Dupla personalidade?

Feita por >Carla · 2 out 2020 Transtornos personalidade

é normal ter duas personalidades totalmente opostas? eu tenho uma personalidade que é engraçada, fofa, exagerada, dramatica, desajeitada, não leva nada a sério, eu uso essa personalidade quando me convém, geralmente quando eu quero socializar/impressionar/fazer amizade. Na escola eu só usava ela. A outra personalidade é seria, reservada, tem “cara de brava”, é critica, não gosta de brincadeirinhas nem de intimidade, é certinha, não gosta de interagir, não gosta de sair, fala só o que é necessário, eu uso essa na maioria das vezes hoje em dia. Com a família eu sou a mistura das duas. Confesso que isso me causa confusão e me irrita pois eu queria ter uma personalidade fixa como a maioria das pessoas, eu não sei quem eu sou, com algumas pessoas sou de um jeito e com outras sou de outro, se essas pessoas se encontrarem e falarem sobre mim com certeza um vai falar “estamos falando da mesma pessoa? Ela não é assim comigo.”

A melhor resposta 3 OUT 2020

Boa tarde, Clara,
O que descreve me parece mais uma opção de persona, ou seja, "personagens conscientes" criados para diferentes momentos da sua vida. O que é algo perfeitamente normal de fazermos.
Torna-se um problema quando você perde totalmente oc ontrole dos mesmos, sem nunca conseguir apaziguá-los, ou pior, perder a consciência de quando cada um está agindo, o que novamente não parece ser o seu caso.

Se esta situação te incomoda, sugiro fortemente que busque um profissional da saúde mental e faça uma avaliação. Pode ajudá-la até mesmo em lidar com esta insegurança de se você tem ou não um transtorno mais severo.

Desde já, fico à disposição caso queria conversar mais.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

3 OUT 2020

Olá Carla! Grato por escrever. Na vida, aprendemos a nos comportar conforme a necessidade, o vínculo, o lugar. Precisamos representar papeis: professor, aluno, pai, mãe, vizinho, torcedor, comprador, vendedor, turista, namorado, paquera, etc. A saúde está em saber dosar e dar a coloração certa para cada papel, na sua devida ocasião. A perda do controle disso é problemática. A confusão é porque você não está certa. Quem tenta manter um pé em cada barco cai dos dois. É isso que você está percebendo.
Será recomendável que você conte com a conduta científica de um psicólogo, para delimitar e esclarecer melhor a tua identidade em construção.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de permanência de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, abertura mental, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

2 OUT 2020

Oi Carla,
Posso te dizer que é normal ter dia que está mais engraçada, mais fechada ou com amigos ter determinado comportamento e com a familia outro. Mas no seu caso, você fica confusa, irritada e se sente duas pessoas.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, vai te ajudar a entender esses comportamentos.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicologa clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo