Crianças e casal no mesmo quarto

Feita por >Katia Cristina de Oliveira Cunha · 1 jun 2023 Abordagem psicológica

Tenho uma irmã que tem 2 filhos, um de 6 e uma menina de 8. Ja passou por muitos problemas com álcool e droga, prejudicando os filhos de todas as maneiras. Descobri que dormia com o namorado no mesmo quarto com as crianças. Deixando eles muito desconfortáveis. O que posso fazer, como agir em relaçao a essas atitudes?

A melhor resposta 8 JUN 2023

Olá.
Com relação à sua dúvida, é importante que você avalie as condições desse lar, converse com sua irmã ajudando-a a perceber que não é aconselhável e busque alternativas. Importante lembrar que crianças possuem direitos e precisam de cuidados e quando esses direitos são violados os órgãos competentes precisam ser acionados. E quando pensamos em acionar os órgãos competentes é importante que você reflita: como pretende cuidar dos seus sobrinhos caso sua irmã não tenha intenção de mudar seus hábitos? Eles precisam de cuidados e proteção importante avaliar isso e se ela tem condições de oferecer e no caso de não ter, o que você pode fazer em relação a isso para preservar o direito dessas crianças?

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

3 JUN 2023

Katia Cristina
Quais são as condições da casa? Ela tem outros cômodos?
desde pequenas, as crianças precisam dormir no quarto deles e não junto com os pais.
Se ela só tem um quarto, que deixe os filhos no quarto e ela com o namorado que vá pra sala ou que não leve o namorado para casa.
Ela está provocando problemas psicológicos nos filhos.
Convrse com ela sobre isso e se ela não resolver pode acionar a assistência para os filhos, ela pode perder a guarda dos filhos.

5817 respostas

2 JUN 2023

Oi Katia! Que bom que você escreveu. Crianças dessas idades e casais, em mesmo quarto, deve ser evitado, é desaconselhável. A associação disso com álcool, drogas, prejuízos, desconfortos, indicam que isso precisa ser modificado com a maior brevidade possível. Quais serão os efetivos prejuízos que você cita? Por outro lado, é preciso contar com sabedoria e discernimento, para conduzir modificações que não piorem as coisas. A lei, sempre que pode mantém a criança junto dos pais, para a criança a melhor mãe do mundo é a dela. Ela, criança, nem sempre da melhor forma, acostuma-se com um jeito de levar a vida, achando que aquele é o adequado. Será válido conversar com psicólogos sobre isso, com o Conselho Tutelar de sua cidade, se for o caso, com o juizado da vara da infância e adolescência.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.