É normal uma crianças de 9 anos desenhar rosto com sangue é um facão do lado?

Feita por >Janielle · 28 set 2021 Psicologia infantil

Meu filho de 9 anos desenhou uma imagem de um rosto triste com a boca sangrando, também um facão do lado e o nome Killer estou em pânico

A melhor resposta 16 OUT 2021

Janielle,
Apesar de assustador, é normal sim, crianças expressarem-se dessa forma. Precisa ser interpretado porque ela pode estar demonstrando um ambiente ameaçador.
Nelhor voce ter dominio das tuas emoções e conversar com ele, ser amiga dele para que ele tenha confiança e começar a expressar os seus sentimentos de como esta sentindo a realidade.
Pode não ser a realidade familiar, pode ser como ele vê a realidade da escola, dos ambientes.
Não duvide do que ele fez, ele está expressando a verdade do que ele está vivendo.
deixe que ele expresse seus sentimentos sem rechaços, sem julgamentos, não diga que é feio nem bonito, aceite, e dê mais papel para ele desenhar outras coisas. Se ele receber amor, aceitação, carinho, amor, com o tempo ele fará outros desenhos que expressem outras realidades.
Acompanhe o desenvolvimento dele, deixe ele se expressar de alguma forma. As vezes precisamos brincar com as crianças de socar almofadas, fazer elas expressarem a raiva, socando as almofadas... tudo como forma de brincadeira. Vai perceber que que se ele estiver com determinadas emoções bloqueadas, vai começar a expressar. Isto é bom. Geralmente depois desse s exercícios ele se sentirá mais calmo, mais amável.
Se precisar, torne
Abraços

5943 respostas

29 SET 2021

Olá Janielle! Grato por perguntar. Não é normal e certamente isso fruto de algum estímulo. Será preciso ver com muito cuidado o que ele está vendo na televisão, celular, internet, revistas ou outras formas de troca.
Essa é uma frente de busca de resposta, mas há outras frentes como: revisão de rotina de vida dele, bem como organização de metas e objetivos que sejam éticos, construtivos, socialmente valorizados e significativos para ele.
Costumam contribuir muito ações como: estudar as lições junto com ele, chamar bons colegas dele para estarem juntos em casa, fazendo coisas saudáveis e não virtuais: escola de teatro, escola de circo, esportes coletivos como futebol, basquete, handbol, jardinagem, lavar louça, esconde-esconde, pega-pega, queimada, taco, ect.
Caso isso seja repetitivo e aconteça a algum tempo, será importante você contatar um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

29 SET 2021

Olá Janielle.
Não é normal.
Fique de olho nas atividades dele no celular, nas mídias e vigie com amigos. Ele precisa de atividades saudáveis e monitoramento em tempo integral até que você se sinta segura de que está tudo bem. Procure estar com ele dialogar, brincar, passear, etc. Muitas vezes a criança quer atenção dos pais.
Espero tê-la ajudado.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba