Como saber se estou dependendo emocionalmente de uma pessoa?

Feita por >Não TENHO · 30 ago 2021 Dependência emocional

Por esses dias tivemos alguns desentendimentos e não temos nos visto com muito frequência, estou percebendo que algo está mudando. E por causa disso, percebi que estou me alimentando mal, fico desanimada quado não estou conversando com ele e sem foco para fazer pequenas tarefas. Quero saber se, isso que está acontecendo comigo, é apenas um efeito da paixão, ou se já é dependência emocional...

A melhor resposta 6 SET 2021

Olá.
Um dependente emocional costuma querer controlar os passos do outro, saber onde está, o que está fazendo, tem crises quando não está com o ser amado, e estes comportamentos acontecem com qualquer parceiro(a). Porém se está apenas triste com a relação e pensativa, pode ser apenas um momento delicado de seu relacionamento.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 AGO 2021

Olá Não tenho! Grato por perguntar. Contexto mais aprofundado permitirá resposta mais específica e consistente. Os dados apresentados, em termos gerais, permitem reflexões válidas para todos.
O grande namorado de cada pessoa, precisar ser ela mesma!
Uma pessoa vivendo com alegria, dedicação esfoço por realizar suas metas e objetivos éticos, significativos para si, integrados à soceidade, saudáveis, estará sendo espontânea, original, logo será altamente interessante e atraente.
Paixões são cegas, são desiguais, válidas para momentos, mas raramente somam em condições de igualdade, de forma que seja uma soma consistente e duradoura.
O que você está chamando de dependência emocional, parece ter outro nome mais adequado: falta de construção de caminhos próprios que contenham, possivelmente, namoro, mas não se resumam a olhar para o namoro ao outro.
Será importante você resgatar tua originalidade, teus pontenciais, teus planos, organizar rotina de vida, que tenha definição prioritária de si para si, acima de definição para o outro.
A assessoria científica de um psicólogo te ajudará muito a retemperar teu centro, a partir de tuas expectativas, vivências e realizações.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos cientistas, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.