Devemos deixar o bebê chorando para se acalmar sozinho?

Feita por >Aldaiza · 13 mar 2017 Psicologia infantil

Quais os efeitos que essa atitude pode trazer?

A melhor resposta 14 MAR 2017

Boa tarde Aldaiza, essa atitude poderá fazer com que seu bebê produza estresse e ele poderá se sentir desprotegido, até os 06 meses a criança pensa que a mãe faz parte dele, que na hora que ele precisar, ela estará pronta a protegê-la. Como exemplo a impaciência de todos os pais para que o bebê aprenda a dormir a noite toda. Algo que os bebês não estão programados. Muitos pais insistem em tentar que eles durmam o máximo possível desde o primeiro dia. E para isso, deixam que chore e chore sem parar até que durma por esgotamento. Mas, o bebê não dormirá porque tenha aprendido a lição. O bebê dormirá porque terá gerado uma série de endorfinas e outras substâncias que tentam reduzir o estresse. Ou seja, dormirá por puro cansaço. E o que ele vai tirar dessa experiência? Que não poderá confiar em ninguém pois esta sozinho. Existem algumas conseqüências nesse ato: O que pode acontecer a um bebê que está sendo submetido a grandes doses de estresse nos seus primeiros 3 anos de vida? Crescerá como uma criança que desconfia de todos, que prefere o isolamento, temerosa, com a auto estima baixa, com um vazio interior, com problemas para controlar as suas emoções, mais ansiosas e menos cooperantes. Como evitar isso? Reforçando o vinculo com o bebê desde o início. Abraçando-o, consolando-o e atendendo-o nos seus momentos de estresse, medo ou ansiedade. Espero ter auxiliado, coloco-me a sua disposição. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

18 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

15 MAR 2017

Aldaiza. O choro de uma criança é um chamado e deverá ser ouvido e decifrado. Há algum desconforto, dor, fome... Aprenda com seu filho e perceba do que ele precisa. Lembre-se qdo nasce uma criança também nasce uma mãe.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

14 MAR 2017

Não há respostas para sua pergunta sem uma análise de que porque será que seu bebê chora tanto? Vc sabe porque? Eh fome, eh dor, eh desamparo que ele poderá estar sentindo? Sim os bebês sentem tudo que se passa no psiquismo de suas mães dentro e fora da barriga....Não tem jeito...Procure urgente tratamento.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

14 MAR 2017

Ah! Esqueci de complementar:

Não há efeitos nocivos para o "futuro" se seu filho for nutrido de amor hoje. Ame, cuide.

Porque há de chegar o tempo de educar, dar limites, frustrar, etc... mas ainda assim, faça tudo com amor.

Ouça mais seu coração e deixe as "opiniões alheias" de lado!!!

Se aproprie da mãe que você deseja ser, siga seus valores, seu coração!!!!

Foi o melhor que eu fiz e é o que eu aconselho para as mães que passam por mim!

Bjos Erica Taylor
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

14 MAR 2017

Adailza,
Eu também recebi essa orientação na época que meu filho era bebê e sinceramente, meu coração dizia para eu acolher. Então eu falo tranquilamente para você:
Não deixe seu bebê chorando no berço.
A única forma que o bebê tem de se expressar é pelo choro.
Então acolha, conforte e nutra seu filho de carinho. É nesse contato que o bebê vai desenvolver a segurança e confiança de que está sendo compreendido e acolhido.
Um grande beijo e boa sorte
Erica Taylor
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

14 MAR 2017

Boa noite Aldaiza, quanto a sua pergunta sobre se é prejudicial deixar o bebê chorar sozinho até se acalmar? É preciso entender que a criança usa o choro como forma de se comunicar, já que ainda não desenvolveu a linguagem e também é um mecanismo de sobrevivência. Como tudo na vida é preciso de um limite, é preciso entender que o bebê passou um longo tempo no seu ventre numa relação simbiótica onde não precisava se esforçar para nada e não estava exposto a nenhum estímulo visual, auditivo ou físico e após nascer tudo mudou e ele se sente estressado por ter que se esforçar para se alimentar, respirar e dividir você com as outras pessoas. Para o bebê você, o peito e ele é uma só pessoa, logo quando ele necessita de peito ele fica impaciente porque não entende que você não vai sumir e pode se sentir desamparado se você passar um longo tempo longe dele, porém um certo espaço de tempo quando a criança já tem 2 meses em diante é estruturante e fará com que ele entenda que o mundo gira em torno de seu desejo e que você vai e volta e que nada vai acontecer tornando-se uma criança mais independente. Se você o acalenta toda hora que ele chorar pode torná-lo uma criança mimada, insegura e dependente. Tudo tem que ter limite sem exagero. Com 2 meses se o choro não for de dor, de fome pode ser atendido e amamentado de 2 em 2 horas. Porque você está preparando-o para lidar com o mundo externo que não vai dar tudo para ele na hora que ele quiser e você também não sabe do dia de amanhã. Isso tornará mais fácil o processo de adaptação quando ele precisar se separar de você para ir a escolinha ou quando você precisar trabalhar ou resolver as atividades de sua vida longe dele. A criança não deve ser desamparada e nem superprotegida, lembre-se quem ama educa! Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

14 MAR 2017

Olá Aldaiza!
O choro é um reflexo de sobrevivência, no qual o bebê consegue expressar seu desconforto.
Deixá-lo chorar para se acalmar sozinho pode trazer muitos impactos psíquicos, propiciando o conceito de que não vive em um ambiente seguro.
É importante o acolhimento e na medida com que ele for se desenvolvendo, construir recursos que ele mesmo possa recorrer para se acalmar, mas mantendo dentro de si a segurança que a família proporciona.

Abraços

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo