É normal ser possessiva com objetos?

Feita por >Luz · 11 jul 2022 Abordagem psicológica

Quando eu era pequena, gostava de destruir, cortar e quebrar minhas coisas: cortinas, cobertores, principalmente meus brinquedos. Mas, estranhamente, eu odiava que outras crianças pegassem eles, mesmo que eu mesma não tinha vontade alguma de brincar. Hoje eu dia eu já não destruo nada, mas tenho uma possessão insana pelos meus livros. Eles estão em perfeito estado sob meus cuidados, o problema mesmo tá na possessão. As vezes minha mãe diz que seria bom que eu emprestar pro meu irmão (que não gosta de ler) e nisso me sobe uma angústia e medo de realmente ter que fazer isso, eu odiaria fazer isso. Fico com raiva só de perguntarem sobre o que é o livro, não por não querer falar, mas porquê é como se algum tipo de ligação se criasse entre a outra pessoa e meu livro, uma ligação que deveria ser só minha entre o meu livro. É ridículo, eu sei, mas não consigo controlar, mesmo que eu nunca tenha xingado ou exposto isso pra alguém.

A melhor resposta 15 JUL 2022

Olá Luz...
Sobre o fato de destruir tuas coisas... depende, precisava conversar mais sobre. Se era apenas para destruir ou se para descobrir o que tinha dentro, como era, como funcionava. Pode ser apenas uma característica e um indício vocacional.
Sobre o fato dos livros:
Você lê seus livros ou não?
Você pode considerar patrimônio teu ou pode não querer que outos saibam do que trata a olivro.
De qualquer modo, manifesta um conflito dentro de ti que precisa ser analisado e curado.
Voce esconde uma agressividade contida que se não tratar, vai somatizar em doenças.
Use os livros para se socializar, lei e comente sobre o conteúdo dos livros com as amigas
Possibilite conhecer-se; veja como a sua mente funciona, como aprendeu a funcionar diante dos desafios encontrados.
Não deixe trancado dentro de ti, precisa expôr. Faça Psicoterapia
Abraços

5817 respostas

13 JUL 2022

Olá Luz.
O que significa estes livros pra você? Qual a ligação que você tem com eles?
Os objetos pessoais muitas vezes se tornam extensão do nosso ser. Se este for o seu caso. Como se sente ao ser tocada, exposta ou quando precisa falar de situações íntimas suas?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 JUL 2022

Olá Luz! Obrigado por escrever. Certamente escrever aqui sobre isso foi um passo importante. A resposta se é normal, no sentido de comum, podemos dizer que não. Se as tuas coisas (ganhas ou compradas), não podem ser divididas, imagina a essência. Após ganhar ou comprar você desenvolve um radical sentimento de posse e controle que expõe a sensação de que podem violar seus pertences.
Será adequado você refletir isso mais profundamente com um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscara, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.