Como tirar a fralda de minha filha? pode ser psicológico?

Feita por >bruna · 15 jul 2022 Psicologia infantil

olá a minha filha tem 2 anos 2 meses estou tentando tira ela da fraldas,quando ela tinha 2 anos ela fez coco no pinico e depois ela ficou com medo,já comprei um acento da personagem que ela gosta para coloca na bacia ela só senta mais nao faz nada e faz tudo no chão ela fica pelada em casa mais ela não faz no banheiro e nem no pinico não sei oq eu faço.e qundo ela esta de fralda ela avisa - olha e fala mamãe coco ou xixi mais quando pergunto pra ela se ela quer ir no banheiro ela já fez na fralda.O que fazer neste caso?

A melhor resposta 19 JUL 2022

Olá Anonima00 ;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação.
A maternidade realmente é um momento desafiador e de grandes mudanças e enfrentamentos na vida de uma mulher.

Costumo dizer que somos ensinadas a muitas funções na vida: a andar, falar, uma profissão, cozinhar, cuidar da casa... Entretanto, não somos ensinados a ser mãe e pai. E isso é um tanto quanto desafiador para nós. Somos solicitadas a orientar e assegurar outra vida. As vezes pode ser assustador.

Nesse momento do desenvolvimento infantil a criança ainda está imatura para corresponder a tantas demandas que nós, enquanto adultos, já temos um entendimento. É muito importante que nessa fase de desfralde a criança se sinta segura e siga o seu próprio tempo (o que para nós adultos pode ser trabalhoso esperar e aceitar). O desfralde ocorre em teoria entre 2/5 anos de idade, cada criança a seu modo e em seu tempo.

Sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Um aconselhamento parental pode te auxiliar nesse processo, além de fortalecer suas habilidades pessoais, sua autoestima, seu autoconhecimento. O que fatalmente irá fortalecer e amadurecer suas relações, consigo mesmo e com as outras pessoas, e ainda facilitar todo esse processo de maternidade que é grandiosamente desafiador na vida de uma mulher. Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

18 JUL 2022

Ola Bruna .
Percebo que vc tem estado ansiosa qto ao desenvolvimento de sua filha.
Cada criança tem o seu tempo ,é muito importante respeitar esta fase , com 2 anos ela ainda esta imatura para corresponder esta sua expectativa, tenha mais paciência com vc mesma e com ela , ir mostrando e conversando é importante mas sem forçar ou demonstrar decepção por ela nao estar ainda pronta para mais esta fase da vida dela .
Uma orientação parental iria te ajudar muito neste momento.

Att.
Silvia Martins

Silvia Maria Martins Psicólogo em Londrina

3 respostas

18 JUL 2022

Olá Bruna! Para que o desfralde aconteça a criança precisa ter uma série de pré-requisitos. É um momento de muita tensão e que gera muita ansiedade para a criança, por isso é importante começar por etapas como tirar a fralda e a cada 20 minutos levar ao banheiro para fazer xixi, depois que ela estiver bem familiarizada passar para uma próxima dificuldade.
Quanto ao medo do vaso ou pinico você pode ir fazendo aproximações, quando você for fazer xixi convidá-la para ir junto ao banheiro ou deixá-la brincar um pouco com o assento redutor e ir levando aos poucos para o banheiro. Tudo com muito tempo e paciência.
Espero tê-la ajudado.
Elaine

Elaine Spinassé Psicóloga Psicólogo em Vila Velha

20 respostas

16 JUL 2022

Olá Bruna! Obrigado por perguntar. Em termos gerais, essa situação se resolve, até com certa facilidade, temperada pelo afeto, orientação, conversa, bom humor e modelo. Pode existir algum componente da história dela, em relação a essa temática, que esteja representando alguma dificuldade. Para abreviar, caso entenda adequado, estou a disposição para conhecer especificidades e pensar junto com você, melhores formas de adequar as coisas com as especificidades do caso.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional