É preciso fazer algum tipo de exame antes de começar uma psicoterapia?

Feita por >Rosi Santos · 19 jan 2015 Psicologia clínica

Tenho problemas no meu trabalho e preciso de ajuda urgenrte

A melhor resposta 26 JAN 2015

Não. A indicação para a psicoterapia é alguma queixa, ou seja, algo que esteja incomodando a funcionalidade de sua vida.

3 FEV 2015

Olá Rosi, não é preciso nenhum tipo de exame para se dirigir um tratamento psicoterapêutico, a necessidade advém de conflitos internos e externos na vida do indivíduo e o principal para o tratamento dar certo, é o desejo da pessoa.
Existem casos em que outros especialistas nos encaminham indivíduos devido a alguns resultados de exames, como por exemplo: epilepsia, carcinoma, aborto, hipertensão, obesidade, anorexia, enfim... Mas, não é necessário esperar pelo encaminhamento médico a partir do momento em que o paciente sinta o desejo de conhecer nosso serviço.
O profissional de psicologia trabalha com sinais e sintomas.

2 FEV 2015

Não há necessidade.
Para agendamentos, favor contatar.
Atenciosamente,
Bruno Caldas

Bruno Caldas Psicólogo e Hipnoterapeuta Clínico Psicólogo em São José dos Campos

1 resposta

29 JAN 2015

Acredito que isso seja um tanto relativo, e depende de cada caso.
Há situações por exemplo onde o indivíduo possui variações comportamentais, devido ao seu meio biopsicossocial, e deste modo, é necessário um trabalho multiprofissional, onde cada um faça sua tarefa para melhor qualidade de vida do sujeito.

O exame nada mais é do que uma verificação de seu estado de um modo geral, por outro lado, não tem a tecnologia suficiente, para detectar uma dor emocional, e somente resultados dela, como por exemplo a alta produção de cortisol, como no caso de stress.
As pessoas que procuram uma psicoterapia, ou são encaminhados por algum médico, ou estão lá para buscar uma qualidade de vida melhor. E em relação a exames, isso é um tanto limitador, e ao mesmo tempo relativo, pois há exames que possam sim verificar uma necessidade de psicoterapia, mas acredito que médicos de um modo geral não estão preparados o suficiente para detectar essa urgência e promovem a cura do paciente, unicamente baseado em medicamentos.
Por fim, exames podem sim auxiliar para que posteriormente aja uma procura a psicoterapia, mas ainda, é um tanto que relativo, pois não existem exames que detectam muitos dos sofrimentos psicológicos, deste modo, podemos falar que não há uma necessidade obrigatória para que se faça um exame, para posteriormente, fazer uma psicoterapia.

Marcio Gomes Pereira Jr. Psicólogo em São José dos Campos

7 respostas

29 JAN 2015

Depende do que você está sentindo, mas não é imprescidivel. Você pode procurar a terapia e lá terá orientação se sera necessário algum exame ou tratamento conjunto com outro profissional.

28 JAN 2015

Não é necessário fazer algum tipo de teste para iniciar a psicoterapia. Para iniciar esse tipo de atendimento psicológico o indivíduo precisa reconhecer a sua necessidade para realizar esse acompanhamento psicológico e agendar a entrevista inicial com o psicólogo.

28 JAN 2015

Cara Rosi, se não há nenhuma suspeita de doenças de ordem físicas, não há necessidade de nenhum exame. No entanto, dentro do processo, o psicoterapeuta que acompanhá-la pode verificar a necessidade e pedir que você procure um médico.

28 JAN 2015

Não é preciso, Rosi! A psicoterapia pode ser realizada por qualquer pessoa que sinta a necessidade deste tipo de acompanhamento. Basta procurar um profissional psicólogo para realizar a avaliação inicial.
Att,

Geanne C Santos CRP 5/32649
Especialista em Psicologia Clínica

28 JAN 2015

Olá Rosi Santos,

Não é necessário nenhum tipo de exame antes de iniciar uma psicoterapia. Para que você possa começar é necessário primeiro contatar um psicólogo que possa ajudar em sua necessidade.

Estou à disposição,
Atenciosamente,
Marina.

28 JAN 2015

Não, a psicoterapia é um trabalho realizado por um psicólogo clínico, com o objetivo de ajudar os pacientes a resolverem seus problemas e/ou dificuldades que os mesmos não estão conseguindo solucionar sozinhos, através de uma escuta qualificada.

Consultório ViverPsi Psicólogo em Americana

1 resposta

27 JAN 2015

Boa noite Rosi,
não é necessário a realização de nenhum exame, apenas o desejo de fazer psicoterapia, para que o processo se inicie.

Mônica Soares Psicólogo em Recife

9 respostas

27 JAN 2015

Não é necessário fazer exame algum. Basta que você tenha a intenção de se conhecer melhor ou trabalhar com o psicólogo questões pontuais.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

27 JAN 2015

Olá Rosi. Não, não é necessário qualquer tipo de exame. Para começar uma terapia o fundamental é que você esteja com vontade interior de buscar equilíbrio e harmonia em sua vida.

27 JAN 2015

Olá Rosi. Não, não é necessário nenhum tipo de exame para iniciar uma psicoterapia. O importante é sua vontade interior de buscar equilíbrio e harmonia em sua vida.

27 JAN 2015

A psicoterapia pode ser indicada pelo seu médico, ou pode surgir por demanda espontânea, ou seja, você mesmo procurar. Então não há necessidade de exames prévios.

27 JAN 2015

Depende do caso e do tipo de problemas que está tendo. Exame clínico (anamnese/histórico) e em alguns casos avaliação neuropsicológica (testes) na qual irá avaliar as funções cerebrais são bastante utilizados.

27 JAN 2015

Não é necessário, mas se vai usar psicólogos da rede referenciada do seu plano de saúde, talvez a operadora deste exija encaminhamento médico. Verifique junto ao seu plano, se for o caso.

Atenciosamente,
Viviane Cornachini

27 JAN 2015

Não. A terapia é indicada quando você precisa de orientação sobre questionamentos que interferem em sua saúde e que poderá levá-lo a uma piora.

27 JAN 2015

Rosi, bom dia!
Não é necessário nenhum exame físico. Apenas uma avaliação psicológica na primeira consulta, que poderia ser feita comigo mesma.
Entre em contato.
Atenciosamente,
Andrea Vicentin
Psicóloga
CRP:06/108346

Anônimo-207420 Psicólogo em Campinas

1 resposta

27 JAN 2015

Olá, para começar uma psicoterapia é necessário sentir desejo de mudar e de se conhecer, não é necessário fazer nenhum tipo de exame nem prova.
Susana

27 JAN 2015

A primeira consulta no processo psicoterápico faz uma análise da queixa. É o que chamamos de anamnese. A partir daí, é possível desenvolver o processo de ajuda.

27 JAN 2015

Rosi, bom dia! Não é necessário nenhum tipo de exame para iniciar a psicoterapia. Ela é indicada em casos de problemas que estejam de alguma forma prejudicando alguma área de sua vida ou em casos em que queira se conhecer melhor.

27 JAN 2015

Existem vários motivos para a busca da psicoterapia, desde problemas profissionais, relacionais, emocionais até para autoconhecimento. Apenas é necessário uma consulta inicial, na qual o psicólogo irá fazer uma avaliação prévia para verificar qual será o melhor trabalho na psicoterapia, se precisa de mais algum encaminhamento.

26 JAN 2015

Oi Rosi, para realizar psicoterapia basta querer, ter o desejo de se conhecer melhor ou ter alguma demanda/queixa a ser trabalhada junto com o psicólogo. Havendo o desejo de auto conhecimento a psicoterapia é indicada.
Excelente dia!

Karine de Toledo Pereira Saito Psicólogo em São Paulo

5 respostas

26 JAN 2015

Não. Na verdade, a procura pelo psicólogo deve ser espontânea. É claro que isso se dá através de algo/situação/emoção que o mesmo não esteja conseguindo lidar em sua vida diária.

Espaço Terapêutico Reluz Psicólogo em São Paulo

1 resposta

26 JAN 2015

Não é necessário. Alguns planos de saúde exigem um encaminhamento médico para a liberação das sessões. A psicoterapia é indicada tanto para alguém que tê alguma questão ou problema, quanto para aqueles que desejam se conhecer melhor.

Andreza Fonseca Psicólogo em Belo Horizonte