Depressão e agressividade

Feita por >tatiane · 1 fev 2017 Depressão

Olá, minha mãe há alguns anos se tornou muito agressiva e descontrolada emocionalmente. Ela tenta chamar a atenção de toda forma, chorando constantemente, arma brigas e da tapas, socos em mim, no meu pai, no meu irmão. Diz que todos estão contra ela. Não sei exatamente de que problema se trata, mas já tentamos convencer ela a ir em um psicólogo ou psiquiatra e ela diz que "não esta louca, nós é que estamos". Gostaria de saber o que fazer com uma pessoa assim, pois ela tem se tornado cada vez mais agressiva, e não tenho como obriga-la a ir numa consulta nem para saber de que transtorno se trata. Fico com medo principalmente da forma como ele trata meu pai que já é idoso.

A melhor resposta 2 FEV 2017

Olá Tatiane. Veja, a Depressão pode sim deixar as pessoas mais agressivas e mais irritadas. Mas para ser Depressão, precisa ter a presença de uma série de outros sintomas. O que acontece com ela, pode não necessariamente ser Depressão. Pode ser inclusive questões hormonais ligadas com a menopausa. Já que ela não quer ir a um Psiquiatra, talvez ela aceite fazer uma consulta com a sua ginecologista ou um endocrinologista, para verificar se as causas dessa irritação são hormonais. Se for hormonal, ela será tratada. Se não, provavelmente o Ginecologista ou Endocrinologista a encaminhará a uma outra especialidade médica, que pode ser até o Psiquiatra. Se ela não quiser ir mesmo assim, procure um neurologista. O que estou querendo dizer é que, eliminando a possibilidade de ser alguma outra questão, talvez ela aceite melhor ir ao Psiquiatra se escutar de outros médicos que este profissional pode ajudá-la. Espero que tenha ajudado. Melhoras para a sua mãe e para ti também. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição. Grande abraço.

Cybelle Araújo Psicologia Psicólogo em Vitória

36 respostas

30 MAR 2017

Tatiane, boa tarde. Concordo com os colegas que disseram ser necessário uma avaliação médica inicialmente, o que pode facilitar o encaminhamento e adesão da sua mãe a um acompanhamento "psico", se isto se mostrar necessário. De qualquer maneira, há algumas coisas que você pode ir pensando nesse meio tempo, como por exemplo:
- quando os comportamentos se iniciaram, estavam passando por alguma mudança familiar?
- sua mãe teve alguma perda ou outro evento importante na vida nesse período?
- foi um processo gradativo ou repentino?
- ela faz algum acompanhamento de saúde, como está a saúde geral dela?
Estes questionamentos podem te ajudar a entender melhor qual a causa dos sintomas relatados e a pensar a melhor estratégia para ajudar sua mãe e sua família. Att.

Rosevani Chiapetti Psicólogo em Curitiba

2 respostas

9 FEV 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

2 FEV 2017

Olá Tatiane!
Entendo que é muito difícil a situação e embora exista resistência o indicado é a avaliação psiquiátrica e psicológica, para que seja possível realizar um tratamento que promoverá a estabilidade do humor e controle de impulsos principalmente.
Tente recorrer a algum membro da família que ela respeite e que possa ajudar (um irmão, um tio).

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 FEV 2017

Ola Tatiane
Não sei a idade da sua mas ela pode estar com problemas hormanais. Algumas mulheres sofrem de depressão quando entram no processo de menopausa e pode ter essas reações que você descreveu. Ela deve procurar um médico e também procurar ajuda de um psicólogo

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro