É normal se apaixonar por alguém virtual?

Feita por >Brigite · 15 ago 2022 Dependência emocional

Estava um dia de bobeira e resolvi do nada instalar um app de bate papo,elogio conheci um estrangeiro sueco no app , sempre foi muito educado e discreto e isso me encantou nele,pois não é sempre que se vê alguém assim. Eu não falo inglês e usava o tradutor, durante alguns meses achava um pouco estranho alguns horários dele,mas ele dizia ser divorciado e tínhamos o fuso horário também. Porém eu fui me envolvendo dia após dia e acho que ele também,pois nunca deixou de querer manter contato comigo,porém quando eu comecei aquestionar se era casado ,com muita dificuldade ele disse que sim,disso já ia para quase 1 ano. Mas,como eu não tenho intenção de casar ou algo,fi hei muito aborrecida,mas relevei.Acontece que depois disso por inúmeras vezes tentei sair fora dele ,mas ele parecia não conseguir me deixarem paz.Com isso já se vai para três anos, e eu criei um dependência emcional grande por ele ,pois é insistente em manter contato. Eu já propus de só mantermos uma amizade se falar de sentimentos.Mas ele não me ajuda nisso. Percebo que ele não consegue sair do aplicativo, claro que fala com outras pessoas,mas ele age como se eu fosse muito importante para ele,mas nunca falou ou fez planos de me ver ,mas sempre sugeria que eu fosse lá.Só que não,né?
Já bloqueie,desbloqueie, fico mal quando não falo com ele.e não consigo bloquear de vez. Queria manter contato amigável,mas ele da ok,mas logo omeca tudo novamente.Eu percebo que me tornei uma pessoa muito vulnerável e isso afeta minha vida em tudo. Estou muito deprimida com isso. E sei que é perda de tempo. Queria conseguir desativar tudo dele não termais notícias ,mas não consigo infelizmente.

A melhor resposta 16 AGO 2022

Olá e obrigada por escrever, é perfeitamente normal se apaixonar por alguém que você conheceu e conhece virtualmente, porém é preocupante quando se cria uma dependência da pessoal, me parece que essa relação está sendo prejudicial para você e sendo assim, acredito que o primeiro passo a se fazer é iniciar seu processo terapêutico, assim você irá conseguir compreender melhor essa relação e como seguir com ela ou até mesmo ser menos dependente dela.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

19 AGO 2022

Olá Brigite.
Um relacionamento virtual pode gerar uma paixão, porém para que possa evoluir neste relacionamento é comum que as pessoas busquem se conhecer pessoalmente, caso isto não aconteça, o que permanece é um relacionamento superficial, e porque não "amor platônico", em que se idealiza uma pessoa, mas não se sabe como a pessoa é realmente.
Sugiro atendimentos psicológicos para que possa entender melhor como continuar ou não nesta relação, para se descobrir, se autoconhecer, e saber muito bem o que quer para que tenha uma decisão mais coerente com suas verdades.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 AGO 2022

Olá BrigiTe.
A dependência Emocional demonstrada no seu relato denota Auto Estima muito Baixa. Você precisa fazer o quanto antes possível a Terapia Psicológica para desenvolver a sua auto estima e assertividade. Você pergunta se é normal se apaixonar por alguém virtual ? Sim é muito normal e fácil se apaixonar nas redes sociais mas é difícil essa paixão depois de 2 anos se transformar em Amor verdadeiro, recíproco, colaborativo, Real, Presencial... justamente por ser uma Paixão não é consistente, não é verdadeira e portanto não resiste à Realidade das partes envolvidas e nem aos seus desejos porque é muito superficial ou seja, você não conhece na essência quem é aquela pessoa do outro lado. Para retomar a sua Autonomia e sair dessa dependência você precisa fazer terapia e manter a periodicidade e persistência necessária para que com observe o seu próprio esforço, a diminuição dos sintomas de Ansiedade e o progresso ao longo do tempo com a implantação de hábitos e atitudes mais funcionais. O profissional vai orientá-la e acompanhar o seu desempenho no sentido de olhar para outra direção, buscar outros caminhos mais prazeirosos, reais, consistentes nos quais poderá encontrar a alegria e a motivação para usar o tempo de forma mais produtiva e saudável. Fico à sua disposição para aprofundar esses conteúdos discorridos aqui em terapia online ou presencial em Curitiba-PR.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 AGO 2022

Oi Brigite
Quando a conexão se estabelece, percebemos que todos somos UM, temos necessidade de nos manter ligados, plugados, conectados. Isto não é mau.
Contudo, percebeu que aflorou em voce uma dependência, uma carência... e isso voce deve resolver em voce. Com ele ou sem ele, voce iria desencadear isso. Que ótimo que tenha acontecido com esta pessoa e de forma virtual... para a energia não existe espaço e nem tempo, as coisas simplesmente acontecem e sentimos.
Não é necessário fazer nada com esta pessoa...
Precisa sim, fazer contigo, curar esta dependência, tornar-se si mesma, recuperar a tua inteligência natural, deixar de ser a Brigite que os outros querem, para ser a Brigite que voce quer para si mesma.
Voce é um ser que veio aqui para se realizar, ser feliz; voce tem esta possibilidade e liberdade.
Tão logo consiga, podes ter todos os relacionamentos, de qualquer meio e mesmo assim, ser dona de si mesma.
Vais descobrir a segurança e a clareza em ti mesma, afinal é um ser inteligente!
Abraços

5817 respostas

16 AGO 2022

Olá Brigite! Obrigado por escrever. Paixão virtual não é normal, pois é sem dados, extremamente superficial, limitada, mas acontece com frequência. Ocorre que as pessoas, em situação real, se apaixonam por idealizações que investem em outras, enganando-se profundamente, imagina na situação virtual. Jamais encontro pessoas assim, de forma real, em lugares isolados ou de domínio delas. A probabilidade de ser surpreendida por riscos e inadequações é enorme.
Você não está apaixonada por ele, está envolvida por um ideal que você construiu em seu imaginário, extremamente diferente dele. Será preciso você resgatar tua identidade, tua essência. Será que você vivencia estudos consistentes? Terá trabalho envolvida, praticará esportes coletivos de contato, conta com turma de colegas e conhecidos? Você ainda não está namorando a si mesma. Amadurecer, e muito, é preciso.
Cuidado!
Conte com pessoas sensatas, amadurecidas, confiáveis do teu convívio para organizar trocas sociais.
Será altamente recomendável que por um tempo, você conte com a assessoria científica de um psicólogo, para que possa delimitar a essência humana, a identidade, rotina de vida e outros aspectos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.