É possível saber que esta delirando?

Feita por >Victornovent · 9 jun 2024 Ansiedade

Sinto ansiedade nas interações sociais e penso que essa ansiedade é proveniente de uma paranoia/delirio. Minha dúvida é se é possível eu saber que estou tendo paranoia/delírio e ao mesmo tempo descrever a paranoia/delirio para alguém ou profissional de saúde e ter crítica que não é real a paranoia/delírio?

A melhor resposta 3 JUL 2024

Olá,

Sua pergunta é muito relevante e demonstra um alto nível de autoconhecimento e reflexão sobre suas próprias experiências. Vamos abordar sua questão de forma detalhada.

1. **Entendendo a Ansiedade Social**: A ansiedade nas interações sociais é uma experiência comum e pode variar de desconforto leve a intenso. Em muitos casos, ela está ligada ao medo de ser julgado ou avaliado negativamente pelos outros. Esse tipo de ansiedade pode, às vezes, levar a pensamentos paranóias, onde você sente que as pessoas estão prestando atenção excessiva em você ou julgando suas ações de maneira negativa.

2. **Paranoia e Delírio**: Paranoia envolve suspeitas e medos irracionais sobre as intenções dos outros, enquanto delírios são crenças fixas e falsas que não são compartilhadas por outras pessoas. Ambos podem ocorrer em condições psiquiátricas como transtornos de ansiedade, depressão severa, ou transtornos psicóticos.

3. **Nível de Consciência**: É possível ter uma consciência parcial de pensamentos paranoides ou delírios. Algumas pessoas conseguem reconhecer que seus pensamentos são irracionais ou exagerados, mesmo enquanto os experimentam. Isso é conhecido como "insight". O grau de insight pode variar e, em muitos casos, pode ser um ponto de partida crucial para buscar ajuda.

4. **Descrever Experiências ao Profissional de Saúde**: Se você consegue descrever suas experiências de ansiedade e paranoia para um profissional de saúde, isso é um sinal positivo de que você tem algum nível de insight sobre sua condição. Essa autoconsciência pode ser muito útil no tratamento, pois permite ao profissional entender melhor sua perspectiva e trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento.

5. **Crítica e Realidade**: Ter crítica sobre a irrealidade dos seus pensamentos é um ponto forte. Significa que você está ciente de que esses pensamentos podem não corresponder à realidade, o que é um passo importante para a recuperação e manejo da ansiedade. Esse reconhecimento é fundamental para a eficácia de terapias, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ajuda a desafiar e reestruturar pensamentos irracionais.

**Próximos Passos:**

1. **Busca de Ajuda Profissional**: É crucial consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar a profundidade dos seus sintomas, fornecer um diagnóstico preciso e recomendar um plano de tratamento adequado.

2. **Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)**: A TCC é uma abordagem eficaz para tratar a ansiedade social e pensamentos paranoides. Ela ajuda a identificar, desafiar e modificar pensamentos distorcidos e a desenvolver habilidades de enfrentamento.

3. **Técnicas de Relaxamento e Mindfulness**: Práticas como meditação, respiração profunda e mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco no momento presente.

4. **Redes de Suporte**: Compartilhar suas experiências com pessoas de confiança pode proporcionar apoio emocional. Grupos de apoio também podem ser úteis para encontrar outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

5. **Medicamentos**: Em alguns casos, medicamentos ansiolíticos ou antipsicóticos podem ser recomendados por um psiquiatra para ajudar a gerenciar os sintomas.

Lembre-se de que buscar ajuda é um sinal de força e uma etapa importante no caminho para uma vida mais equilibrada e satisfatória. Estou aqui para apoiar você nesse processo. Se precisar de mais ajuda ou quiser discutir mais a fundo suas questões, sinta-se à vontade para me procurar.

Compreensão e apoio,

[Seu Nome]
Psicólogo(a)

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

13 SET 2024

Entendo sua preocupação, e quero te dizer que a sua dúvida é válida e comum entre pessoas que experimentam ansiedade em situações sociais. A sensação de que sua ansiedade pode estar ligada a uma paranoia ou delírio pode ser confusa, mas existem alguns pontos importantes que podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo.

Paranoia e delírios são, geralmente, crenças ou percepções distorcidas da realidade, onde a pessoa acredita com muita convicção em algo que não está acontecendo de fato, como ser perseguido ou que algo ruim vai acontecer, sem base real para isso. Em muitos casos de paranoia ou delírio, a pessoa pode não ter consciência de que suas crenças são falsas e, por isso, é difícil questioná-las por conta própria.

Porém, o que você descreve — estar ciente da possibilidade de estar tendo pensamentos paranoicos ou delirantes — indica que você mantém um nível de "insight", ou seja, você consegue ter uma noção crítica de que esses pensamentos podem não ser reais. Esse nível de consciência não é comum em casos de delírios ou paranoias graves, já que uma das características dessas condições é a incapacidade de perceber que o pensamento é falso ou irracional.

No seu caso, parece mais provável que o que você esteja vivenciando seja uma forma de "ansiedade social", em que a mente cria cenários negativos ou preocupações exageradas sobre o que os outros podem pensar ou fazer, mas sem que isso seja um delírio. A ansiedade pode provocar pensamentos intrusivos que parecem reais e que se repetem, mas se você consegue questionar e duvidar deles, isso mostra que você está conseguindo manter um senso de realidade.

Segue algumas sugestões de como lidar com isso:
1. Quando perceber que está tendo pensamentos desse tipo, tente identificá-los como parte da sua ansiedade, não como uma realidade. O simples ato de reconhecer isso já te dá mais controle sobre a situação.
2. Falar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses pensamentos e te oferecer estratégias para lidar com eles. Se você tem essa dúvida sobre paranoia, um profissional poderá avaliar mais a fundo seus sintomas e oferecer um diagnóstico preciso.
3. Técnicas de respiração e relaxamento, podem ser muito úteis para te ajudar a manejar melhor os pensamentos ansiosos e reduzir a intensidade dessas sensações em situações sociais.

Se você ainda tem dúvidas ou sente que isso está te afetando muito, buscar o apoio de um profissional é o melhor caminho. O fato de você estar questionando esses pensamentos já é um bom sinal de que você mantém a consciência sobre a realidade, e isso é algo que pode ser trabalhado de forma saudável na terapia.
Encontro-me a disposição.

Viviane Azevedo Figueiredo Psicólogo em Montes Claros

13 respostas

12 JUN 2024

Talvez agora voce esteja delirando...
Por que está fixo na paranoia? O que isto te causa de problema?
Pouco importa você saber se está delirando ou não... vamos procurar soluções?
O que realmente você quer? O que está te incomodando?

6395 respostas

10 JUN 2024

Olá, Victor obrigada por compartilhar suas preocupações. Sua pergunta é muito importante e mostra uma grande autoconsciência.
É compreensível sentir ansiedade em interações sociais e se questionar sobre a natureza desses sentimentos. Quando se trata de paranoia ou delírios, pode ser bastante desafiador distinguir o que é real do que não é.

A possibilidade de você conseguir descrever a paranoia ou delírio e ter uma visão crítica sobre eles depende de vários fatores, incluindo a intensidade dos sintomas e o grau de insight que você tem sobre sua própria experiência. Algumas pessoas podem ter momentos de clareza onde conseguem reconhecer que seus pensamentos são irracionais ou distorcidos, especialmente com o suporte de um profissional.

No seu caso, pode ser muito útil buscar um profissional para explorar esses sentimentos e pensamentos em um ambiente seguro e acolhedor. Ele pode te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e oferecer ferramentas para questionar e avaliar a realidade dos seus pensamentos.

Lembre-se, procurar ajuda é um ato de coragem e um passo importante para o bem-estar.

Espero ter te ajudado,
Abraços

Teresa Abreu Psicólogo em Rio de Janeiro

26 respostas

10 JUN 2024

Olá, Victornovent, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Sim, é possível sim você ter discernimento se é uma paranoia/delírio ou não e relatar tal vivência. Fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

295 respostas

10 JUN 2024

Bom dia, Victornovent! Grato por perguntar. A crença em ideias falsas é muito frequente. A qualidade das crenças, a intensidade e a frequência, nos darão elementos para avaliar a individualidade de cada pessoa. Por exemplo, a maior parte das pessoas, na última década, acreditaram em falsos religiosos, em falsos políticos. Retiraram o pé da realidade. Evite ao máximo comunicação por e com telas (televisão, celular, internet. Procure por pessoas reais, ao vivo, em contato direto, com realismo, escolhendo pessoas ética e com hábitos saudáveis.
Cada caso particular merece, deve e precisa de melhor avaliação.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

10 JUN 2024

Olá! Sim, é perfeitamente possível que você esteja tendo algum pensamento delirante e conseguir se perceber nisso. Porém é necessário investigar se esse pensamento é realmente um delírio, ou se são crenças disfuncionais que estão alterando em parte o seu contato com a realidade. Procure ajuda profissional! Com certeza vai auxiliar para essa diferenciação, bem como a melhora desses pensamentos e da ansiedade.

Letícia Hobold Kammer Psicólogo em Criciúma

2 respostas

10 JUN 2024

Oi Victor, boa noite!

Com esses poucos detalhes que me falou não posso te dar uma resposta precisa sobre isso pois faz-se necessário ter um aprofundamento nessas situações causadoras de seu sofrimento. Eu oriento que procure ajuda psicológica para ter o devido acompanhamento.
Fique bem, se cuida!

Carolina Marinho Psicólogo em Conceição da Barra