Entre a razão e o coração

Feita por >Patricia França · 26 fev 2015 Terapia de casal

Estou a ponto de terminar meu namoro porque meu namorado fala que vai mudar seu comportamento e não muda. Ele às vezes é muito grosso comigo e me sinto humilhada. Meu coração diz para eu dar mais uma chance, mas minha razão diz que ele não é homem para mim. O que eu faço? É possível que ele mude de verdade? Como?

A melhor resposta 27 FEV 2015

Ninguém muda ninguém, a mudança vem da motivação e necessidade interna de melhorar algo em sua própria vida. A dificuldade da relação faz você se sentir mal com isso, mas o seu apego emocional ao seu namorado o prende a ele. Uma psicoterapia poderia fazer você compreender melhor seus sentimentos e a dinâmica do seu relacionamento.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 MAR 2015

Sim é possível sim, dependerá muito dele.Na verdade devemos está em um equilíbrio, coração e razão.Se está em um lado somente, então não está bem.Tudo deve estar juntos equilíbrio a razão com a emoção.Psicólogo ajudará você ter um equilíbrio e também conseguirá tomar sua decisão sem culpa.

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

28 FEV 2015

Patricia

Sinto dizer a você que o seu namorado só vai mudar de comportamento quando ele se sentir angustiado ou prejudicado pelo comportamento dele. Na realidade ele tem um ganho secundário em ser assim desse jeito e não vai "largar o osso" em quanto isso não afetá-lo diretamente. O que vc pode fazer é comunicá-lo que o jeito dele nessas ocasiões não te agradam, ao contrário, te aborrecem e muito e aí talvez ele por medo de te perder, resolva reavaliar o seu modo de ser e consequentemente mude ou passe a agir diferente. É isso.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

27 FEV 2015

Ao mesmo tempo dois extremos tão próximos: Razão e Coração!!!! Tudo na vida se constitui de um certo equilíbrio, precisamos estar sempre em monitoramento nesse aspecto. O coração é fundamental para nos confortar diante de situações que passam pelo sentimento e pela emoção, precisamos deles para construção pessoal própria e ao mesmo tempo, a razão nos facilita enquanto ponto de equilíbrio, a qual nos fornece a vivência pelas regras e condutas.
Em um relacionamento seja ele afetivo, familiar ou social; precisamos estar sempre pesando as coisas, colocando-as na balança! Uma decisão só é bem tomada diante das circunstâncias, se algo não vai bem e isso é um dificultador da relação, precisamos pensar e refletir! Coloque na balança e perceba qual a intensidade desses fatos negativos você vivência em seu relacionamento e veja o que mais pesa para você. Lembre-se que na maioria das vezes o ser humano precisa do outro para ajudá-lo, o Acompanhamento Psicológico é uma ótima sugestão para esses impasses que a vida nos coloca.

Consultório Particular Gabriela Moreira Psicólogo em Betim

8 respostas

27 FEV 2015

Prezada Patrícia,
Todo ser humano na vida se depara com questões existenciais e de escolha que vão mudar o futuro da mesma. Nada garante que ele mude. Mas, enquanto casal, podem tomar uma atitude. Sugiro que procurem um terapeuta.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

27 FEV 2015

Olá Patricia

Realmente não há como garantir que o seu namorado mude de comportamento, mesmo se você tentar adotar uma postura diferente para tentar estimular essa mudança. Se ele não estiver motivado ele pode preferir se esquivar desse assunto e continuar se desculpando e fazendo promessas, o que vem funcionando pois vocês ainda estão juntos, ou ele mesmo entender que a situação está insustentável e encerar o relacionamento.
Essa foi a razão falando.
A emoção diz que você deve sim tentar mudar o seu comportamento e vez como ele reage e o quanto ele está disposto a mudar, a conceder e a fazer diferente para fazer o relacionamento de vocês dar certo!
Não existe formula mágica. Tentativa e erro. Boa sorte e coragem!

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

27 FEV 2015

Infelizmente é impossível saber se ele poderá ou não cumprir as promessas que faz. Mas uma coisa é certa você só terá resultados diferentes se agir de maneira diferente, e o que você pode controlar são os seus comportamentos e não os dele. Uma alternativa a mais que você pode ter é buscar orientação para lidar com essas questões que lhe incomodam e entender o que é este homem ideal para você, e assim ter mais de clareza sobre o que mantém o relacionamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

26 FEV 2015

Patrícia, boa noite!
Há uma máxima que diz que 'ninguém muda ninguém".
Se você está incomodada com um relacionamento e a outra parte não está dando sinais de que investe nesse laço tanto quanto você gostaria, você tem a escolha de permanecer ou mudar. A mudança aqui cabe a você. Enfrente seus medos e busque aquilo que não cause tanto sofrimento a você. Se for difícil esse processo, busque ajuda.
Abraços

Psicóloga Juliana Carolina Marques Psicólogo em Belo Horizonte