Devo continuar pensando numa volta?

Feita por >Daniela · 9 ago 2023 Abordagem psicológica

Eu e meu ex namorado estavamos juntos a quase dois anos, terminamos uma vez quando tinhamos 9 meses juntos, o término durou duas semanas e meia semanas. Ele terminou comigo, mantivemos contato e acabamos voltando. Nosso relacionamento sempre foi muito bom, nunca brigamos realmente, só discutimos algumas vezes, nada fora do normal.
Hoje em dia meu ex está passando por um momento bem complicado na vida dele, estavamos discutindo com uma frequencia maior também. Ele terminou comigo de repente em uma festa, me deixou em casa e voltou para a festa.
Fazem duas semanas desde o término, tá sendo bem complicado. Mas, dessa vez cortei contato com ele. Ele mandou mensagem pedindo desculpa e disse que acabou descontando tudo que ta acontecendo na vida dele no nosso relacionamento. Disse que não tem maturidade mas que espera me reencontrar.
To muito perdida ainda, o sentimento ta muito a flor da pele ainda, quero muito falar com ele mas nao quero passar a impressao de que toda vez que ele terminar comigo eu vou estar disponivel, e que ele pode fazer o que quiser que eu vou voltar.
No fundo, eu espero que a gente volte, não sei se é o certo mas enfim. Tenho medo de que esse tempo que vou ficar sem falar com ele faça ele mudar de ideia em relação a mim. Acho que deu pra perceber que eu to perdidinha kkkk, enfim, é isso.

A melhor resposta 19 AGO 2023

Olá,
Busque um acompanhamento pra você entender melhor os seus sentimentos e o que tipo de relacionamento você quer. Ele mesmo admite a falta de maturidade de lidar com os problemas, você está disposta a se expor a isso? Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

11 AGO 2023

Olá Daniela. Vou começar pelo final do seu relato. Não existe certo e errado, existe a sua escolha, então a pergunta é: o que você acha que é melhor para você nesse momento? Nem sempre o que desejamos é o melhor para nós, isso tem que ficar claro. Muitas vezes estamos em relacionamentos que não nos fazem bem, mas por conta da dinâmica não percebemos e aceitamos muitas coisas que nos fazem mal. Em outras situações podemos estar num relacionamento que não é muito maduro e que as pessoas tomam atitudes infantis que trazem prejuízo e conflito. Em todo caso, você precisa avaliar de forma mais crítica o que sente, o que você deseja e o que você acha que um possível retorno pode te trazer. Ao invés de se perder nos pensamentos, escreva sobre como essa relação faz você se sentir, escreve um quadro com ganhos e perdas nessa relação, isso pode ajudar você a pensar melhor sobre isso. Espero ter ajudado e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 AGO 2023

Olá, Daniela

Sim, percebi que está perdidinha kkk
Vamos por partes:

Todo relacionamento passa por altos e baixos e, às vezes, um dos dois não sabe como lidar com questões pessoais e fica mais perdido que cão que cai da mudança...
Isso não justifica um término sem precedentes, mas, pode ser que a vontade de "jogar tudo para o alto" se manifeste em comportamentos que ele sente que tem o controle.

Do outro lado, temos o que você sente, e seu pensamento não está errado: ele não deve fazer o que quer com você sem considerar seus sentimentos.

Eu sugeriria duas coisas: tenha uma conversa com ele, para entender o que ele sente em relação ao problema pessoal dele, isso pode explicar muitos comportamento e até, talvez, o motivo das discussões entre vocês ter aumentado...
Ou
Uma terapia em casal para consertar esses detalhes na dinâmica do relacionamento (não é só casal problemático que faz terapia de casal, viu rsrs)

Espero ter ajudado.

Se quiser falar sobre, sinta-se à vontade para me contatar.

Abraços,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

70 respostas

10 AGO 2023

Olá Daniela, acredito que podemos conversar na terapia, é muito importante esclarecer as coisas para que não tenha um possível arrependimento depois..
Em terapia podemos conversar demandas de como vc se sente ?
como seria se vc voltasse com ele ?
E se vc não quiser mais voltar, como seria ?

Qualquer dúvida, me chama para conversar.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

10 AGO 2023

Olá Daniela! Obrigado por escrever. Vocês precisam respeitar as decisões, precisam respeitar a si mesmos. Pode-se, dependendo do ponto de vista, ponderar que vocês nunca namoraram, um com o outro, pode-se ponderar que vocês nunca terminaram. O namoro com a outra pessoa, somente é possível quando há a essência do namoro consigo mesma. Quando se decide terminar é preciso que seja decisão sólida, madura, responsável. Por essa razão, não se volta com a mesma pessoa. Isso seria acomodação. Uma pessoa para amadurecer e modificar-se de forma consistente, precisa viver plenamente outra vida, outros namoros, por pelo menos três anos, após um término.
Antes de dar continuidade a namoro é preciso que as pessoas entendam melhor a cultura, a natureza humana. Nossa sociedade é complexa.
Viva turma de colegas e conhecidos éticos, estudos sérios e consistentes, esportes coletivos de contato, trabalho comprometido. Assim se amadurece o entendimento da vida, da cultura e da natureza humana.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

10 AGO 2023

Olá Daniela, natural ficar perdida nessa situação. Afinal foram dois anos juntos e você ainda tem sentimentos por ele. A psicoterapia pode te ajudar a encontrar o melhor caminho para você nesse momento.
Se tiver vontade entre em contato.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

10 AGO 2023

Olá Daniela,
Temos muitas coisas importantes para serem avaliadas nesta situação. Mas o mais importante é você conseguir perceber se ainda existe sentimento, e em seguida precisamos perceber se mesmo, nesta situação difícil que ele está vivendo o respeito permaneceu.
Acredito que a psicoterapia pode lhe auxiliar muito neste processo de se encontrar.

Raquel Marques Godoy Psicólogo em Curvelo

1 resposta