É normal enjoar da pessoa que você se relaciona um uma semana?

Feita por >Belinha · 6 ago 2020 Habilidades sociais

Eu enjôo fácil de relacionamentos e queria saber se isso é normal, por quê se meu relacionamento durar dois meses já é muito, não gosto de partir o coração dos outros , nunca falei isso para meus amigos ou familiares , e queria saber se tenho que procurar tratamento ou é normal?

A melhor resposta 7 AGO 2020

Olá Belinha!
Grata por sua pergunta.
Depende. Se você for adolescente e está iniciando a sua vida amorosa pode até ser aceitável. Mas com o passar da idade adulta o que se espera é um amadurecimento maior e que os relacionamentos sigam um certo padrão já nos primeiros contatos, antes mesmo que venha a ter um relacionamento mais íntimo. Como você não mencionou a sua idade vou seguir falando de forma genérica.
Citarei alguns pontos importantes a serem seguidos, e caso não esteja habilitada, não sinta-se constrangida, apenas comece a observá-los daqui para frente e procure introduzí-los na sua vida como metas à desenvolver. Quais são os critérios que você usa ao buscar um relacionamento?
Você se envolve porque não quer ficar sozinha? Porque quer ser amada? Busca alguém que te faça feliz?
Saiba que nenhuma pessoa vai suprir todas as suas necessidades. A chama da paixão é curta e dura pouco. Mas a maturidade na relação exige que você mesma administre a sua felicidade, não espere que os outros sejam responsáveis por ela. Se você é uma pessoa controladora e no dia a dia sufoca as pessoas, exigindo mais do que elas podem dar, se você é uma pessoa passiva que espera tudo do outro mas não dá na mesma altura, ou nada. É necessário que haja trocas para a continuidade do relacionamento saudável. Num momento você suporta a tristeza, o medo do outro e em outro ele suporta o seu. Não tenha medo de acolher o outro por inteiro e de expor quem você é para o outro. No geral, todos gostam de pessoas sinceras.
Ao amadurecer você estará preparada para negociar atividades, tédio, dúvidas, rotinas, lazer, administrar as relações familiares, financeiras entre outras. Na prática você precisa saber gerenciar momentos adversos e momentos felizes em todas essas áreas.. Se você só souber administrar os bons momentos, seus relacionamentos podem acabar logo.
A maturidade faz com que você veja os problemas que surgirem como possíveis de serem resolvidos de várias maneiras.
Então se você quiser se aprofundar em seus relacionamentos comece a olhar para dentro de você, para os seus sentimentos, medos e emoções. Lembre-se nunca deixe de ser quem você realmente é somente para agradar as outras pessoas. Você só fará os outros felizes se você estiver feliz.
Procure ajuda profissional para mais reflexões.
Estou à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 AGO 2020

Olá Belinha! Obrigado por participar. Chupar a casca da laranja, sem ter acesso ao suco, é normal? Certamente relacionamento de dois meses, é superficial, não permite conhecer a essência. Cada pessoa é um universo extremamente rico de possibilidades e potencialidades, você também. O enjoo decorre do nível superficial das tuas buscas nas pessoas. Talvez as causas e fundamentos para essa troca mais superficial possa esclarecer formas de funcionamento da tua troca. O que é fato, é que você está questionando isso, pois vê que é trabalhoso e sem graça, trocar as pessoas a cada dois meses; que isso não é comum com a maior parte das pessoas.
Em termos práticos: um filho demora nove meses para nascer, logo, seguindo essa medida, não haverá tempo para mãe e pai viverem juntos, sequer uma gestação. O conhecimento mais consistente de uma pessoa, implica pelo menos três anos, como viabilizar aprofundamento de vínculos com enjoo rápido? Não é normal, mas também não é simplesmente isso. Cabe um estudo científico conduzido em sessões de psicoterapia a ser realizada por psicólogo.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.