É necessário colocar uma criança com 3 anos na escola?

Feita por >andrea · 20 out 2014 Psicologia da educação

O meu filho tem 3 anos e só irá fazer 4 em maio de 2015. É necessário colocá-lo na escola para fazer maternal?

A melhor resposta 15 SET 2015

Olá Andrea.
Eu sou psicóloga clínica e trabalho também em uma creche. A princípio vc lerá aí nas respostas que as crianças nesta idade vão à escola "somente" para se socializarem, brincarem e trocarem experiências. Mas será que este "somente" é pouco? Ou são instrumentos que utilizamos por toda a vida? As crianças que frequentam creche, principalmente para se socializarem, alcançam um desenvolvimento muito melhor que as outras que ficam em casa com seus familiares, justamente pela possibilidade de trocarem experiências com outras crianças, por experimentarem ser cuidadas por outros adultos que não os familiares, por contarem histórias e participarem de brincadeiras que enriquecerão sua comunicação e seu universo. E a parte melhor: vc terá muito mais fôlego para cuidar do seu filho quando estiverem juntos. e ele te contará novidades todos os dias. que tal?

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

20 MAI 2019

Sim, é de grande valia que você coloque seu filho na creche pois esse é o momento que ele esta se descobrindo como ser humano né? O que sera que esta impedindo disso acontecer? Você tem medo ? Receios de que aconteça alguma coisa. Nunca se esqueça que se tiver alguma duvida mande para nós do MundoPsicologos ou faça uma Psicoterapia o que é melhor ainda.

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

3 OUT 2017

Olá Andrea,
sua questão reflete uma preocupação de sua parte com o seu filho!
3 anos é uma idade em que a criança ainda está aprendendo a se relacionar com o mundo e o outro! Com o foco nisso vc pode tomar a decisão mais acertada, pois ainda que você não decida colocá-lo em uma instituição, vc poderá ficar atentar e proporcionar a ele as possibilidades de desenvolvimento adequadas a sua faixa etária.
Estar em uma escolinha é importante para a convivência da criança com o outro, pois ele precisará aprender alguns princípios que se encontram nessa premissa! Além disso, algumas atividades escolares se bem direcionadas permitem o desenvolvimento de coordenação motora e outras habilidades em seu filho! Cabe a você avaliar a importância disso neste momento.
Espero ter ajudado!
Att
Thalita C Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

26 DEZ 2016

Ola Andrea!

É uma idade boa, pois a criança ja fala e expressa suas emocoes. O convivio com outras crianças de sua idade pode lhe proporcionar uma evoluçao mto boa sim.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

20 MAR 2016

Olá Andréa, bom dia! Quando você pergunta se é necessário colocar seu filho na escola, penso algumas coisas a respeito. A educação infantil não é obrigatória para ingresso nesta faixa etária, porém é necessário observar as suas necessidades juntamente com as necessidades do seu filho. Por exemplo, em um ambiente escolar estará sendo propiciado um maior desenvolvimento integral como sujeito, convívio social com outras criancas, limites, desfralde, aumento e desenvolvimento da oralidade, autonomia, entre tantos outros aspectos pertinentes da educação infantil. Para os pais que trabalham o dia todo não há escapatória, porém existe a relação entre o cuidar e educar. Avalie como está o desenvolvimento dele e se pergunte o que espera através deste possível ingresso na educação formal. Ninguem melhor do que os responsáveis para avaliar, lembrando que todo processo de mudança pode gerar desconforto para os envolvidos, com alteração da rotina em casa. Assim, escola e família conseguem trabalhar de forma integrada. Espero ter contribuído com sua questão, estou a disposição.

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

11 FEV 2016

Cada criança é um ser único, nessa idade não há lei que exija a frequência escolar, vocês como país devem avaliar a maturidade e a necessidade que ela apresenta em estar no ambiente escolar.
Mariana Harumi Psicóloga

Mariana Harumi Psicóloga Clínica Psicólogo em Itapetininga

9 respostas

22 DEZ 2014

Prezada Andréa!

Sempre devemos respeitar as fases do desenvolvimento infantil, por isso no processo de humanização da criança que inicialmente se faz por quem desempenha o papel da função materna e paterna que se faz pela linguagem, e a importância dela começar atividades escolares sob a orientação de profissionais capacitados da educação; da saúde mental, saúde biológica, pedagogos e outros mais neste padrão, desta forma, os pais (também continuando a participar deste processo) devem atentar para o desenvolvimento da rede neural, que dependem dos estímulos realizados na fase da formação das sinapses nos neurônios, caso isto não ocorra áreas específicas sofrem a poda dentrítica, isto é: neurônios específicos se atrofiam de uma certa maneira, que estão ali para formarem uma rede complexa que auxiliará muito a criança mais tarde na adolescência e na fase adulta para os enfrentamentos que este mundo requer. então, sim é importante para a criança possa, logo cedo, ter também outras atividades, mas sempre de acordo com as limitações da sua idade e adequadas(de forma lúdica). Lembrando que a criança é criança e não um adulto em miniatura.
Andréa, espero ter contribuído um pouquinho para minimizar a sua dúvida.
Att.
Psicólogo Carlos.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

3 NOV 2014

Olá, Andréa. É preciso saber um pouco mais sobre seu filho e seu convívio em casa diariamente. Questões importantes são: ele convive com outras crianças diariamente ou apenas com adultos (?); tem outros irmãos com quem possa estar de forma harmônica e da mesma faixa etária (?), com quem ele fica a maior parte do tempo (?): essa pessoa que é cuidadora do seu filho oferece todo o suporte emocional e os estímulos dos quais ele precisa para se desenvolver como uma criança alegre e feliz (?). Tudo isso importa muito. Mais que aprendizagem, a missão da escola hoje, muitas vezes é socializar a criança de forma gradativa e ajudá-la a sair da dependência excessiva rumo a uma gradativa autonomia que será conquistada aos poucos e dentro dos limites da idade dele. Muitas vezes é bom colocar a criança na escola para que ela, literalmente, encontre a sua turma, mesmo que nessa tenra idade ela ainda não consiga ter uma convivência grupal integral. Ainda assim é importante, porque é com os seus iguais que ela vai aprendendo a dividir as coisas e saindo do egocentrismo, aprendendo coisas novas, etc.
Espero ter ajudado você. Grande abraço.

29 OUT 2014

Boa tarde Andreia, a nova Lei que entra em vigor estabelece que a criança a partir dos 4 anos deverá estar inseria na escola. Vejo que você se preocupa se deve ou não colocar antes, mas não se preocupe. Converse com o pai da criança e/ou seus familiares e veja se realmente se sente confortável para que ela vá para à escola, pois nesta idade seria mais para se socializar, brincar e trocar experiências com outras crianças da mesma idade. Mas se já tiver essa convivência, fique tranquila, quando tiver na idade de 4 anos você o coloca. E você vai perceber que é muito importante tanto para ele como para vocês.
Abraços Psicóloga Marilda L. Z. L. Cerquetani

23 OUT 2014

Bom dia, Andrea! Obrigada pela oportunidade de poder lhe ajudar! Acho muito bom a criança ir para a escola logo cedo, importante para sua socialização, independência. Ao seu dispor, Eliana Silva.

Eliana Reis e Silva Psicólogo em Belém

9 respostas

22 OUT 2014

Boa tarde Andreia!

Essa é uma dúvida comum entre os pais. Conforme a Lei Federal nº 12.796, de abril de 2013, aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidente da República, será obrigatório a matricula de crianças brasileiras na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Além disso, muitos pais sentem a necessidade de colocar seus filhos em creches a partir dos quatro meses de vida, quando acaba o período de licença maternidade e algumas mães precisam voltar ao trabalho.
No caso dos bebês, se ambos os pais trabalham e não possuem uma estrutura familiar para cuidar do seu bebê enquanto estão trabalhando, terão que escolher uma creche ou escolinha, para cumprir sua obrigatoriedade profissional, nesse caso a escolha é baseado em uma necessidade real dos pais e não da criança. Neste caso os pais devem escolher uma creche ou escola em quem confiem e se sintam seguros onde a criança ira se adaptar com menos impacto, nesse caso, a creche e a escolinha é uma opção valida. Já no caso das crianças de quatro anos existem aspectos interessantes, veja:
- o que se aprende nos primeiros anos de vida é a primeira socialização no convívio familiar: como confiar, se sentir seguro e amado, a instituição de ensino é a segunda socialização para a criança, o beneficio esta na interação com outras crianças. Estar com outras criança é dar a ela a oportunidade para se desenvolver, o ambiente escolar ensina a criança a ter mais disciplina, propicia novos relacionamentos, convivência em grupo, na escola a criança aprende a esperar e a dividir, a ser menos dependente dos pais, com três anos em diante a criança já consegue lidar com o coletivo, elas começam a brincar socialmente.

Não existe uma idade ideal para iniciação em uma instituição de ensino, cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, a resposta depende de uma avaliação de necessidade.
Espero ter ajudado - Cássia Forte - Psicóloga

Psicóloga Cássia Forte Psicólogo em Guarulhos

3 respostas

22 OUT 2014

Olá Andréa,
seguindo a lei do MEC de que oficialmente uma criança deve ingressar na educação básica aos 4 anos, eu diria que nessa idade seria aconselhável para ela se socializar e aprender todo o processo lúdico; entretanto sou da opinião que quando existe uma dúvida do responsável ele deve seguir uma orientação de um profissional para ser avaliado e ouvido em suas dúvidas, seus medos e suas opiniões, e até mesmo o histórico de vida da criança e sua respectiva família, pois cada caso é um caso, e com muito cuidado o profissional deve dar seu parecer. Assim, procure um psicólogo que na sessão individual poderá te dar maiores e mais concretas informações.
Atenciosamente,
Darcilia Requião (Psicóloga)

22 OUT 2014

Oi, Andréa, bom dia!
Para te responder melhor, considero importante fazer outra pergunta.
Por que não colocar uma criança de 3 anos na escola?
Com a sua resposta, acredito que ficará mais fácil, eu compreender a sua preocupação.

Elisângela Paes Leme Psicólogo em Barueri

2 respostas

22 OUT 2014

Olá Andréa!

Você não tem necessidade de colocar sua criança na escola neste momento. Mas é importante salientar que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação, decretou que a partir de 4 de Abril de 2013 todas as crianças devem ser inseridas na escola, visando a educação básica gratuita e obrigatória, a partir dos 4 até 17 anos. Sendo uma responsabilidade dos pais e do Estado garantir este direito à criança e ao adolescente.
Ressalto ainda, que a escolha de colocar a criança aos cuidados de uma creche ou escola, depende muito da necessidade da família, o que pode ocorrer antes mesmo dos 4 anos, lembrando sempre a importância de avaliar o local no qual a família tem interesse em colocar a criança.

Bom dia!
Att.
Patrícia Vieira

Psicóloga Patricia Corrêa Lima Vieira Psicólogo em Palhoça

4 respostas

21 OUT 2014

A escola estimula a interação com outras crianças, isso faz com que a criança seja mais sociável, desinibida e mais confiante também, quanto mais cedo estiver na escola maior a interação.

Diego Leiras de Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

21 OUT 2014

Olá, Andréa!
É importante para o desenvolvimento cognitivo e social de seu filho que ele esteja matriculado na escola desde a Educação Infantil. Hoje, este segmento escolar trabalha com crianças a partir de 2 anos, portanto seria interessante que seu filho ingressasse na Educação Infantil o quanto antes.

Att.
Marília Barreira
Psicóloga e Psicopedagoga

Marília Barreira Psicologia e Psicopedagogia Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

21 OUT 2014

Olá Andreia!
Com relação à questão, entendo que a preocupação dos pais deve ser garantir oportunidade de desenvolvimento à criança, oferecer a seu filho atividades onde ele possa "experimentar" o aprendizado, se na escola ou em casa, cabe uma avaliação para identificar se a criança está carente de estímulos e qual ambiente poderia suprir essa falta, procure um profissional da psicologia, caso sinta necessidade.
Adicionalmente, através da sanção da Lei 12.796 (já está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação) o MEC reduziu de 6 para 4 a idade mínima para ingresso na educação básica, a partir de 2016.
Avalie as informações prestadas e tome a decisão que for melhor para seu filho e sua família.
Abraços, Lúcia Helena Sampaio - Psicóloga

Espaço Ser Psicólogo em Brasília