Filhos dividindo o mesmo quarto

Feita por >Josy Paranhos · 27 dez 2019 Adolescência

Morávamos em um apartamento de 3 quartos e com a dificuldade financeira nos obrigou a alugar outro apartamento com apenas dois quartos. E nossos filhos ela de 15 e ele de 13 acabaram por ter de dividir o mesmo quarto. Eles se dão bem apesar de estar na adolescência, fase das dúvidas e descobertas. Por ser uma situação nova para nós queria umas orientações. Obrigada.

A melhor resposta 29 DEZ 2019

Olá, Josy.
Dividir espaços é uma situação comum a famílias com mais de um filho e a situação por si só não é problemática e pelo contrário, pode gerar desdobramentos positivos. Seus filhos terão que desenvolver habilidades de relacionamento que os ajudarão durante toda a vida. Respeito ao espaço do outro e suas opiniões. Essa convivência ainda pode contribuir para a amizade entre os irmãos.

Karolina Leite Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

31 DEZ 2019

Josy o que falta entre vocês é uma boa conversa para entenderem a nova situação da familia.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

30 DEZ 2019

Oi Josy
Que haja diálogo franco e aberto entre voces 4,
Diálogo franco e aberto é ser verdadeiro, não mentir para si mesmo e nem para o outro. Não dá para ser assim com todos, mas se puder fazer isso na sua família, é uma bênção! Ambos devem colocar seus sentimentos e os outros devem ouvir, escutar, sem justificativas. Sentimentos não se justificam, devem ser respeitados e honrados.
Pode ser uma situação muito rica para a família estreitar laços de amor verdadeiro, de respeito e admiração.
A base de tudo é o diálogo, a expressão dos sentimentos, não de justificativas racionais.