E se não tiver cura?

Feita por >Fernanda · 27 abr 2022 Psicanálise

É possível um psicanalista ou psiquiatra errar no diagnóstico ou não encontrar a cura para algum transtorno ou mesmo não conseguir diagnosticar o problema do paciente? Faço terapia e uso medicamentos há anos, tenho TOC, ansiedade, pensamentos obsessivos, mas carrego comigo uma sensação de que meu problema nunca vai ser resolvido.

A melhor resposta 30 ABR 2022

Olá Fernanda, espero que esteja tudo bem com você!

Quando estamos passando por algum tipo de tratamento para nossa saúde, pode acontecer daquele tipo de tratamento não está dando o resultado esperado para nossa melhora pessoal, e isso acontece com Psicólogos, Médicos, Fisioterapeutas, etc. No seu caso pode ser que seja necessário você buscar um outro tipo de tratamento que possa realmente fazer a diferença em sua qualidade de vida. Cabe a você buscar um outro Psicólogo que tenha uma outra abordagem, e até mesmo um outro Psiquiatra, se for o caso. De qualquer forma, é muito indicado você ter um bom Psicólogo te acompanhando regularmente. Um tratamento psicoterápico pode te ajudar muito na melhora de sua qualidade de vida. Busque um profissional com quem você tenha identificação e empatia, e permaneça um tempo com ele, de maneira regular e consistente. A presença de um Psicólogo nestes casos é imprescindível para que outras leituras da realidade de sua vida possam ser postas, e estratégias possam ser traçadas para um bom desenvolvimento de sua vida. Adotando essa indicações, o seus problemas pode ter uma melhora significativa, e sua vida poderá transcorrer de maneira mais satisfatória para você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 ABR 2022

Oi Fernanda,
Seu problemas pode ser resolvido sim.
Tudo tem cura, desde que seja entendido qual o verdadeiro problema;
Medicamento não cura isso Fernanda, por isso já está em descrédito de ti mesma... está esperando que os medicamentos te cure.
Quem cura é somente a tua consciência.
Quando voce souber como voce funciona, fica dona da sua vida.
Abraços

5817 respostas

28 ABR 2022

Olá Fernanda! Que bom que você perguntou isso! Questões que envolvem as emoções, sentimentos e motivações, aparecem mescladas com diversos componentes. Apurar diagnósticos, únicos, puros, certeiros, não acontece. Erros de diagnósticos, acontecem. O costuma ser regular e razoável, é situar o fator preponderante. O centro da solução do teu problema está nas modificações essenciais que você fará em tuas viagens e situações físicas e mentais. Muitas vezes a palavra cura indica afastamento de realidade, por supor um afastamento radical e pleno de determinados problemas. O dentista não declara para as pessoas que elas nunca mais terão cárie, os cardiologista não declara que a pessoa nunca mais terá problema cardíaco, que dirá o psicólogo. Quando envolve emoções, sentimentos, enganos perceptivos, há uma certa quantidade em todos nós. A questão é a dosagem. Acontece que há pessoas que costumam olhar muito para certos aspectos, ocupando-se mais do que deviam deles, legitimando adoecimentos, que para outros, são níveis administráveis dentro de certo conforto.
Estou a disposição para melhores fundamentações.
Abraços virtuais (A pandemia ainda está viva, há muitos falsos políticos, mais ainda, há falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Mantenha proximidade afetiva, mas evite aglomerações.

8604 respostas

28 ABR 2022

Oi Fernanda.
É possível sim haver erro, equívoco, pois o subjetivo que é a mente humana, pode sim por muito tempo parecer uma coisa sendo outra.

O importante é continuar buscando, converse com seus profissionais sobre sua preocupação, de não sentir mudança e estar te afetando tudo isso.
Veja se eles mudam a forma, conversem sobre nossas formas e possibilidades.

A vida é movimento, já ouviu isso? Continue trabalhando nisso, se necessário busque novas opniões.

Espero que consiga encontrar algo logo.
Qualquer coisa estou a disposição para conversarmos.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho