Como decidir entre razão e coração?

Feita por >Rafaela · 18 abr 2016 Psicologia clínica

Estou na dúvida entre duas pessoas totalmente distintas. Uma é o meu ex de três anos e a outra pessoa é um paquera que estou conhecendo. Tenho medo de tentar novamente com a pessoa e não dar certo, pois desgastou um pouco, mas ele está super disposto. Tenho medo de ficar com o paquera e quebrar a minha cara. Como saber qual decisão tomar se minha razão diz para tentar e ao mesmo tempo meu coração quer ficar com outra pessoa?

A melhor resposta 18 ABR 2016

Rafaela, bom dia!
Primeiramente fico muito feliz por você em seu relato estar começando a se perceber nas suas relações. Em seu discurso há uma história com várias emoções, expectativas e sentimentos que ainda estão em processo. Não há como ser taxativa e nem assumir uma responsabilidade de decisão e atitudes que são do paciente, só você poderá ter consciência de suas escolhas e tomar responsabilidades pelos seus atos em de acordo com o seu jeito de ser, sentir e viver. Bem como, as expectativas que você está criando ao escolher um ou outro, pois toda expectativa vem acompanhada de frustração.
Seria importante você procurar profissionais em sua cidade que possam te ajudar nesta situação através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Quando nos relacionamos amadurecemos em lidar com outra pessoa que tem seus valores,religião, família, formas de se expressar... diferentes dos nossos e que precisaremos sempre conversar e negociar para conhecer e conviver. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

21 ABR 2016

Boa noite, Rafaela!!
Realmente decidir entre o coração e a razão não é tarefa fácil. Principalmente pelo fato de que o objetivo primordial de nossa personalidade e nosso psiquismo é eliminar o máximo possível o nível de conflito interno que alimentamos durante a vida para, assim, atingir níveis maiores de satisfação, saúde e bem estar!
Para isso acontecer, a psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento, percepção dos sentimentos e emoções e, neste caso, ajudará você a compreender que qualquer escolha na vida requer um risco! Ou seja, nem uma das duas opções têm garantias!
Procure um psicólogo para dar início a uma relação mais profunda consigo mesma! Essa atitude facilitará você nas relações também com outras pessoas!

Estou à sua disposição!
Abraço!

Psicóloga Lizia Barcellos Psicólogo em São José

16 respostas

20 ABR 2016

Boa noite Rafaela.
Você precisa decidir, siga o seu coração, e caso vc se arrependa pelo menos decidiu. Quando estamos em dùvida nossa energia fica dividida, isso não ajuda.
Lembre-se, que o que vc conhece, mais ou menos vc já sabe onde vai dar.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri