Minha mente sempre arruma um jeito de me fazer sentir culpa.

Feita por >Junior · 30 abr 2019 Teste de personalidade

Minha mente arrumou um jeito de me fazer sentir culpa quando acontece algo com alguém...
Quando fico sabendo que alguém está muito doente, passa rapidamente um pensamento de como se eu quisesse o mal daquela pessoa e se esse mal realmente acontece, a minha mente joga a culpa em mim....
Então, é um pensamento que jamais queria ter, pois eu sei que vou ficar mal depois e mesmo assim esse pensamento vem, pra me fazer sentir culpado !
Preciso de ajuda, por favor

A melhor resposta 1 MAI 2019

Olá Junior
obrigada por nos contactar.
Você relatou alto que parece ser um sintoma de pensamentos obsessivos, que podem estar relacionados ao Transtorno obsessivo-compulsivo. Mas só uma avaliação psicológica completa poderá dar esse diagnóstico correto. É apenas um sintoma.
De qualquer forma, uma psicoterapia poderá te ajudar bastante, para te ajudar a entender o que está por trás dessas ideias. Geralmente é um transtorno de ansiedade que está causando esses pensamentos obsessivos.
A maneira como pensamos e interpretamos as ocorrências do mundo e as ações das pessoas pode ser um gatilho para problemas emocionais arraigados, quase inconscientes, e que uma terapia poderá desvendar.
Em conjunto com medicações apropriadas, um tratamento poderá te ajudar.

Estou à disposição, caso tenha interesse.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

20 MAI 2019

Culpa é um sentimento muito ruim e angustiante, ja tentou buscar ajuda de um Psicologo, você deve estar sofrendo muito e nesse momento precisa de ajuda

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

7 MAI 2019

Ola Junior tudo bem?
Acredito que você precisa passar por um processo de terapia para entender esse mecanismo que faz você sentir essa culpa.
Abraços
Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo