Confusa sobre minha sexualidade de novo

Feita por >Yasmin · 24 set 2019 Terapia sexual

Olá, bem já venho a me desculpa por qualquer erro de português se tiver.

Bem, eu poderia começar logo com a pergunta, mas assim não daria muito pra entender minha situação, no entanto eu tentarei resumir.

Quando eu tinha 13 anos eu me considerava hetero, por não saber nada sobre lgbt, nunca me interresei nem pesquiser sobre nem entendia, só sabia que existia, ao fazer 14 eu conheci a comunidade lgbt (mas antes disso eu tive um "namorado" que durou uns 6 meses, ele terminou comigo porque so dava atenção as minhas amigas), depois disso, na minha cabeça de criança queria entrar na "moda", então comecei a me rotular como bissexual, mas não me sentia confortável com isso, então voltei a me rotular como hetero simpatizante, mas tambem não me sentia confortavel me rotulando assim. Alguns meses se passaram e eu ficava pesquisando pra tentar entender mais sobre minha sexualidade, só que dessa vez não por causa de "modinha" era porque eu queria entender quem eu realmente era, continuei a pesquisar, fiz 15 e continuei a tentar entender, ai me deparei com a palavra pansexual, me senti confortavel em me rotular assim, porque pensei que independente do gênero de alguém, eu ia gostar desta pessoa, então achei que era isso, então comecei a me rotular desse jeito, assim depois de um tempo, eu falei pros meus amigos e pra minha mãe (outras pessoas da família não sabem de nada), fiz 16 e continuei, eu tava orgulhosa de ter encontrado a palavra que me definia, mas hoje mesmo, a minha confusão voltou, porque eu voltei a pensar sobre meus gostos e agora vem a pergunta, desculpa pela demora.

Eu quero namorar uma garota, quero me casar com uma garota, quero ter relações sexuais com uma garota, mas nunca fiquei com uma garota ainda.

Não quero namorar um garoto, nem me casar com um garoto, mas pegaria um garoto ou teria relação sexuais com ele.

Então a pergunta: sou pansexual? Lésbica? Ou Bissexual?

A melhor resposta 6 OUT 2019

Olá Yasmin tudo bem? Entendi sua pergunta. Mas acho que você precisa primeiro responder uma pergunta: Qual é a necessidade de dar um nome ou rotular-se com um determinado genero especifico?
Minha linda, você está em uma fase da Vida que precisa se conhecer, experimentar, e isso incluir mudar as vezes de opção ou opinião, você está se descobrindo, e não precisa de um rótulo para te definir. Não precisa decidir agora se é bi ou pan... precisa experimentar e ver o que de real você gosta, precisa se descobrir... descobrir suas vontades, seus desejos, e depois de provar, experimentar, poderá mudar ou não de opinião... não se prenda a nomes, rótulos e amarras. Apenas Viva, se descubra, seja Feliz...
Caso precise de ajuda, busque uma terapia, não para que definam o que tu és, mas que possa falar e entender suas expectativas, suas buscas, suas escolhas e seus desejos... para compartilhar seus conhecimentos e te direcionar quando sentires perdida, quando tens um psicologo que possui esta escuta mais apurada, este consegue te sinalizar coisas que talves para ti tenham passado desapercebido...
Mas você é nova, e mesmo que não fosse, não esta aqui para ser rotulada. Esta aqui para ser Amada, se Ame e ame se conhecer, se respeitar e respeitar seus desejos, suas vontades... Tudo bem se sentir confusa... tudo bem se sentir perdida... Você têm apenas 16 anos, não precisa ter todas as respostas agora.. você está começando a criar sua identidade sexual, e não precisa se decidir tão rapidamente. Busque sempre aquilo que te faz bem. Sinta-se Bem. Aceite-se como uma jovem em descoberta, se descobrindo, se permitindo, mas acima de tudo respeitando seus limites e suas vontades.
Qualquer coisa que precisar, entre em contato, estamos aqui para te ajudar.

Ana Cristina de Melo Rodrigues Psicóloga Psicólogo em São Paulo

11 respostas

24 OUT 2019

Boa noite Yasmin, primeiramente é de suma importância aprender a viver sua vida de forma plena e autentica, confiando em você, assumindo responsabilidades pelas suas escolhas, foco total no seu presente, e sempre compreender que você precisa transbordar em si para poder transbordar com o outro, todas as respostas do seu mundo estão em ti.

Espaço Consciência Psicologia e Terapias Psicólogo em Brasília

5 respostas

13 OUT 2019

Boa noite,Yasmin respondendo a sua pergunta, não sei, são orientações que cada um diz ser pela própria percepção e emoção, é de dentro de você, o que sente, subjetivamente, agora, o momento que está vivendo, essa confusão toda só vai atrapalha-la mais ainda, tudo que aqui e agora que, você quer pode daqui a uma semana ser diferente para você.

Pelo o que entendi do seu relato você tem 16 anos? Certo? Posso sugeri a você que, pare e pense um pouco, não seria melhor apenas viver? Seus sentimentos, suas emoções são suas tente viver como se sentir melhor, confortável em vivenciar cada momento de paixão, amor, encantamento, a vida é sua, não deixe que "outras pessoas" lhe digam o que sentir e viver. somos livre para viver, lembre-se disso. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

26 SET 2019

Olá Yasmin22! Obrigado por participar! Você reparou que nos faz perguntas para as quais quer respostas escritas e definitivas, diante das quais você vem pensando e revendo pensamentos, faz anos? Não temos como dar respostas definitivas nem certeiras. Temos como contribuir para você ponderar e ir construindo sua identidade sexual. Nunca temos certezas absolutas e inquestionáveis. Observa-se que você está se procurando,talvez com um nível bastante elevado de ansiedade. Com o passar dos anos as pessoas vão modificando suas formas de conceber o mundo em muitos aspectos. Por exemplo, modificamos a análise e concepção do que é: ser mulher, ser homem, ser esposa, ser marido, morar, lidar com dinheiro, paternidade, maternidade, companhia, solidariedade, fidelidade, empatia. Certamente, com trinta anos de idade, se uma pessoa se permitir (mentalmente), estará ponderando sobre sexualidade, de forma muito diferente do que pensa aos dezesseis anos. Por isso, não é certeiro, definir aos dezesseis, o posicionamento sexual para os trinta anos. O que é certo, é que a natureza é mais estável, que a evolução da espécie é considerada essencial. Diante disso, a sociedade, em termos gerais, sempre espera que sejamos heterossexuais, estabelece visões superficiais e preconceituosas para com as pessoas que caminham por outras possibilidades sexuais. O que precisamos ponderar é que você precisa buscar construir sua caminhada ponderando a atualidade, suas ações, seus comportamentos, desdobramentos ou consequências, visualizando o futuro daqui a dez, vinte ou quarenta anos. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

26 SET 2019

Muito difícil de definir e responder esta pergunta de uma forma definitiva logo de cara.
Perceba, você mesma vem se perguntando sobre isso durante algum tempo, por isso, o mais correto e assertivo para a resposta da sua pergunta, seria dentro de um acompanhamento psicológico, onde conhece-la, seria primordial, para que você, junto com o profissional, chegassem a uma conclusão.
Mas se pergunte:
Qual minha ideia de casamento e vida a dois?
O que eu espero de um relacionamento?
O que me faz sentir atração por um determinado sexo e/ou não querer me envolver a longo prazo com o mesmo?
Espero ter ajudado.

Estou a disposição

Bruno Carlos de Oliveira da Silva Psicólogo Psicólogo em Maringá

4 respostas

25 SET 2019

Olá Yasmim,

Você demonstra ter acima de tudo muita curiosidade sobre sua sexualidade e isso é normal, ficar confusa quanto a isso também é muito comum, assim como a necessidade de se encaixar em um grupo, que no seu caso é saber se você se encaixa no "grupo" das pansexuais, lésbicas, bissexuais, etc...

Perceba que você está buscando uma resposta que só você mesma tem, e que somente o autoconhecimento é capaz de te dar. Você precisa se conhecer, conhecer suas vontades, seus desejos, saber o que é seu e o que é influencia externa, saber o que é real e o que é imaginário, saber quem é você por inteiro para saber "essa parte" de você!

Se auto-observe, se conheça, se questione e se preciso for busque uma profissional para te ajudar nessa busca de conhecer a si mesma!

Débora Caroline Clerice de Limas Psicólogo em Brusque

18 respostas

25 SET 2019

Oi Yasmim! Tudo bem? Te diria simplesmente que continue a expressar a tua afetividade, amar, se relacionar com quem mais tem desejo. Não se importe com os nomes, são apenas rótulos. Não importa se é homem, mulher, trans, lésbica,..... tem uma alma e esta quer se expressar. Dê asas à tua imaginação e viva feliz. Isto é o mais importante.

5817 respostas

25 SET 2019

Oi Yasmin, tudo bem?
Consigo imaginar um pouco da confusão que tudo isso está causando na sua cabeça né, o que me chamou atenção nesse seu relato foi que eu senti em você uma vontade grande de se "encaixar em algum rótulo" o que é normal do ser humano, querer se sentir pertencente a um grupo e talvez seja essa sua necessidade que esteja te causando toda essa angústia, não necessariamente a sua escolha sexual.
Talvez buscar um rótulo para poder se nomear não seja assim tão importante, mas sim se permitir viver suas vontades e curiosidades, para depois de ter mais propriedade de suas escolhas poder "escolher um rótulo" ou não, se você não se encontrar em rótulo nenhum, está tudo bem também.
Se você se sentir a vontade, procure um psicólogo para entender melhor seus dilemas, sem dúvida que vai lhe ajudar!

Victória Freitas Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

1 resposta

25 SET 2019

Olá. Bom dia! Você precisa iniciar um acompanhamento com psicólogo para que possa tentar entender o que acontece com você e tomar suas decisões. Estamos á sua disposição. Se assim desejar entre em contato e marque o atendimento.

Fernanda Pires Psicólogo em Teresina

20 respostas

25 SET 2019

Olá Yasmin. Não se preocupe em expressar os seus sentimentos. A adolescência é um período de transformações e nem tudo será definitivo. Porém quando você passa a se questionar dá indícios de que está buscando autoconhecimento, e isto é bom! As suas dúvidas poderão ser melhor respondidas por via da psicoterapia, através do mergulho em si mesma. O principal é você se aceitar e buscar ajuda quando sentir que deve. Conte comigo caso precise. Um abraço.

Dalila Castro Psicólogo em Salvador

8 respostas

25 SET 2019

Qual a importância para você em se classificar por rótulos? Entendo que as vezes se encaixar em uma classificação é uma forma de se encontrar no mundo, uma tentativa de compreensão de que realmente somos. Viver de acordo com que se tem vontade é uma forma de liberdade e de ser quem você quer ser. Acho que independente de qual seja a opção sexual que se classifique, o importante é permitir ser quem você quiser, isso ajuda em um autoconhecimento, e em uma maior compreensão de si mesmo, a partir disso você irá encontrar seu lugar.

Psicóloga Jessica dos Santos A. Duarte Psicólogo em Cabo Frio

1 resposta

25 SET 2019

Olá Yasmin, tudo bem? Quando você pesquisou sobre pansexual o que você encontrou para que houvesse identificação?
Pansexualidade é a atração sexual, romântica ou emocional em relação às pessoas, independentemente de seu sexo ou identidade de gênero. Pessoas pansexuais podem se referir a si mesmas como cegas a gênero, afirmando que gênero e sexo não são fatores determinantes em sua atração sexual ou romântica por outros.
Visto que você tem preferência em relacionar-se emocionalmente por garotas pode demonstrar uma preferência pelo gênero feminino, mas também sente atração por garotos. O que te faz se sentir atraída por uma pessoa? O que determinará se você é pansexual é sentir-se atraída por pessoas, independente de gênero. Esse conhecimento sexual pode ser um processo, não pense em buscar uma resposta imediata, o autoconhecimento é muito importante nesse caminho.

Por fim, porque é importante se identificar em rótulo?

Psicóloga Natália Machado Psicólogo em Campinas