Estou com algum problema para me relacionar?

Feita por >Riquelme · 2 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Passei por uma decepção amorosa há meio ano e desde então não consigo sentir aquele sentimento por mais ninguém. Apareceram pessoas que gostavam de mim, mas eu não consigo retribuir, e até nos casos de EU estar afim de alguém, o encanto que tinha por essa pessoa passa depois de ficar uma vez. Eu tenho muita vontade de conhecer alguém, me apaixonar de novo, entrar em um relacionamento, mas não consigo retribuir as pessoas que gostam de mim e nem fazer o interesse que tenho por outra pessoa durar muito tempo

A melhor resposta 3 JUN 2022

Bom dia.

Atendo muitos casos que envolvem relacionamento, e relatos como o seu são muito comuns. Uma das minhas pacientes descreveu esse fenômeno como se houvesse uma "capa de fezes sobre o coração", a qual a impedia de ela ter sentimentos mais profundos por outras pessoas. Compreender as origens disso é um primeiro passo para dar conta dessa situação, pois podem envolver desde relacionamentos anteriores frustrados, até relações familiares mal elaboradas, e por isso a importância da terapia.

Marcio Guimarães Junior - Psicólogo CRP 06/175147

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

12 JUN 2022

Riquelme tudo tem seu tempo certo. Amadureça seus sentimentos. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 JUN 2022

Ola Riquelme geralmente nossos traumas ficam inconsciente para os demais acontecimentos na nossa vida, no seu caso nos relacionamentos amorosos, seria ideal fazer uma psicoterapia para entender o que foi resolvido e o que também ainda não está!

Att
Psico Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

6 JUN 2022

Olá Riquelme. Me parece que a pessoa que te magou fez você sofrer muito. É compreensível você não consegui se abrir para novas possibilidades no momento. Mas o caminho para você começa a se relacionar com outras pessoas, é procurando se conhecer melhor. E principalmente se certificar, se você está no passado ou no presente. Quando vivemos o passado de forma constate, não nos damos a possibilidade de visualizar novos caminhos. Faça terapia!

Estou a disposição!

Psicóloga Rozana Soares Neto
CRP: 16/8574
Atendimento on-line e presencial

Psicóloga Rozana Neto Psicólogo em Cachoeiro de Itapemirim

6 respostas

4 JUN 2022

Riquelme. De se um tempo. O tempo q for necessário.
Talvez vc deva fazer terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 JUN 2022

Riquelme
Pode ser sim que a experiência que voce teve, a decepção amorosa, tenha reforçado um problema, um conflito emocional de forma que agora, voce fica extremamente na defensiva, para não voltar a sofrer. Frente a isso, voce se auto julga e julga todas as possíveis relações porque não quer sofrer.
Então precisa agora curar seu emocional, sanear esta percepção erônea que tem;
Precisa se conhecer, conhecer como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar as circunstâncias do dia a dia.
Psicoterapia é ao caminho... certificar-se, autenticar a ti mesma segunda as coordenadas da vida e saber usar o sistema em seu benefício.
Abraços

5817 respostas

3 JUN 2022

Olá Riquelme.
Grata por sua participação aqui.
As pesquisas indicam que as "paixões"duram em média 2 anos e que após esse período os "apaixonados" passam a reconhecer no par comportamentos que não aprovam mais, ou se cansam da convivência. Os relacionamentos à longo prazo estão baseados em valores e afinidades que devem observadas e desenvolvidas em si mesmo para que possam ser reconhecidas antes mesmo de iniciarmos os relacionamentos afetivos, sociais, amorosos e profissionais. Cabe aqui aquela frase que diz que "Se você não sabe para onde vai qualquer caminho serve". Se você quer chegar mais rápido, abreviar o caminho e sofrer menos sugiro que se foque em si mesmo, no seu autoconhecimento, desenvolva a auto estima e assertividade que é a comunicação mais positiva. Faça terapia para olhar para o seu interior uma reflexão nas áreas dos relacionamentos sociais e tudo o que implicar ter sucesso nessas áreas. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 JUN 2022

Olá
Acredito que temos que avaliar muita coisa antes de dizer se há um problema efetivamente. É certo que há um desconforto, algo que incomoda, o que já geraria um ganho na busca por um processo de terapia. Entretanto, compreendo que seis meses talvez não seja tempo suficiente para que algumas feridas cicatrizem. Penso que a melhor forma de passar por isso com espaço para que essas dores sejam compreendidas seria dando início a um acompanhamento terapêutico.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

3 JUN 2022

Olá Riquelme! Obrigado por escrever. Certamente precisaremos te conhecer em mais detalhes para te ajudar. Pelo texto que escrevestes, é possível ponderar algumas coisas:
- O grande namorado de cada pessoa é ela mesma. Será que você está tendo respeito por si mesmo, colocando limites a partir de referências tuas?
- Primeiro se conhece pessoas, depois constrói-se qualidade de vínculos. Somente após é que se administra, com alguma delas, pelos qualificativos diferenciados, a possível construção de namoro.
Será recomendável rever autoestima, autoconfiança, rotina de vida, metas e objetivos.
Estaremos a disposição para tanto.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maior parte dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos. São atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Volte a usar máscara; a dengue está aumentando, embora disfarçada pelos sintomas mais leves, devido a vacina. Evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.