Ela me faz sentir culpada

Feita por >Eliane · 30 jul 2020 Terapia de casal

Minha parceira faz com que eu me sinta culpada por uma coisa onde foi ela quem errou. E eu me sinto mal. Tento argumentar e o diálogo vira briga. Eu discordo e ela discorda. Nunca entramos em acordo. Eu até penso em ceder, mas não acho correto eu me calar, me sacrificar só porque ela é estourada. Digo pra termos uma conversa calma e sem gritar ela diz que quero dar uma de perfeita. E se falo que não quero um relacionamento assim, que brigar toda hoje eu não estou contente, ela diz que eu nao tenho responsabilidade emocional. Que falo que amo mas nas brigas nao quero mais.
Só nao quero mais porque nunca tem diálogo sereno, sempre tem que estourar.
Eu a continuo amando, acima de tudo como pessoa. Estarei aqui caso ela tenha uma doença. Mas como relacionamento não é o que quero pra mim.
Mas ela faz com que eu me sinta mal por querer desistir sempre.
A verdade é que eu sempre volto atrás.
Lendo seu texto percebi que posso estar dependente emocionalmente.
Me sinto muito culpada em deixa-la. E tenho medo de não conseguir manter distância se eu terminar.
Me ajuda

A melhor resposta 31 JUL 2020

Olá Eliane!
É com respeito que acolho sua dor e sua história e eu sou uma pessoa que gosto sempre de trazer uma analogia pras coisas que eu quero falar para que as pessoas entendam de uma forma mais clara. Imagina que você está em um avião e ele começa a perder altitude e as máscaras caem, a orientação é que primeiro você coloque a máscara em você pra depois tentar ajudar o outro senão você pode ficar sem oxigênio e morrer. Eu li o que você falou e isso me veio a mente, eu acredito que você deve ter sentimentos, pensamentos e vontades, afinal todos nós temos. Mas quando passamos a nos calar apenas para que o outro fique bem, quando tentamos ser fortes o tempo inteiro, suportar e aguentar em algum momento o amor próprio começa a rachar e pequenos caquinhos vão caindo de você aos poucos até você não suportar mais. Então o que eu quero te dizer é que em nenhum momento estou te influenciando a ficar ou não com essa pessoa, mas o que eu preciso colocar em evidência é que primeiro você precisa respeitar quem você é, seus limites, para conseguir se sentir forte em qualquer relação. Eu entendo que buscar o equilíbrio no meio de tudo isso entre o abrir mão e permanecer resistente a determinada escolha é difícil, gera conflito. Se você desejar se aprofundar mais em nossa troca estou disponível.

Psicologia Samara Dias Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

31 JUL 2020

Olá Eliane! Obrigado por participar. Começando pelo seu título: "Ela me faz sentir culpada", há uma delegação de poder. Isso não é razoável. A responsabilidade por você se sentir culpada, é transferida, no título, para ela. Isso não resolve porque nem ela aceita como legítimo o argumento, nem alivia sua culpa. O outro somente faz comigo, o que permito. Nesse caso específico, você atribui a ela, mas não é ela que te faz. Não há como fazer a consciência do outro sentir o que queremos. Quando as pessoas brigam com significativa frequência, sem ter situações de calma e diálogo, certamente a troca não está sendo boa a ponto de duas harmonias internas se encontrarem, poderem se conversar. Você pode se distanciar de todos, menos de si mesma, embora seja importante interagir com pessoas, mas de forma colaborativa, em ambiente de boa troca.
Quem não está essencialmente consigo mesmo, não pode conseguir estar inteiro com o outro. A única chance que temos de estar próximo do outro, de forma positiva, é estarmos próximo de nós mesmos, com harmonia.
Pelo relato, ela e você precisam resgatar a essência pessoal, para poderem ouvir o diferente sem perderem a estabilidade. A ciência psicológica, pode contribuir muito por vocês.
Espero ter contribuído. Estarei à disposição para explicações e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.