do teu caso.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

5 OUT 2017

Olá, Fernanda.
Geralmente a falta de memória pode ser stress, puxe o freio de mão, tenha momentos de lazer, e certamente, logo se sentirá renovada.
Caso você já tenha feito isso e não tenha melhorado, procure um médico para descartar qualquer problema biológico é procure um psicólogo, pois pode ser um fator psicólogico.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo