Como esquecer ele mais rápido

Feita por >Maria Monteiro · 11 jul 2023 Abordagem psicológica

Está sendo muito dificil para mim e sinceramente não sei onde encontrar forças para aguentar essa dor. Terminei o meu relacionamento ontem porque não dava mais para mim, ele não me dá mais atenção como antes não mostra interesse e sou somente eu a fazer de tudo por ele. Diz que me ama de verdade, que sou o amor da vida dele e que quer ter um futuro comigo mas na prática não demonstra. Já mentiu muitas vezes para mim já me traiu e eu como boba sempre perdoava na expetativa de ver uma mudança mas na verdade ele nunca vai mudar. Apesar de tudo de ruim que ele fez comigo ainda continuo amando ele mas quero esquecer ele, já o bloquei de tudo, não tenho mais contacto mas mesmo assim ainda me dói... e bem lá no fundo tenho esperança que ele chegue no meu trabalho para dizer que quer voltar e que me ama mesmo sabendo que isso não vai resultar. Ele tem um visto para viver em Portugal e vai viajar no dia 26 desse mês, só de pensar que ele vai sair do país e que talvez nem se despesa de mim e que talvez nunca mais iremos nos ver novamente está acabando comigo. Eu preciso de ajuda para esquecer ele de vez mais é muito deficil, já tentei várias vezes terminar com ele e sempre acabo voltando mas agora quero que seja definitivo não importa a dor que eu venha sofrer. O que faço para acabar com esse sentimento dentro de mim e matar esse sofrimento que ele está me causando? Me falem porque eu não sei e estou com medo de diprimir por não conseguir aguentar esse sofrimento

A melhor resposta 12 JUL 2023

Olá Maria Monteiro,
A dor imensa que você acusa sentir é própria da tristeza pelo recente término do seu relacionamento. Realmente é um momento difícil e que deve estar lhe causando um forte dano emocional. No seu relato, você descreve que houveram várias mentiras e desilusões que foram se acumulando ao longo do tempo. Isto causa tristeza e angústia que necessitam serem assistidas profissionalmente através do processo psicoterapêutico. Invista na busca de seu atendimento o mais breve possível. A possibilidade de você se refazer e resgatar sua autoestima aumenta num espaço de tempo sustentável e resolutivo, após iniciar sua jornada psicoterapêutica.
Agende um horário comigo para você suportar esse sofrimento de maneira mais leve e produtiva.
Uma abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

13 JUL 2023

Olá Marisa Monteiro, espero que esteja tudo bem com você.

A decisão por acabar seu relacionamento já foi tomada, e agora é preciso que você comece a entender que uma nova fase em sua vida vai se iniciar. Mesmo estando sofrendo pelo término, é interessante refletir por tudo que você já passou, e como as ações dele já te machucaram antes. Será que é isso que você merece e espera de um relacionamento? Não se acostume em ser tratada dessa forma, e procure compreender que existem outras possibilidades de se relacionar com uma outra pessoa, muito melhores e mais adequadas para seu desenvolvimento. O passar do tempo vai permitir que você ressignifique sua relação e compreenda o que é melhor para você no futuro, te levando ao amadurecimento e a segurança emocional em seus relacionamentos futuros. Além disso, mesmo que agora isso esteja se tornando uma dor aguda, ela não durará para sempre, e aos poucos esse sentimento tende a ir se transformando, e que ele possa mudar para algo melhor, que te ofereça mais segurança, mais clareza e consciência sobre sua vivência com ele, e sobre o que esperar e construir em possíveis relacionamentos futuros. Para que você tenha oportunidade de melhor elaborar esse momento, o profissional de Psicologia é o mais indicado, e um acompanhamento com esse profissional pode te ajudar muito neste momento, e tornar essa vivência mais satisfatória para você. Por isso, se houver possibilidade, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia. Um auxilio profissional será muito benéfico para você agora.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

12 JUL 2023

Olá Maria! Obrigado por escrever. Algumas ponderações. História não é para esquecer, é para manter com a vivacidade, importância e atualidade, de forma a nos ensinar a melhorar as novas ações assemelhadas; um dia é prazo extremamente curto para que as pessoas se tornem parte da história, como passagem de aprendizado e medida secundária, para ter outros focos prioritários atuais.
Sempre é importante termos em mente que a cultura é cada vez mais complexa, que precisamos compreendê-la. Para compreender precisamos, viver mais do que namoros, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisamos de estudos sérios e comprometidos, de trabalho consistente, de grupo de esportes coletivos de contato, de grupos de estudos, teatro, arte, cultura, de entendimento da natureza humana.
Você precisa amadurecer!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.