É preciso fazer algum tipo de exame antes de começar uma psicoterapia? #2

Feita por >Rosi Santos · 19 jan 2015 Psicologia clínica

Tenho problemas no meu trabalho e preciso de ajuda urgenrte

A melhor resposta 26 JAN 2015

Não. A indicação para a psicoterapia é alguma queixa, ou seja, algo que esteja incomodando a funcionalidade de sua vida.

26 JAN 2015

Olá Rosi! Não há necessidade de nenhum exame antes de começar a psicoterapia. Basta vc entrar em contato c o profissional e marcar a primeira consulta. E não há tempo a perder! Boa sorte! Abrç.

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

26 JAN 2015

Não é necessário fazer exames antes; a própria pessoa precisa sentir a necessidade de entrar em psicoterapia.

Cristiane Malatesta Campos de Carvalho Psicólogo em Rio de Janeiro

16 respostas

26 JAN 2015

Não. Se você diz ter problemas no trabalho com certeza a terapia poderá ajuda-lo a resolver seus questionamentos e evitar que isso interfira em sua saude.

Agda Gomes Nicacio Da Silva Psicólogo em Blumenau

1 resposta

26 JAN 2015

Olá Rosi!
Não é necessário passar por nenhum exame antes de iniciar a terapia, basta que você sinta esse desejo - seja devido a algum problema pelo qual esteja passado ou pelo vontade de conhecer melhor a si mesmo e desenvolver suas potencialidades.
Caso durante as consultas o psicólogo identifique algum transtorno que mereça atenção médica e possível medicação (tal como transtorno bipolar, esquizofrenia, casos de depressão grave, etc) ele irá te sugerir que consulte um médico.

Abraço.

Lívia Ferrão.

Lívia Ferrão Psicólogo em Vitória

5 respostas

26 JAN 2015

Olá Rosi
Para começar uma psicoterapia não é necessário fazer nenhum tipo de prova nem exame, só é necessário a vontade e o desejo de se conhecer e o compromisso com a terapia.
Atenciosamente
Susana

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

26 JAN 2015

Não é preciso, a primeira consulta é uma anamnese onde o profissional analisa o caso para determinar qual o melhor tratamento a ser realizado.

Yuri Amaro Langermans Psicólogo em Embu das Artes

1 resposta

26 JAN 2015

Não, quem deve sentir a necessidade de procurar acompanhamento psicoterapeutico é o indivíduo, e isso depende apenas das condições emocionais da pessoa.

João Fornasieri - Sexologia & Terapia de Casais Psicólogo em Ribeirão Preto

5 respostas

26 JAN 2015

O primeiro passo pra iniciar o processo Psicoterapêutico não é um exame, mas sim uma disposição para "navegar por águas antes desconhecidas". Quando tomamos essa decisão, precisamos de disposição para entrarmos em um processo de autoconhecimento que em alguns momentos pode trazer um desconforto, mas seus resultados são sempre positivos.
Ao falarmos de trabalho, este pode ser o contexto em que você percebe mais dificuldade, mas talvez adaptações em suas atitudes e comportamentos lhe proporcione benefícios em todas as suas relações sociais.
Busque um profissional que lhe proporcione confiança e conforto, pois ele será de suma importância nessa caminhada!

Um abraço!

Weslley Carneiro

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

26 JAN 2015

A principio não, isto é verificado no processo diagnostico, abraços!

Ana Caroline Módena Psicólogo em São Paulo

1 resposta

26 JAN 2015

Bom dia. Não é preciso fazer exames, basta procurar um profissional que se identifique para trabalhar suas questões com você. Caso vá usar plano de saúde, o convênio pedirá avaliação do médico psiquiatra para liberar o número de sessões. Contudo, há um número máximo de sessões por ano.

Fabiana Villas Boas da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

26 JAN 2015

Cara Rosi!
É necessário antes de tudo , uma avaliação Psicologica da sua queixa principal , pois caso haja a suspeita de alguns fundamento físico, o próprio psicólogo te encaminhará ao especialista condizente.
Espero ter te ajudado!
Att.,Monica Androli
Psicóloga

Psicóloga Monica Androli Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

26 JAN 2015

Não. Basta que sinta necessidade de iniciar o processo terapêutico

Psicóloga Poliana Cristina Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

26 JAN 2015

Depende de sua queixa, qual seria?

26 JAN 2015

Olá, depende de sua queixa, qual seria?

26 JAN 2015

Olá Rosi
Não é necessário um exame antes de iniciar uma terapia. Mas se você procurar atendimento através de convênio de saúde, talvez seja necessário um pedido médico para iniciar, sempre cheque com o convênio antes.
Para iniciar uma psicoterapia é vantajoso que o paciente possa escolher o profissional com quem ele se sente mais à vontade, para isso é possível fazer uma primeira entrevista com diversos Psicólogos antes de efetuar sua escolha . Depois que escolher o profissional é hora de fazer um contrato verbal para estipular horário, frequência, valor e modo de pagamento.

Consultório Prando Psicólogo em São Paulo

4 respostas

26 JAN 2015

A primeira sessão consta de uma avaliação psicológica, na qual se procura por uma demanda à sua queixa e apartir da qual, poderia se determinar a necessidade de se iniciar a psicoterapia, cabe lembrar que psicoterapia consiste em um numero indeterminado de sessões que se extende e varia dependendo da evolução que a pessoa aprensenta ao longo do processo. Há demandas que não necessáriamente requerem por psicoterapia, podendo serem resolvidas em até 4 sessões, são o que chamamos de atendimento breve. Procure por um profissional e faça a avaliação inicial para poder tirar suas duvidas, espero ter lhe ajudado a esclarecer.

Yolanda Minguez de Juan Psicólogo em Barueri

5 respostas

21 JAN 2015

Olá, Rosi.

Não há uma necessidade formal para o início de terapia. No entanto, em uma primeira sessão agendada, seu/sua terapeuta poderá conversar com você acerca de sua demanda (o motivo que lhe faz buscar um processo psicoterapêutico). Tal conversa inicial é importante, pois, além de dar início ao vínculo terapêutico, ela irá direcionar o foco do olhar clínico na terapia. Cada pessoa é única. Dessa forma, cada processo psicoterapêutico também o é.

Saudações e espero que tenhas um bom processo psicoterapêutico, caso inicie.

Diego do Nascimento Mendonça Psicólogo em Curitiba

14 respostas

21 JAN 2015

Olá, quando pensar em fazer terapia, agende! Nosso inconsciente é soberano. No dia em que acordar pensando em fazer terapia, agende! Abs. Psicologa Cida Santos

21 JAN 2015

Bom dia Rosi. Não é necessário um exame ou teste, porém considero importante uma conversa informal antes da consulta. O mais importante na relação entre o cliente e o terapeuta é a empatia, confiança estabelecida entre ambos. Saudações, Célia Jovanka.

20 JAN 2015

Depende, quando o paciente apresenta sinais de depressão, sempre peço para fazer um exame de tireóide para saber se o caso não é clínico. E também há outros transtornos que podem ser de fundo neurológico e necessitam de exame para comprovação.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

20 JAN 2015

Não é necessário.

Clínica Casule Saúde e Bem-estar Psicólogo em Juiz de Fora

2 respostas

20 JAN 2015

Olá, Rosi. Não é necessário nenhum exame, o mais importante é perceber que a terapia poderá ajudá-la em muitas áreas de sua vida, tanto na resolução de problemas quanto na melhoria de suas capacidades. Verifique se alguém pode lhe indicar um profissional de confiança, caso contrário, sites como esse sao válidos para consultar um profissional ético e comprometido próximo de onde você reside. Boa sorte.

Psicóloga Stella Caldas Psicólogo em Atibaia