É possível que eu tenha transtorno de devaneio excessivo?

Feita por >Sam · 3 mar 2022 Transtornos personalidade

Toda a minha vida eu estive criando fantasias e mais fantasias, e isso só se intensificou a cada evento traumático. Durante esses momentos de sonhar acordada, eu sempre estou fazendo movimentos repetitivos como balançar a cabeça, saltitar ou correr. Qualquer coisa desencadeia isso, qualquer coisa mesmo: um filme, uma música, uma pessoa, um acontecimento, uma frase. Eu literalmente passo o dia criando mil vidas pra mim e fantasiando sobre tudo. Posso simplesmente fugir pra minha cabeça em momentos de estresse e ficar imune ao que está acontecendo. Obviamente, sei diferenciar isso da realidade, mas ainda há o impacto de eu não conseguir terminar tarefas básicas e do meu sono quase não existir.

Eu pesquisei e absolutamente tudo bate com o transtorno de devaneio excessivo. É possível que eu tenha?

Pesquisei sobre devaneio excessivo

A melhor resposta 7 MAR 2022

Olá Sam, espero que esteja tudo bem com você.

No momento, vamos deixar de lado essa necessidade imediata de diagnosticar algo. O que você descreve em seu relato é um padrão de comportamento, muito ligado ao seu lado mental, de como sua mente funciona, que você tem identificado agora com mais detalhes. E esse padrão que descreve, já começa afetar seu sono e suas tarefas básicas. É muito bom você perceber isso neste momento inicial, pois a possibilidade de escolher o melhor caminho a seguir aumenta, bem como os resultados positivos através de uma mudança desejada também aumentam. A nossa mente possui um força muito grande, e é importante nós direcionarmos essa grande energia para aquilo que desejamos para nós mesmos, como por exemplo, qual carreira quero seguir, o que desejo estudar, o que desejo fazer no meu tempo livre, o que quero aprender. Tudo isso são boas e produtivas ocupações mentais, e devem ser distribuídas ao longo do seu dia. Esse excesso de criatividade mental deve ser evitado, e pode ser canalizado de maneira mais produtiva, por exemplo, para alguma parte de seu dia, 1 hora por exemplo, através da escrita. Escreva suas fantasias. Mas não mais que isso. No resto de seu tempo é interessante que você ocupe sua mente com essas atividades que descrevi. A meditação, praticada diariamente e com regularidade, vai te ajudar a ter controle mental, e vai te ajudar a te conectar com o momento presente, que deve ser sempre o foco de nossa atividade mental e o objetivo final dela, pois a vida só acontece realmente no momento presente; nem no passado, nem no futuro, nem em alguma fantasia que nós mesmos alimentamos seja qual for motivo. De qualquer maneira, criar fantasias e mais fantasias, requer muita criatividade, e isso pode ser uma habilidade natural sua, um ponto forte seu, que pode ser bem usado no futuro, por exemplo, quando você for escolher sua profissão. A criatividade é uma habilidade procurada hoje no mercado de trabalho, em alguns setores muito mais que outros. Um acompanhamento com um Psicólogo pode te ajudar no bom direcionamento de sua atividade mental, e de sua criatividade, para que elas te auxiliem seu desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

9 MAR 2022

Sam,
Devaneio excessivo pode ser o nome que as pessoas dão ao que elas não conhecem.
Pode ser um modo da sua mente funcionar, de criar um mundo paralelo e de se refugiar para este mundo quando se sente ameaçado ou muito pressionado... não é devaneio, é um modo de funcionar. Diante disso, pode escolher ficar na dor ou usar os recursos que naturalmente tem.
Pela análise corporal, pode saber o seu modo de funcionar.
Abraços

5817 respostas

9 MAR 2022

Sam, vc vive a sua vida pensando onde se encaixar . Inclusive agora, vc quer se encaixar em um diagnóstico, vc já pensou em não se encaixar em nada e simplesmente viver?
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 MAR 2022

Olá Sam! Grato por escrever. Ter devaneios é muito bom, é enriquecedor, mas eles precisam estar, de alguma forma conectados com o mundo possível. Sendo assim, alguns desses devaneios nós poderemos transformar em realidade. Procurar transtornos em si, pode ser querer justificar a falta de ações práticas: cuidado. Quais serão as temáticas predominantes nesses devaneios?
Lavar louça, cuidar de jardim, estudar seriamente, trabalhar, fazer atividade física coletiva de contato direto, dormir no silêncio no escuro, sempre de noite, estar acordade após a claridade e envolver-se com essas atividades que movimentem o corpo e a mente, a mesmo tempo sejam significativas para você, saudável, e entendidas pela cultura como legítimas, te farão aplicar os bons devaneios na vida prática.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

4 MAR 2022

Olá, Sam
Recomendo que não se apegue ao diagnóstico, vários profissionais se recusam a da-lo, uma vez que limita a pessoa àquela condição, fazendo com que a gente se esqueça de que temos possibilidade em mudança. Além disso, não vejo como isso pode considerar as variáveis de sua vida que poderiam ajudar a compreender essa situação.
Considere buscar um profissional que te ajuda a trazer a sua consciência para o real, para o mundo e para o corpo, ao invés de fugir para a fantasia.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 MAR 2022

Boa noite Sam
As fantasias representam uma forma de proteção, de não conseguir encarar o real.
Aconselho a não ficar pesquisando sozinha pois o que esclarece os transtornos são profissionais capacitados. Te aconselho a procurar ajuda profissional e conseguirás tuas respostas.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre