Devo contar sempre que fico ansiosa para meu namorado?

Feita por >Luiza · 25 jun 2024 Abordagem psicológica

Sou uma pessoa comunicativa demais, isso é bom, o problema é que vinha resmungando e reclamando demais e decidi parar com isso, percebi que fiquei mais leve e isso me gerou a dúvida se devo contar sempre que fico ansiosa para meu namorado, pois meu ciúmes se transforma em ansiedade, coisa de tirar o sono e isso vem me incomodando.
Minha família é muito de boa para contar das nossas ansiedades e problemas, mas se contar de ciúmes é algo que eles não podem resolver, quem pode é meu namorado, que nunca me deu motivo pra desconfiança, então é aquele ciúmes bobo dele estar seguindo meninas, e infelizmente isso vira uma bola de neve na minha cabeça por coisas do passado, mesmo já fazendo muito tempo (muito tempo de verdade), por isso não conto mais essas coisas "bobas", a menos que me incomode demais. Ele nunca deu motivos graves e estamos há 5 anos em um relacionamento saudável, ele me escuta, conversa, me mima, tudo de bom.
O que faço? Conto sempre que sentir isso ou devo limitar a coisas que podem afetar o relacionamento?

A melhor resposta 27 JUN 2024

Querida Luiza! Espero te encontrar bem!
Fico feliz que você esteja refletindo sobre a comunicação no seu relacionamento. A comunicação aberta e honesta é crucial, mas é importante encontrar um equilíbrio que não sobrecarregue seu relacionamento com inseguranças.
Porém, como relatou que anda se sentindo ansiosa com essas situações, aconselho que busque terapia com um Psicólogo para poder expressar e entender o que está sentindo, além de encontrar formas e manejos para lidar com a ansiedade de forma funcional e eficaz!
Conte comigo caso esteja precisando conversar!
Com carinho,
Psi Joice Pereira

Joice Pereira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

2 JUL 2024

Olá, Luiza!
Parece que você está em um processo de autoconhecimento e crescimento pessoal, o que é muito positivo! Vamos explorar algumas abordagens para lidar com suas ansiedades e ciúmes em relação ao seu namorado?

Você já deu o primeiro passo ao reconhecer que suas ansiedades e ciúmes são muitas vezes infundados. Continuar refletindo sobre as origens desses sentimentos pode ajudar. Pergunte-se: "Por que me sinto assim? O que desencadeia esses sentimentos?" Identificar padrões pode ajudar a entender melhor suas reações!

Bom, comunicar-se de maneira saudável é crucial. Você mencionou que seu namorado é compreensivo e apoia você. Se sentir necessidade de falar sobre seus sentimentos de ciúmes, tente abordá-los de forma construtiva. Em vez de acusar ou culpar, compartilhe seus sentimentos. Por exemplo, você pode dizer: "Às vezes, sinto ciúmes e isso me deixa ansiosa. Sei que não há motivo, mas queria compartilhar isso com você para que possamos entender juntos."

Enquanto é importante ser honesta e aberta, também é saudável não sobrecarregar seu parceiro com todas as ansiedades, especialmente se você sabe que são infundadas. Limitar a frequência das discussões sobre ciúmes a momentos em que realmente está afetando seu bem-estar pode ser uma boa abordagem. Isso evita que a comunicação se torne um peso para ambos.

Trabalhe em estratégias para lidar com sua ansiedade de forma independente. Técnicas como meditação, respiração profunda, escrever um diário ou praticar exercícios físicos podem ajudar a gerenciar os sentimentos de ansiedade. Manter-se ocupada com atividades que você gosta também pode desviar sua mente de pensamentos negativos.

Considerar a possibilidade de falar com um terapeuta pode ser extremamente útil. Um profissional pode fornecer ferramentas e estratégias específicas para lidar com esses ciúmes e com a sua ansiedade. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é particularmente eficaz para esses tipos de questões, pois ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais.

Luiza, lembre-se de que um relacionamento saudável é construído com base na confiança e no respeito mútuo. Confiar em seu parceiro e no relacionamento que vocês construíram ao longo dos anos é fundamental. Trabalhe na construção dessa confiança diariamente, reconhecendo os comportamentos positivos do seu namorado e lembrando-se das razões pelas quais você confia nele.

Outro ponto importante: Fortalecer sua autoestima e autoconfiança também pode reduzir sentimentos de ciúmes. Lembre-se de suas qualidades e conquistas, e confie no valor que você traz para o relacionamento.

Encontrar o equilíbrio entre compartilhar seus sentimentos e manter uma comunicação saudável é um processo contínuo e não é fácil mesmo. O importante é que você está buscando crescer e melhorar, tanto individualmente quanto no contexto do seu relacionamento. Seja gentil consigo mesma nesse processo e continue explorando maneiras de lidar com suas ansiedades de forma construtiva.

Espero que você fique bem!
Um abraço,
Lúcia Martins

Lúcia Martins Psicólogo em São Paulo

9 respostas

27 JUN 2024

Oi Luiza, que bom que tu compartilhou um pouco da tua história aqui conosco. Certamente alguma das respostas, ou algumas delas poderão ser úteis para te fazer pensar.
Reclamar demais e resmungar, ou até mesmo contar sobre teu ciúme para teu namorado ou para amigos e familiares repetidas vezes pode ser cansativo pra eles, ainda mais se ele não está fazendo nada que justifique tuas queixas.
Acredito que um tratamento psicoterápico possa te ajudar a não guardar as tuas queixas, até porque acredito fortemente que reprimir o teu incômodo não resolverá nada.
Mas em terapia poder compreender de que experiências traumáticas estão vindo esses desconfortos que não foram superados e de que maneira eles ainda interferem na tua vida, na tua forma de se relacionar e se expressar com as pessoas que tu ama.
Aconselho que busques ajuda de um profissional, te encoraje a entrar em um tratamento psicoterápico para juntos podermos entender porque tu sente como sente e age como age.
Fico a disposição caso quiser conversar mais.

Eduardo Marchioro Psicólogo em Porto Alegre

17 respostas

27 JUN 2024

Olá, Luiza, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

O discernimento do que devo expor, falar para os outros, e o que melhor fica sendo só pensamento, ou percepção, é fundamental para uma salutar existência individual e relação interpessoal; nem tudo é para ser dito, como até antes, nem tudo deveria ser pensado, porém fato é que pensamos; Luiza mais importante que interminavelmente comunicar seus pensamentos e temores para seu parceiro é você livre e firmemente examinar que pensamentos, fantasias, medos e desejos são esses que assolam sua paz de espírito, é imprescindível termos a justa medida do que é de nossa particular e intrasferível responsabilidade, Luiza.

Luiza, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

230 respostas

26 JUN 2024

Olá!
Na verdade, não sinto que seu namorado pode fazer muita coisa com o ciúme da medida em que você mesma diz que ele não dá motivos. O que quero dizer é que o ciúme, como qualquer outro sofrimento, é como um "sintoma", ou seja, aponta algo que vivemos e que não nos satisfaz, indica que algo não vai bem e precisa de nossa atenção para ser cuidado. Existe um fundo de afetos, de histórias e de sentimentos que nos mostram de que forma chegamos até aqui, como configuramos quem somos agora. E penso que este fundo é quem pode nos indicar o que podemos fazer com esse ciúme.
Te digo isso porque silenciar o que sentimos nem sempre é o melhor caminho, entretanto nem sempre o melhor lugar para expressar isso está em nossas relações intimas. Assim acredito que você poderia se beneficiar muito da consulta com um psicólogo.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha