Bebê que não se acalma, nem com a mãe, nem o pai

Feita por >carol · 1 nov 2020 Psicologia infantil

Tive depressao pós parto não sabia lidar com um bebê, deixei ele aos cuidados do pai e da sogra, enfim forcei mto ele na amamentação deixava ele irritado com isso, pois só pegava ele na hora de amamentar e as vezes saia com ele no sling , mas não era uma mãe mto apegada, acontece q qdo eu e meu marido saia fora de casa com familiares ele se assustava de um jeito q não se acalmava nem no meu colo nem do meu marido, tinha uma extrema agitação, parece q nem eu e nem meu marido era Porto Seguro dele, se acalmava um pouco mais com meu marido mas mesmo assim tinha vezes q ele n conseguia de jeito nenhum acalmar e ele chorava demais sempre foi mto nervoso qdo bebê , não sei se devido q minha falta de envolvimento com o bebê, ou se sentiu falta do seio materno o qual não consegui amamentar ele no peito desde bebê e com isso quebrou a confiança dele
Me sinto culpada até hoje.
Isso pode trazer alguma depressão no futuro p ele?

A melhor resposta 3 NOV 2020

Oi Carol,
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar sua culpa e seus medos.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

4 NOV 2020

Carol, se sentir culpada com certeza não é bom para o relacionamento , seu com a familia e seu com seu filho. Procure ajuda profissional.abs Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 NOV 2020

Carol,
O mais importante é você se curar da depressão que se manifestou no pós-parto, mas sua origem é outra, ver o significado disso e curar os teus conflitos e traumas que desencadearam a depressão.
Desde a concepção até a idade de dois ou três anos, o bebê sente tudo o que a mãe sente. É normal ele se sentir desesperado porque reflete o teu estado interior. Tranquilize-se, busque a harmonização contigo mesma que o filho muda.
Faça psicoterapia para descobrir a origem disso. Não te preocupe com o futuro dele... ele saberá solucionar e buscar resolver isso, se tiver. Nem em se sentir culpada... fizeste o melhor que pôde e compreendia. Não tem que gerar expectativa. O passado passou e não há nada que se possa fazer a não ser viver positivamente o momento presente.
Procura ver qual o significado do filho para você, o que ele representa, o que provocou, o que ele interrompeu e retome o processo.

5817 respostas

2 NOV 2020

Olá Carol! Grato por escrever. A quantidade de mães que se sente insuficiente para lidar com o bebê é bastante grande. Numa socieade em que a indústria da doença transformou a gestação e parto em casos de doença, numa socieade em que as pessoas são cobradas o tempo todo a produzir e não errar, gera-se um terreno fértil para a insegurança das mães. O futuro do seu filho é uma construçaõ. Culpa acontece quando deliberadamente queremos prejudicar alguém. Não se culpe, procure orientação. Ceertamente poderemos investigar detalhes que aprimorarão sua convivência com seu filho. Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.