Confusão com o meu gênero.

Feita por >nini · 31 mar 2021 Orientação sexual

Oi, a algum tempo venho tendo problemas com o meu gênero, nasci e fui criada desde sempre como uma menina mas ultimamente venho questionando isso. Eu sinto que queria ser um menino, gosto quando me tratam como um (pessoas que não realmente me conhecem no twitter me chamando no pronome masculino, ou poder usar nomes masculinos) , de usar roupas masculinas, gostaria de ter um corpo de uma forma mais masculina sem tantas curvas nem nada isso incluida odiar as partes mais femininas do meu corpo (como meus peitos), mas não me sinto mau em ser tratada como uma menina, gosto de maquiagens e penso em ser mãe algum dia... Tento não pensar muito no fato de ser um homem trans isso me trás medo da resposta...

As vezes sinto que fico entre esses dois, as vezes acho que só estou inventando coisa da minha cabeça, realmente me sinto perdido entre tudo isso. Não sei o que eu sou e isto está me matando por dentro.

A melhor resposta 1 ABR 2021

Olá.

Considerando as definições de gênero em nossa sociedade, tudo que foge do padrão é visto como insano, confuso, perdido. Mas nada disso resume o seres humanos, somos múltiplos, somos diversos e subjetivos. Nosso gênero e sexualidade não podem ser ditadas por quem não as vive. Compreendo o seu medo, quando se vai contra todo um padrão é angustiante, causa medo, pavor dos olhares, das repressões, do futuro...
Ainda que vivas um estado de questionamento sobre o seu gênero, no fundo há a verdade sobre você, quem de fato você é, independente de gênero. E a psicoterapia pode lhe ajudar nesse processo.
Recomendo que busque profissionais especialistas na área.
Continue na busca da tua verdade. Fique bem.
Fico à disposição.

Marco Antonio Molina

Marco Antonio Molina Psicólogo em Belém

10 respostas

29 JUN 2021

Boa tarde, como vai? Compreendo o que você está sentindo. O que precisamos sempre nos lembrar, é que por mais que a sociedade nos imponha regras de gênero, essa questão não é algo que vá seguir regras estabelecidas por um grupo de pessoas. Você não precisa ser homem se não quiser, nem precisa ser mulher se não desejar, embora possa encontrar dificuldades, ignorância e preconceitos pelo seu caminho, é recompensador ser quem você realmente é. De todo modo, procure terapia, para passar por esse momento de dúvidas e aprendizado. Estou à disposição. :)

Psicóloga Normanda Vidal Psicólogo em Salvador

10 respostas

1 ABR 2021

Olá Nini! Grato por escrever. Ainda não temos a tua idade. Esse dado poderá indicar bom ponto de partida para iniciar conversa adequada a seu momento de desenvolvimento. Pelo seu relato você está confusa. Na verdade seria um poder e liberdade muito maiores se pudéssemos transitar a cada momento, na posição sexual que quiséssemos. Não nos permitem isso. Talvez seja a sabedoria da humanidade, talvez seja a repressão da cultura.
O fato é que a sociedade é preconceituosa e geradora de proibições e obrigações. Demoramos a amadurecer para lidar de forma mais leve com os preconceitos sociais. Algumas vezes nunca aprendemos.
Seu relato nos faz compreender que você observa aspectos muito interessantes, tidos pela sociedade como próprios de mulher, também se observa aspectos interessantes, próprios de homem. Você não precisa ficar refém dos limitadores e padrões. Mas precisar estar preparada e forte para ponderar as consequências de suas escolhas.
Com o amadurecimento, a sabedoria, há possibilidade de você conseguir dar vazão a muitas possibilidades.
Por enquanto, será prudente, valioso e enriquecedor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, para que possa alargar reflexões, antevendo com maior profundidade as implicações das escolhas, decisões que for fazendo. Muito cuidado para não agir por impulso e depois se arrepender.
Por exemplo: gravidez e AIDS, não tem volta. Preconceitos atribuídos dão muito trabalho para serem administrados.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8680 respostas

1 ABR 2021

B noite. Procure tratamento psicológico..
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro