É normal uma pessoa se isolar do relacionamento e pessoas ?

Feita por >joao · 14 set 2022 Terapia de casal

A pessoa que me relacionava a 5 anos perdeu irmã e avô a pouco tempo e pediu pra ficar sozinha, ou seja, ela terminou. Estou meio sem o que fazer, pois a amo muito, mas ela disse que no momento não quer ninguém e ficar sozinha, não quer que eu envie mensagem e nem vá na casa dela e no final disse, quem sabe futuramente a gente volte. Está difícil aceitar e estou meio perdido.

A melhor resposta 15 SET 2022

João De um tempo p a pessoa. O luto é mais difícil p algumas pessoas.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 SET 2022

Obrigada Joao pelo seu contato.
Pelo seu relato esta pessoa esta passando pelo processo do luto. É difícil e angustiante. Tem um tempo para que se possa elaborar e conseguir seguir retomar.
Estar em psicoterapia vai ajudar a esta elaboracão.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

15 SET 2022

Oi João. O processo de luto é um período difícil e cheio de peculiaridades. Os motivos pelos quais ela se afastou podem ser vários, mas neste momento, a única coisa que pode fazer é respeitar a decisão dela. Pode ser passageiro ou não. Só o tempo vai dizer.

Aline Silvério Teixeira Ribeiro Psicólogo em Tupã

2 respostas

15 SET 2022

João,
Tua namorada passou por momentos difíceis, perdeu a avó e a irmã e isso mexeu com ela, mexeu com as suas crenças e valores, ela está perdida e precisa se encontrar...
Deixe ela usar a liberdade que ela tem e precisa para se encontrar, ela precisa se restabelecer, se recuperar e para isso, ela precisa somente dela mesma, precisa ficar livre de qualquer influência de outros.
Primeiro, ela precisa encontrar o amor para com ela mesma... se não ama a si mesma, não consegue amar ninguém.
Use a mesma liberdade para voce te encontrar contigo mesmo, saiba quem é, saiba porque voce nasceu, qual o objetivo da sua vida... isso poderá ajudar a ela também.
Não fique esperando por ela, siga a tua vida... o que tiver que ser, será!
Abraços

5817 respostas

15 SET 2022

Olá João! Obrigado por escrever. Os dados que você apresentou são insuficientes para construir resposta consistente. Por exemplo, se a pessoa perdeu a irmã e a avó, ou uma delas, em período entendido dentro dos últimos seis meses, pode acontecer de a pessoa querer se situar na vida, novamente. Também pode ter coincidido de ela associar a perda da irmã e da avó, com o desejo que alimentava antes, de terminar o relacionamento. O isolamento do relacionamento com pessoas, em termos gerais, e por prazo longo (mais de um ano), é altamente prejudicial, inviável para a plena qualidade de vida.
Será possível aprofundar reflexão com dados mais específicos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

15 SET 2022

Olá João, bom dia!
É normal as pessoas que perdem seus entes queridos, vivenciarem o processo e elaboração do luto, geralmente envolve sim querer ficar só, deprimir, sentir raiva e até mesmo se isolar um pouco. Por mais que vc a ame, provavelmente você não criou os mesmos vínculos que ela criou com esses familiares, então talvez vc não consiga realmente entender porque ela está escolhendo estar sozinha por um tempo.
Seria interessante tanto você quanto ela procurarem ajuda psicoterapêutica para passar por esse momento de forma amparados, um profissional certamente irá acolher as suas dores, que apesar de diferente, estão trazendo sofrimento a você também.
E vc também encontrar em você motivos para continuar, seguir em frente, mesmo que ela volte ou não. Se fortalecer emocionalmente, pois é incerto o futuro.
Estou a disposição
Abraço

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba