É preciso ter relações sexuais para saber se sou hetero?

Feita por >Yusuke Urameshi · 1 out 2020 Orientação sexual

É necessário um homem, que nunca sentiu atração por homens e sempre sentiu atração por mulheres, ficar com uma mulher para ter certeza que é hetero, ou a pessoa já sabe disso pela atração sexual? É possivel que essa pessoa fique com uma mulher, não goste e seja gay?

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá! Essa sua pergunta é muito subjetiva, as vezes ainda que hétero você pode ter relações com uma mulher e não senti essa "conexão" que eu acredito que seja o que lhe vem intrigando, fazer sexo não é pré-requisito para definir sua sexualidade, continue observando a si mesmo com carinho, logo você saberá a resposta. Fique tranquilo.

Camilla Leite Psicólogo em Feira de Santana

2 respostas

6 OUT 2020

Caro YusukeUrameshi, a sexualidade na vida adulta é definida pelos nossos sentimentos, pensamentos e desejos e não pelo ato sexual em si, então não é preciso fazer “experiências” sexuais para definir se é hetero ou homossexual. O que é necessário é o autoconhecimento, saber como você se define, se vê, o que sente, o que deseja, o que lhe atrai. Para a promoção deste autoconhecimento, a psicoterapia é o ambiente ideal, um ambiente seguro, sem distinção ou preconceito, no qual você estará livre para se expor e se encontrar. Espero ter ajudado.
ATT
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

2 OUT 2020

Olá! Grato por escrever. Acontece de começar exatamente pelo contrário: dado o desafio de lidar com o diferente: o sexo complementar, a maior facilidade de estar em lugares preservados com pessoas do mesmo sexo; uma parte dos adolescentes, acaba por viver uma experiência sexual homossexual, não que sejam homossexuais, mas porque a oportunidade de dar vasão á energia de lidar com a curiosidade, acontece, nessa configuração, com muito maior facilidade. Depois predomina a busca heterossexual.
Não é preciso ter relações para saber. A sexualidade é muito maior do que homem ou mulher. Cada homem e cada mulher constrói uma identidade pessoal. Assim dá para dizer que cada pessoa é única, que eu sou um homem diferente de todos os demais homens. A sociedade apresenta a tradição de facilitar a vida dos que vivem a heterossexualidade ( em análise mais superficial). A sexualidade é uma construção altamente rica, íntima, que quando acontece com a inteira harmonia entre a pessoa e suas trocas sociais, é muito saudável.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de longa permanência de alta taxa de contágio da pandemia, redobremos os cuidados: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, espírito de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8709 respostas

2 OUT 2020

Olá Yusuke.
Grato por sua pergunta.
Antigamente muitos pais, tios, ou outras pessoas ligadas aos rapazes que completavam 18 anos os levavam pessoalmente às "casas de prostituição" para que eles provassem que eram "Homens".
Mas respondendo à sua primeira pergunta a resposta é não. Você não precisa ter relação com uma mulher para saber se é hetero. Você pode sentir isso desde pequeno e só ter interesse e atração por mulheres. Se você tiver convivência na escola, igreja ou grupos sociais com as mulheres isso ficará bem evidente.
A resposta à sua segunda pergunta depende das circunstâncias em que viveu a infância ou adolescência. Se foi num ambiente muito controlador e cheio de preconceitos na área da sexualidade, se viveu muito isolado de amigos, sem vida social, entre outras áreas importantes para o seu desenvolvimento, talvez para melhorar a sua sobrevivência naquele ambiente e fugir das críticas e repreensões preferiu se dedicar mais a outras áreas da vida que não à sexualidade, pode ser que não conseguiu se expor e ter certeza dos sentimentos, sensações necessárias para essa afirmação. De qualquer forma na medida em que essa aproximação, convivência e envolvimento sexual acontecer poderá obter a resposta que almeja. Essas descobertas não deve ser impostas e sim vivida na hora e tempo oportunos sem estar sujeitas à cobranças impostas por amigos ou qualquer outras pessoas a não ser por você mesmo, à seu tempo.
Espero ter ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba