É normal a sensação de estar dividida entre dois eu?

Feita por >Thay · 11 fev 2021 Desenvolvimento pessoal

Parece que eu tenho dois lados. Um está a mostra do lado de fora, as pessoas podem ve-la. A outra está dentro de mim. E ninguém sabe dela. Mas ela tá sempre alí falando na minha cabeça. As duas brigam, e a de dentro sempre tenta tomar o controle quando a de fora não está bem. Não considero ela uma má pessoa, ela só parece querer proteger a de fora... Mas a de fora é gentil de mais e tá sempre pensando nos outros, enquanto a de dentro pensa em si mesma e no que é melhor para as duas. E as vezes eu não consigo tomar decisões porque elas não param de brigar. É raro elas estarem de acordo. E isso muitas vezes impedem eu de fazer as coisas... Eu tenho problema?

A melhor resposta 18 FEV 2021

Thay,
Realmente voce tem estas duas realidades, todos tem estas duas realidades.
Voce tem um Eu Superior e um eu inferior o ego racional
Enquanto a vida (Eu Superior ou a Mente Suiperior) quer que sejas livre e feliz realizando a ti mesma a Mente inferior, o ego racional que pertence ao sistema quer te adaptar, quer te adestrar, quer que sejas fiel às leis, aos costumes,às crenças...
A realidade superior se expressa pelo sentimento e a realidade inferior, pelo pensamento.
A tua consciência deve ser o mediador destas duas realidades porque ambas são importantes. As duas devem ser consideradas, escutadas e respeitadas.
Tem problemas, se uma sobrepujar a outra porque daí sente frustração, dor, raiva, infelicidade, angústia, depressão, vicios...carencias doenças. Invista em conhecimento e desenvolvimento de si mesmo; Invista em Psicoterapia para compreender e harmizar estas realidades.

5817 respostas

17 FEV 2021

Oi, Thay! Respondendo a sua pergunta, é normal ter essa sensação. Temos nossos desejos, vontades, sonhos que são muitas vezes dificultados em se realizar no mundo social em que vivemos, com normas, convenções, obrigações. Às vezes pode ser bem difícil conciliar tudo, como tu diz. É possível que se crie um "eu" para conseguir lidar bem com o mundo externo, mas é muito importante não deixar de lado seus desejos e vontades internas. A busca de uma equilíbrio pode ser auxiliada pela psicoterapia, começando por aceitar quem tu é, a Thay de dentro, e assim ir permitindo que ela se expresse fora, que saibam dela, conforme ela for se fortalecendo para lidar com o mundo externo.
Qualquer coisa, me coloco à disposição.

Diulia Farias - Psicóloga Clínica

Anônimo-385119 Psicólogo em Porto Alegre

9 respostas

13 FEV 2021

Thay, se vc acha q tem um transtorno vc deve procurar urgentemente um psicológo e um psiquiatra. Diagnósticos não se conseguem com um relato, precisa-se saber o contexto de situações.
ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 FEV 2021

Olá Thay! Grato por escrever. Sua forma de escrever foi muito interessante. É extremamente normal e comum as pessoas se sentirem assim, como se contivessem dois eus. A troca social exige representação de papeis, adaptação aos combinados da sociedade: bom dia, boa tarde, com licença, roupa, escola, trabalho, status, etc. O mundo interno não concorda tanto assim com essas convenções. Cada um de nós, é ao mesmo tempo indivíduo e parte de grupos que nutrem expectativas quanto a nós. Tentamos atendê-las, mas também temos vontades individuais que no convívio social, são difíceis de levar adiante na inteireza dessas vontades. Será bem enriquecedor você aprofundar essa reflexão com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.